Apresentação - Dossiê Territórios/territorialidades das populações do campo, das águas e das florestas: avanços e desafios na constituição de práxis contra-hegemônicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/riet.v1i1.13323

Palavras-chave:

Apresentação.

Resumo

A educação, como fenômeno sócio-político-cultural, por excelência, é tema que atravessa este Dossiê e se evidencia, imprescindivelmente, na relação territórios-sujeitos. O território é, também, lócus, da materialização da educação desses sujeitos, pelo contrário, não há como se constituir a Educação do Campo, das Águas e das Florestas. A conquista e a resistência nos territórios é que possibilitam a criação e a reprodução da Educação. Estes territórios/territorialidades fazem parte da diversidade específica que forma o campo, as águas e as florestas, mas que, necessariamente, se articula com a totalidade das relações socioterritoriais (a luta de classes no capitalismo globalizado). Na perspectiva dialética, neste processo de relações multiescalares (local/global) é que os territórios/territorialidades se formam. Consideramos o lançamento dessa edição relevante, não somente pela função de sistematizar e difundir importantes referências acadêmicas sobre a temática do Dossiê -“Territórios/Territorialidades das Populações do Campo, das Águas e das Florestas: Avanços e Desafios na Constituição de Práxis Contra-Hegemônicas”- mas, sobretudo, porque ocorre em um trágico momento histórico de perda de direitos territoriais; de redução das oportunidades políticas; de esvaziamento cotidiano do significado da democracia; da amplifi cação e avanço da necropolítica levada a cabo pelo governo vigente em conluio com o capitalismo neoliberal; de ataque aos territórios e modos de vida que resistem a subordinação e/ou integração às verticalidades das lógicas hegemônicas do capitalismo globalizado; de transformação dos sujeitos populares organizados no campo, nas águas e nas fl orestas em possíveis terroristas; de instauração de um modelo único de desenvolvimento agrário/agrícola que condena a diversidade sócio-política-cultural-ambiental dos sujeitos/classes/grupos socioterritoriais do campo, das águas e das florestas, condenando-os a processos de pauperização e/ ou desterritorialização, por meio da imposição de uma razão hegemônica predatória respaldados por um suposto “Estado democrático de direito”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Simão Camacho, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Docente do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUC) e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Territorialidades (PPGET) e em Geografi a (PPGG) na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, MS; e em Geografi a (PPGG) na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Três Lagoas, MS.

José Sobreiro Filho, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Docente no curso de Geografi a e no Programa de Pós-Graduação em Geografi a (PPGG) na Universidade Federal do Pará (UFPA) e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe (TerritoriAL) da Universidade Estadual Paulista (UNESP); Vice coordenador da Rede DATALUTA.

Downloads

Publicado

2020-12-15

Como Citar

Camacho, R. S., & Sobreiro Filho, J. (2020). Apresentação - Dossiê Territórios/territorialidades das populações do campo, das águas e das florestas: avanços e desafios na constituição de práxis contra-hegemônicas. Revista Interdisciplinar Em Educação E Territorialidade – RIET, 1(1), 7–15. https://doi.org/10.30612/riet.v1i1.13323

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.