Resolução de problemas e o ensino de sistemas de equações de primeiro grau: um diálogo com professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v5i4.13639

Palavras-chave:

Álgebra, Ensino de Matemática, Educação, Resolução de problemas

Resumo

O objetivo do artigo foi responder à seguinte questão: Qual o conhecimento de professores de matemática sobre a resolução de problemas no ensino de sistemas de equações do primeiro grau em sala de aula? Realizamos entrevistas semiestruturadas com sete professores de escolas públicas, individualmente e gravadas em áudio. De caráter descritivo e de natureza qualitativa, a análise das transcrições das falas deu-se pela Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram que três professores apresentaram entendimento adequado sobre problema e sobre como resolver um problema, de modo que suas aulas se baseiam no ensino via resolução de problemas. Por outro lado, quatro professores não apresentaram entendimentos adequados, focando apenas nas características de exercícios, de modo que suas aulas não seguiam o ensinar via resolução de problemas. Concluímos que é necessário o envolvimento desses professores em formação continuada para (re)construírem seus conhecimentos sobre como abordar a resolução de problemas em sala de aula.

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Biografia do Autor

João Alessandro da Luz, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando do Programa PCM - Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá-Pr - UEM (2019). Mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá-Pr - UEM (2016). Especialista em Gestão, Supervisão e Orientação Escolar pela Faculdade Padre João Bagozzi de Curitiba-Pr (2004). Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão (2003). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática. Desenvolve pesquisas sobre o ensino da Matemática via Resolução de Problemas. Atualmente, é professor de Matemática concursado (QPM) no Ensino Básico na Secretária de Educação do Estado do Paraná (Seed).

Wilian Barbosa Travassos, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Mestre em Educação para Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Graduado em Licenciatura Plena de Matemática pela Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão. Realiza pesquisas na área de Educação Matemática, especificamente no campo da álgebra, com ênfase na teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Membro do Grupo de Estudos em Resolução de Problemas na Educação Matemática (GERPEM).

Marcelo Carlos de Proença, Universidade Estadual de Maringá

Licenciado em Matemática (2005), mestre (2008) e doutor (2012) pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP, campus de Bauru-SP. Professor Associado do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM da UEM. Membro do Comitê Gestor de Formação Inicial e Continuada de professores da Educação Básica, da UEM. É líder do  Grupo de Estudos em Resolução de Problemas na Educação Matemática (GERPEM) . Atua na área de Educação Matemática, abordando os seguintes temas: resolução de problemas (ensino e aprendizagem), Formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática, formação de conceitos geométricos.

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

Luz, J. A. da, Travassos, W. B., & Proença, M. C. de. (2022). Resolução de problemas e o ensino de sistemas de equações de primeiro grau: um diálogo com professores. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 5(4), 48–73. https://doi.org/10.30612/tangram.v5i4.13639

Edição

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Artigos