O Erro no Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática:

análises e potencialidades no Conjunto dos Números Inteiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v5i1.12214

Palavras-chave:

Educação Matemática. Erro. Números Negativos.

Resumo

É comum observar na cultura escolar uma abordagem de exclusão do erro do aluno, demonstrando apenas a sua incapacidade em aprender determinado conteúdo. Esta pesquisa foi desenvolvida sob a perspectiva de um estudo de caso visando a compreender a relação entre os erros cometidos pelos alunos e a potencialidade desses erros para uma aprendizagem significativa. O objetivo deste trabalho é, inicialmente, fazer uma reflexão do erro no âmbito escolar, traçando um paralelo com a aprendizagem significativa da matemática para o aluno. Posteriormente, os erros dos estudantes em relação aos tópicos inicias do ensino dos números inteiros negativos serão analisados, visando a aproveitar essas concepções “errôneas” dos educandos no processo de ensino e aprendizagem dessa temática. Os resultados mostram importantes caminhos e considerações que podem, tanto para pesquisadores quanto para professores, aprofundar discussões acerca dessa tendência em Educação Matemática.

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Biografia do Autor

Daniel Fernandes da Silva, Universidade de São Paulo (Doutorando) Instituto Federal Farroupilha (Docente)

Licenciado em Matemática pela Universidade de Taubaté (2006). Especialista em Matemática pela Universidade Federal de São João del Rei (2014). Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (2017). Atualmente é doutorando em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Professor titular no Instituto Federal Farroupilha, campus de São Borja - RS. Tem experiência na área de Matemática atuando na Educação Básica e Superior. Foi professor supervisor do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) atuando com alunos de licenciatura numa escola pública na cidade de Taubaté-SP.

Estaner Claro Romão, Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Fluídos e Transferência de Calor e Massa, atuando principalmente na área de Princípios Variacionais e Métodos Numéricas para Fenômenos dos Transportes.

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Publicado

2022-03-30

Como Citar

Silva, D. F. da, & Romão, E. C. (2022). O Erro no Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática: : análises e potencialidades no Conjunto dos Números Inteiros. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 5(1), 160–187. https://doi.org/10.30612/tangram.v5i1.12214

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