Pesquisa de Campo em Território Tradicional na Fronteira Brasil/Paraguai

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/riet.v1i1.13173

Palavras-chave:

Trabalho de campo. Povos tradicionais. Região fronteiriça.

Resumo

Este texto traz um relato de experiência e refl exão acerca da importância do trabalho de campo na região fronteiriça envolvendo territórios tradicionais. O objetivo é descrever as vivências e experiências adquiridas no trabalho de campo no território tradicional kaiowá, na fronteira Brasil/Paraguai. Mesmo diante das difi culdades encontradas no Oguata, utilizando a terminologia guarani sobre o signifi cado de caminhada, essa experiência foi muito rica, proporcionando momentos de refl exão, questionamentos e até mesmo indignação diante do panorama que se verifi ca a partir da convivência com a população Kaiowá - Paĩ Tavyterã, pois as difi culdades que já enfrentaram, e ainda enfrentam, para viver no território tradicional ainda persistem e estão longe de terminar. A base metodológica é própria dos estudos antropológicos, com interface no direito dos povos tradicionais e, além da pesquisa bibliográfi ca, manteve-se a preferência pelo trabalho de campo. O estudo permite concluir que o trabalho de campo e o envolvimento do pesquisador acadêmico com apoio do professor orientador favorecem a formação e consolidação do nível de excelência nos resultados alcançados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Lúcia Cavararo Rodrigues, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC)

Mestra em Antropologia Social pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Especialista em Antropologia História dos Povos Indígenas pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI/MEC : Campo Grande, Mato Grosso do Sul, BR

Antonio Hilario Aguilera Urquiza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Professor Adjunto de Antropologia no Curso de Ciências Sociais da UFMS;

DCH-CCHS/UFMS

Referências

BARTH, Fredrik. O guru, o iniciador e outras variações antropológicas. Tradução de John Cunha Comerford. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2000.

BRAND, Antonio Jacó. O impacto da perda da terra sobre a tradição Kaiowa/Guarani: os difíceis caminhos da Palavra. Tese (Doutorado em História) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 1997.

BOAS, Franz. Antropologia cultural. Trad. Celso Castro – 4. Ed. – Rio de Janeiro: Zahar Ed. 2004.

CAVALCANTE, Thiago Leandro Vieira. Os Guarani Transfronteiriços: A Realidade de quem existesem existir, 2014. Disponível em: http://historiaehistoria.com.br/materia.cfm?tb=artigos&id=264. Acesso em 15/10/2016.

CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. O trabalho do antropólogo. 2º edição. Editora UNESP: SP, 2006.

COLMAN, Rosa Sebastiana. Guarani Retã e Mobilidade Espacial Guarani: belas caminhadas e processos de expulsão no território Guarani. Tese (Doutorado em Demografia) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP. 2015.

CRESPE, Aline Castilho Lutti. Mobilidade e temporalidade Kaiowá: do tekoha à reserva, do tekoharã ao tekoha. Tese (Doutorado em História) Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados/MS. 2015.

DaMATTA, R. Relativizando: uma introdução à antropologia social. Petrópolis: Vozes, 1984.

EMGC, Equipe Mapa Guarani Continental. Caderno Mapa Guarani Continental: povos Guarani na Argentina, Bolívia, Brasil e Paraguai. Campo Grande, MS. CIMI, 2016.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

LITTLE, Paul E. Territórios sociais e povos tradicionais no Brasil: por uma antropologia da territorialidade. Brasília: UnB, 2002. Série Antropologia n° 322. 32p.

Disponível:http://periodicos.unb.br/ojs311/index.php/anuarioantropologico/article/view/6871. Acesso em: 05/10/2018.

LUCAS, Sônia Rocha. Crianças indígenas no acampamento Pakurity-MS: quem são, como vivem e como percebem a situação de moradias móveis. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados, MS, 2017.

MALINOWSKI, Bronislaw. Argonautas do Pacífico Ocidental: um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquipélagos da Nova Guiné Melanésia. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1984.

PEREIRA, Levi Marques. Parentesco e organização social Kaiowá. Dissertação (Mestrado em antropologia) - Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP. 1999.

Downloads

Publicado

2020-12-15

Como Citar

Rodrigues, A. L. C., & Urquiza, A. H. A. (2020). Pesquisa de Campo em Território Tradicional na Fronteira Brasil/Paraguai. Revista Interdisciplinar Em Educação E Territorialidade – RIET, 1(1), 258–269. https://doi.org/10.30612/riet.v1i1.13173