Entrevista: Educação do Campo e a produção de conhecimento: avanços, conquistas e desafios com Mônica Castagna Molina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/riet.v1i1.13322

Palavras-chave:

Entrevista.

Resumo

Ao historicizar a gênese da Educação do Campo e a relação da produção de conhecimento juntamente com os sujeitos do campo, Mônica Molina aponta para a realização do I ENERA, que ocorreu em 1997, e para a I Conferência Nacional da Educação do Campo, em 1998, em que ficou evidente a ativa participação “dos sujeitos da Reforma Agrária, dos acampados e dos assentados”. Desde esse período, há muitas conquistas efetivadas pela Educação do Campo, dentre as quais ela destaca: as Licenciaturas em Educação do Campo, a efetivação de marcos legais que legitimam a especificidade da Educação do Campo e a organicidade da Educação do Campo e sua relação com os movimentos sociais. Contudo, há retrocessos em curso, aos quais nossa entrevistada assertivamente aponta como preocupantes e que dizem respeito às mudanças dos marcos legais da educação brasileira – com a efetivação da BNCC -, a tentativa de desmobilização do patrimônio político-pedagógico que foi acumulado pela Educação do Campo e o fechamento das escolas do campo nos municípios brasileiros. São sobre esses aspectos da Educação do Campo – avanços, conquistas e desafios – que a pesquisadora Mônica Molina nos leva a refletir.

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

Maciel, J. M. B. de M., & Camacho, R. S. (2020). Entrevista: Educação do Campo e a produção de conhecimento: avanços, conquistas e desafios com Mônica Castagna Molina. Revista Interdisciplinar Em Educação E Territorialidade – RIET, 1(1), 270–280. https://doi.org/10.30612/riet.v1i1.13322