Aplicações das formas geométricas na escola da rede pública de ensino médio do município de Quixeramobim – CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v3i1.10079

Palavras-chave:

Formas Geométricas. Matemática. Ensino.

Resumo

A utilização de aplicações de formas geométricas para os adolescentes no processo de ensino. O presente trabalho tem como objetivo elucidar as aplicações das formas geométricas na disciplina de matemática no ensino médio. Inicialmente elenca-se as bases teóricas da geometria na matemática, suas funções e conceitos; relata-se formas geométricas como instrumento de aprendizagem; e por fim descreve-se o papel do educador no ensino de matemática em uma escola pública em tempo integral. A metodologia utilizada possui como base uma pesquisa bibliográfica com pesquisa em livros, revistas, periódicos, sites e pesquisa de campo, que relatam a importância do raciocínio lógico matemático. A problemática diz respeito a forma de utilização das formas geométricas como instrumento auxiliar pedagógico nas anos iniciais do ensino médio. A justificativa está pautada na disciplina de matemática como elemento fundamental para a percepção de teorias e práticas que vem sendo desenvolvidas e utilizadas no contexto da atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Vitor da Silva Santiago, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Tecnólogo em Alimentos-CENTEC (2015), Licenciado em Matemática-IFCE (2016), Licenciatura em Filosofia-FAERPI (2015), Especialista em Nutrição Clínica e Esportiva-UNIQ (2015), Especialização em Docência do Ensino Superior-UNOPAR (2016), Graduando em Engenharia Civil - Faculdade Maurício de Nassau (2017), Especialização no Ensino de Matemática-ISEIB (2017), Especialização em EPCT-IFCE (2019) Mestrado Profissional em Ciências e Matemática-UFC (2019). Atualmente é professor de Matemática - SEDUC CE. Tem experiência na área de Geoprocessamento, Topografia, Cartografia com ênfase em Agrimensura, Web Designer, AutoCad 3D. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Processos Construtivos, Topografia, Projeto Arquitetônico e Desenho Técnico, Cálculo e Geometria. Tem experiência na área de Engenharia em Alimentos, com ênfase na Tecnologia de Alimentos e Bioquímica dos Alimentos. Trabalhou como professor PIBID/IFCE - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na área de Matemática (Geometria e Cálculo).

Francisco Régis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1998), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Matemática Pura pela Universidade Federal do Ceará (2001) e mestrado em Educação, com ênfase em Educação Matemática, pela Universidade Federal do Ceará (2002). Doutorado com ênfase no ensino de Matemática (UFC - 2011). Atualmente é professor do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará / CE - 40h/a com DE, do curso de Licenciatura em Matemática. Tem experiência na área de Matemática e atuando principalmente nos seguintes temas: Didática da matemática, História da Matemática, Análise Real, Filosofia da Matemática e Tecnologias aplicadas ao ensino de matemática para o nível superior. Com pesquisa voltada ao ensino de Cálculo I, II, III, Análise Complexa, EDO, Teoria dos Números. E na Universidade Aberta do Brasil, com o ensino a distância de Matemática. Desenvolve pesquisa direcionada para o ensino do Cálculo a Várias Variáveis e sua transição interna. Atua também no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) - UFC. Revisor e parecerista ad hoc dos seguintes periódicos: Vydya Educação, Sinergia - IFSP, Rencima - Revista de Ensino de Ciências e Matemática, Revista do Instituto Geogebra de São Paulo, Tear - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Boletim Online de Educação Matemática - BoEM e revista REMAT: Revista Eletrônica da Matemática. Comitê editorial do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM) e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PGECM/IFCE (acadêmico). Membro do Consenho Científico da revista ForSCience - IFMG. Avaliador da EURASIA Journal of Mathematics, Science and Technology Education.

Referências

Aranha, M. L. A.(2006) História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. 3ª ed. São Paulo: Moderna..

Borin, J.(1996) Jogos e Resolução de Problemas: Uma estratégia para as aulas de matemática. 2ª ed. São Paulo: IME-SP.

Brasil. (1997)Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF.

D’ambrosio, U. (1996) 1932 – Educação matemática: Da teoria à prática ⁄ Ubiratan D’Ambrosio. – Campinas, SP: Papirus, (Coleção Perspectivas em Educação Matemática).

Furlanetto, F. R. (2013) O movimento de mudança de sentido pessoal na formação inicial do professor. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo.

Grando, R. C.(2004) O jogo e a matemática no contexto da sala de aula. (Coleção Pedagogia e Educação: 2004). São Paulo: Editora Paulus.

Moura, M. O. (1991) A construção do signo numérico em situação de ensino. São Paulo: USP.

Ramos, S. L. V. (2014)Jogos e brinquedos na escola: Orientação psicopedagógica. Editora Respel, p.192.

Ribeiro, F. D. (2009) Jogos e Modelagem na Educação Matemática. Saraiva. São Paulo.

Soares, E. S. (2010) Ensinar Matemática: desafios e possibilidades. Belo Horizonte: Dimensão.

Tahan, M. (1968) O homem que calculava. Rio de Janeiro: Record.

Downloads

Publicado

2020-03-30

Como Citar

Santiago, P. V. da S., & Alves, F. R. V. (2020). Aplicações das formas geométricas na escola da rede pública de ensino médio do município de Quixeramobim – CE. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 3(1), 112–131. https://doi.org/10.30612/tangram.v3i1.10079

Edição

Seção

Experiências pedagógicas