Extrativismo, territórios comunitários e violência em áreas de mineração em Moatize, Tete-Moçambique

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/riet.v1i1.12820

Palavras-chave:

Mineração. Vale Moçambique. Moatize.

Resumo

O texto procura analisar a expansão da mineração na vila de Moatize, em Tete. Constata-se, porém, que o processo de expansão da mineração na vila de Moatize se dá a partir de um movimento desigual e contraditório, na medida em que a territorialização da Vale, simbolizou apenas a expansão e reprodução das relações capitalistas de produção à escala global. Tal processo está a dar-se de forma rápida, violenta e turbulenta, de tal maneira que os sujeitos diretamente implicados, não têm tido condições necessárias para preverem o seu futuro por conta das incertezas geradas pela mineração. Em consequência disto, ocorreu uma territorialização precária dos sujeitos, sobretudo, quando foram reassentados em Cateme. O cercamento das populações que vivem nas proximidades da concessão da Vale, a violência, a banalização da condição humana, a degradação ambiental e a emergêcia de doenças respiratórias, no caso de Tuberculose decorrente da poluição do ar, estão entre alguns impactos negativos da expansão da mineração na vila de Moatize.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Atanásio Catsossa, Universidade Púnguè

Doutor em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/Brasil). Pesquisador associado do Grupo de Pesquisa Território e Ambiente (GTA)/Brasil

Referências

AGUIAR, Diana & PACHECO, Maria Emília (Orgs). A cooperação Sul-Sul dos povos do Brasil e de Moçambique. FASE/Brasil, Rio de Janeiro, 2016.

CASTEL-BRANCO, Carlos Nuno. Lógica histórica de acumulação primitiva de capital em Moçambique. In: BRITO, Luís de et al. (Orgs). Desafios para Moçambique 2017. Editor: IESE, p. 257-302, Maputo, 2017.

CUMBE, Inês Selça dos Santos & FILHO, Mário Valério. A produção do território em áreas de mineração: estudo de caso em Moatize-Moçambique. In: XVII ENANPUR, São Paulo, 2017.

CATSOSSA, Lucas Atanásio. Os efeitos dos reassentamentos populacionais resultantes da mineração sobre as condições básicas de sobrevivência: o caso de Cateme no distrito de Moatize/Tete. Monografia [Licenciatura em Geografia], UEM, Maputo, 2014.

CATSOSSA, Lucas Atanásio. Disputas territoriais entre o campesinato e o agronegócio no Corredor de Nacala em Moçambique. Tese [Doutorado em Geografia], UFGD, Dourados-MS, 2020.

CHIZENGA, Anselmo Panse. Mineração e conflito ambiental: disputas em terno da implantação do megaprojeto da Vale na bacia cabonifera de Moatize/Moçambique. Dissertação [Mestrado em Sociologia], UFRGS, Porto Alegre, 2016.

HARVEY, David. O novo imperialismo. Tradução: Adail Sabral & Maria Stela Gonçalves. 2ª edição; Editora: Loyola, São Paulo, 2004.

FABRINI, João Edmilson & ROSS, Djoni. Conflitos territoriais entre campesinato e agronegócio latifundiário. 1ª edição; Editora Outras Expressões, São Paulo, 2014.

FEIJÓ, João. Investimentos, assimetrias e movimentos de protestos na província de Tete. In: Observador Rural, documento de trabalho nº 44, OMR, Maputo, 2016.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Sobre a tipologia de territórios. In: SAQUET, Marcos Aurélio & SPOSITO, Eliseu SAVEIRO (Orgs). Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos. 2ª edição, Editora: Consequência, p. 195-214, RJ, 2015.

HUMAN RIGHTS WATCH. O que é uma casa sem comida? O Boom da Mineração de Carvão e o Reassentamento. EUA, 2013.

MAE. Perfil do distrito de Moatize, província de Tete. Maputo, 2014.

MATOS, Elmer Agostinho Carlos de. Desterritorialização e reterritorialização das comunidades atingidas pela exploração do carvçao mineral em Moatize-Moçambique. Tese [Doutorado em Geografia], UFRS, Porto Alegre, 2016.

MATOS, Elmer Agostinho Carlos de; MEDEIROS, Rosa Maria Viera. Exploração mineira em Moatize, no centro de Moçambique: que futuro para as comunidades locais. In: XXI Encontro Nacional de Geografia Agrária – Territórios em duspita: os desafios da geografia agrária nas contradições do desenvolvimento brasileiro. Uberlândia-MG, 15 a 19 de Outubro de 2012.

MOSCA, João. Agricultura familiar em Moçambique: ideologias e políticas. In: MOSCA, João (Coord). Setor familiar agrário e desenvolvimento em Moçambique. Escolar Editora, p. 51-98, Maputo, 2015.

MOSCA, João; SELEMANE, Tomás. El Dourado Tete: os mega-projetos de mineração. CIP, Maputo, 2011.

MOSCA, João; SELEMANE, Tomás. Mega-projetos no Meio Rural, Desenvolvimento Territorial e Pobreza: O caso de Tete. In: BRITO, Luís de et al. (Orgs). Desafios para Moçambique, IESE, Maputo, p. 232-255, Maputo, 2012.

O PAÍS. Disputa de recursos naturais culmina com uma morte. Disponível em http://opais.sapo.mz/index.php/sociedade/45-sociedade/45735-disputa-de-recursos-naturais-culmina-com-uma-morte.html. Acesso: 02 de Agosto de 2018.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Agricultura camponesa no Brasil. Editora Contexto, São Paulo, 1991.

RAIMUNDO, Inês Macamo. O ciclo vicioso de deslocamentos forçados e a formação de espaços incompletos em Moçambique. In: GEOUERJ – DOSSIÊ: Olhares geográficos sobre Moçambique; ISSN: 1981-9021, p. 1-26, RJ, 2020.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do Espaço Habitado. 6ª Edição, São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único a consciência universal. 23ª edição, Editora Record, Rio de Janeiro/São Paulo, 2013.

SAQUET, Marcos Aurélio. Abordagens e concepções de território. 4ª edição, Editora Outras Expressões, São Paulo, 2015.

SELEMANE, Tomás. Questões à volta da Mineração em Moçambique - Relatório de Monitoria das: Atividades Mineiras em Moma, Moatize, Manica e Sussundenga. CIP, Maputo, 2010.

SELEMANE, Tomás. Tete e Cateme: entre a impulsão do El Dourado e a contínua degradação das condições de vida dos reassentados. In: Observador Rural, documento de trabalho nº 45, OMR Maputo, 2016.

Downloads

Publicado

2020-12-15

Como Citar

Catsossa, L. A. (2020). Extrativismo, territórios comunitários e violência em áreas de mineração em Moatize, Tete-Moçambique. Revista Interdisciplinar Em Educação E Territorialidade – RIET, 1(1), 71–96. https://doi.org/10.30612/riet.v1i1.12820

Edição

Seção

Dossiê 1- Territórios/Territorialidades das Populações do Campo, das Águas e das Florestas: Avanços e Desafios