A cibercultura e o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) por lideranças indígenas como ferramentas de reconhecimento da identidade cultural: outros territórios e espaços de resistência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/riet.v1i1.12958

Palavras-chave:

Povos indígenas. Identidade. Cibercultura.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre o uso das TIC, especialmente das redes sociais, por lideranças indígenas como ferramentas para o reconhecimento da identidade cultural. Nos processos interculturais, as TIC revelam-se como importantes ferramentas, que veem fortalecer as relações educacionais, políticas, sociais e culturais no âmbito das comunidades indígenas, com potencial de ir além desse contexto, embora muitos ainda não tenham acesso na atual sociedade brasileira, principalmente as minorias étnicas, pois muitas aldeias estão localizadas em cidades distantes e geralmente sem acesso à Internet. A partir do estudo, leitura e trabalho de campo sobre a relação do tema aqui proposto, que envolve as TIC, interculturalidade e identidade dos povos indígenas, surgiram as seguintes questões: como as TIC são utilizadas pelas lideranças indígenas visando o reconhecimento da cultura dos povos originários? Quais as ferramentas ou plataformas utilizadas por eles para este reconhecimento de sua identidade étnica? Qual o papel das TIC no trabalho desenvolvido por estes indígenas? Para desenvolvimento da investigação, concentramos o embasamento teórico, principalmente nas leituras dos seguintes pensadores: Hall (2005), Freire (1979/1983), Fleuri (2005), Levy (1999) e Castells (1999). A metodologia adotada foi a pesquisa etnográfica, pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa. Realizou-se ainda uma entrevista com um jovem estudante indígena, liderança da comunidade Pitaguary. Os resultados e conclusões nos levam a refletir sobre a interculturalidade com dados positivos, pois os indígenas se apropriam e utilizam conhecimentos das TIC para reconhecimento da sua própria cultura, suas origens, sua história e herança nativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Veirislene Lavor Sousa, Universidade de Salamanca (USAL)

Doutoranda do Curso de Ciências Sociais da Universidade de Salamanca - USAL/Espanha, possui graduação em CIÊNCIAS SOCIAIS pela Universidade de Fortaleza (2003), Pós-graduação (especialização) em Organização e Gestão de Instituições do Ensino Superior, Especialização no Ensino da Sociologia pela FFB (2007) e Mestrado em Gestão de Sistemas de e-Learning pela Universidade Nova de Lisboa - PT. Tem experiência em docência, gestão e tutoria em cursos online, com exercício desde o ano de 2007 até o momento atual, desenvolvidos através das Universidades UNB, UFC e UECE, além de trabalhos como Professora Pesquisadora I dos cursos de Especialização em Gestão Pública e de Graduação em Gestão Pública da Universidade Estadual do Ceará/ UAB, Professora Orientadora do Curso de Graduação em Administração, com foco em Gestão Pública da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB e Professora dos Cursos de Graduação e Pós-graduação do Instituto de Formação Superior do Ceará - IFESC e da ISEFOR/Universidade Anne Sulivan. Exerceu cargos de ouvidora, articuladora da Coordenadoria de Desenvolvimento do Esporte (CODESP) e orientadora da Célula Assessoria Técnica na Secretaria do Esporte do Estado do Ceará - SESPORTE-Ce e de Assessora Técnica na Secretaria do Planejamento do Estado do Ceará, SEPLAG/FECOP . Atualmente é professora mestra do Governo do Estado do Ceará/SEDUC.  

Referências

AIRES, Max Maranhão Piorky et all (2009). Escolas Indígenas e Políticas Interculturais no Nordeste Brasileiro. Fortaleza: EdUECE.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988.

BRASIL. Convenção no 169 da Organização Internacional do Trabalho - OIT sobre Povos Indígenas e Tribais, 2004.

BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.

CARMO, Hermano. Ferreira, Manuela, M. Lisboa: Universidade Aberta, 2008.

CASTELLS, Manuel. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

FLEURI, Reinaldo Matias (2005). Palestra Proferida no V Colóquio Internacional Paulo Freire-2005. www.paulofreire.org.br/Textos/ fleuri_2005_recife_resumo_e_texto_completo.pdf

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: História da violência nas prisões. São Paulo: Ática, 2002.

FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, H. & RABINOW, P.: Michel Foucault – uma trajetória filosófica. RJ: Forense Universitária, 1995.

FREHSE, Fraya. Ô da rua. O transeunte e o advento da modernidade em São Paulo. São Paulo: Edusp, 2011.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 17.ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983.

HALL, Stuart. A identidade Cultural da pós-modernidade. DP&A Editora, 2005.

MAGNANI, José Guilherme Cantor. A etnografia como prática e experiência. Horizontes antropológicos. Vol.15, N.32, Porto Alegre, jul./dez. 2009.

MUNDURUKU, Daniel. O caráter educativo do movimento indígena brasileiro. São Paulo: Paulinas, 2012.

Downloads

Publicado

2020-12-15

Como Citar

Sousa, M. V. L. (2020). A cibercultura e o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) por lideranças indígenas como ferramentas de reconhecimento da identidade cultural: outros territórios e espaços de resistência. Revista Interdisciplinar Em Educação E Territorialidade – RIET, 1(1), 189–205. https://doi.org/10.30612/riet.v1i1.12958

Edição

Seção

Dossiê 1- Territórios/Territorialidades das Populações do Campo, das Águas e das Florestas: Avanços e Desafios