O uso de jogos matemáticos no trabalho com o cálculo mental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v3i3.12264

Palavras-chave:

Cálculo Mental. Jogos matemáticos. Ensino de Matemática.

Resumo

O cálculo mental consiste em diferentes estratégias que visamàobtenção de resultados por meio de métodos mais simples de resolução, tendo  comoauxílioo cálculo escrito. Uma das possibilidades para desenvolvê-lo é a utilização dos jogos  matemáticos, pois eles propiciam a observaçãoeo trabalho individual e coletivo. Neste artigo, buscou-seinvestigar como estudantes dos anos finais do ensino fundamental utilizam o cálculo mental no trabalho com jogos  matemáticos. Para tal,procedeu-se auma pesquisa com um grupo de 16 alunos de uma escola da rede estadual de ensino localizada no município de Castelo, Espírito Santo. Fundamentou-seteoricamente em Parra (1996), Carvalho (2011), Lorenzato (2012), Kishimoto (2017), entre outros. As atividadesrealizadas permitiram concluir que,durante a aplicação dos jogos, os alunos tiveram maior comprometimento em realizar as tarefas. Identificou-seousodos algoritmos da adição da multiplicação como principais estratégias de cálculo mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Henrique Gualandi, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Possui Habilitação profissional em Magistério pela Escola de 2º Grau Dr "Rage Miguel, graduação em Licenciatura em Matemática pela FAFILE/UEMG - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Carangola/ Universidade do Estado de Minas Gerais, especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras - UFLA , especialização em Metodologia do Ensino da Matemática, pela AVM-Faculdades Integradas - RJ, Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela PUC-MG e Doutorado em Educação Matemática pela PUC-SP . Atualmente é professor do Ifes - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cachoeiro de Itapemirim . Professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES - campus de Alegre. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Fundamentos de Matemática, Ensino de Geometria ,e Ensino de Álgebra. Membro do grupo de pesquisa GPEA- Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica - PUC/SP e vice líder do grupo Matemática e Educação - Ifes, possuindo experiência em Formação Inicial e Continuada para Professores que Ensinam Matemática.

Pollyana dos Santos, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo e leciona no curso de Licenciatura em Matemática do Ifes Campus Cachoeiro de Itapemirim e no curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacional (ProfEPT), Pólo Vitória. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: juventude, medidas socioeducativas, políticas públicas de juventude, educação em espaços de privação de liberdade, formação de professores.

Referências

Brasil.(2017). Ministério da Educação.Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, DF.

Brasil. (1997). Secretarias de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais–(PCN): Matemática. Brasília: MEC/SEF.

Carvalho, Renata. (2011). Calcular de cabeça ou com a cabeça?22º Seminário deInvestigação em Educação Matemática. Recuperado em 04 de outubro, 2018, de http://www.apm.pt/files/_Conf01_4e7132d6a08f8.pdf

Fiorentini, Dario & Miorim, Maria Ângela. (1990). Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no Ensino da Matemática. SBEM-SP. Recuperado em 06 de outubro, 2018, de http://www.pucrs.br/ciencias/viali/tic_literatura/jogos/Fiorentini_Miorin.pdf

Lorenzato, Sergio. (2012) Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In:(org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores associados,p.3-37.

Kishimoto, T. M. (2017). Jogo, brinquedo e brincadeira. In: KISHIMOTO, T. M. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez. cap. 1.Disponível em: https://play.goole.com/books/reader?id=On02DwAAQBAJ&pg=GBS.PT2.w.0.0.0.3. Acesso em: 02 nov. 2018.

Moura, Pula Cristina & Viamonte, Ana Júlia. (2005). Jogos Matemáticos como recurso ditáctico. Lisboa: APM.

Parra, Cecilia. (1996). Cálculo mental na escola primária. In: PARRA, Cecilia. etal. Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas,186-235.

Ponte, João Pedro da. (2006). Estudos de caso em educação matemática. Lisboa.

Santos, Rejane Costa dos & Gualandi, Jorge Henrique. (2016). Laboratório de Ensino de Matemática: O uso de materiais manipuláveis na formação continuada dos professores. In: XII ENEM –Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo. Anais do XII ENEM,1-12.

Sedu. Programa Bolsa Estágio.Recuperado em 16 de novembro, 2019, de https://sedu.es.gov.br/programa-bolsa-estagio.

Smole, Kátia Stocco; Diniz, Maria Ignez & Milani, Estela.(2007).Cadernos do Mathema: jogos de matemática de 6º a 9º ano. Porto Alegre: Artmed.

Stein, Mary Kay & Smith, Margaret Schan. (2009). Tarefas matemáticas como quadro para a reflexão. Revista Educação e Matemática. Lisboa, 105, p. 22-28.

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

Silva, F. B. da, Gualandi, J. H., & Santos, P. dos. (2020). O uso de jogos matemáticos no trabalho com o cálculo mental. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 3(3), 60–84. https://doi.org/10.30612/tangram.v3i3.12264

Edição

Seção

Artigos