https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/riet/gateway/plugin/AnnouncementFeedGatewayPlugin/atom Revista Interdisciplinar em Educação e Territorialidade – RIET: Anúncios 2024-02-05T14:11:23+00:00 Open Journal Systems <p>A RIET – Revista Interdisciplinar em Educação e Territorialidade (ISSN - 2676-0355) é vinculada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação e Territorialidade da Faculdade Intercultural Indígena (FAIND) da Universidade Federal da Grande Dourados. Seu escopo analítico são as reflexões de processos sociais oriundos do contexto de intensa dinâmica socioterritorial das populações do campo, das águas e das florestas em suas múltiplas dimensões (econômica, política, cultural e ambiental), sob uma perspectiva teórico-metodológica, holística, interetnica/intercultural, dialética/dialógica, multiescalar, emancipatória/contra hegemônica. </p> https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/riet/announcement/view/328 NOVA CHAMADA - DOSSIÊ PRÁTICAS INCLUSIVAS EM DIFERENTES ESPAÇOS SOCIAIS DE ATENÇÃO A PESSOAS INDÍGENAS 2023-11-20T11:47:44+00:00 Revista Interdisciplinar em Educação e Territorialidade – RIET <p>CHAMADA PARA O DOSSIÊ:</p> <p><strong>PRÁTICAS INCLUSIVAS EM DIFERENTES ESPAÇOS SOCIAIS DE ATENÇÃO A PESSOAS INDÍGENAS</strong></p> <p><strong>Organizadores: Profª Drª Luciana Lopes Coelho e Prof. Dr. Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro</strong></p> <p><strong>Período de submissão: 20/11/2023 à 05/02/2024</strong></p> <p>Em tempos de ataques constantes as populações e comunidades indígenas, as pessoas com deficiências, transtornos do espectro autista e altas habilidades, que apresentam diferenças socioculturais e educacionais específicas e vivem nesses territórios e comunidades, são ainda mais atingidas por políticas e práticas que as excluem, anulam e invisibilizam suas diferenças e suas diversidades. Esta Sessão Especial tem por objetivo principal produzir e reunir saberes e fazeres sobre outras práticas, aquelas que estão na contramão de políticas colonizadoras e homogeneizadoras, que discutem a inclusão de pessoas indígenas em diferentes espaços sociais, tais como serviços educacionais e de saúde, projetos de ensino, pesquisa ou de extensão, que integram diferentes pessoas, línguas e manifestações culturais, que potencializam o surgimento de novas subjetividades, novos protagonismos e tantas novas maneiras de ser e fazer as relações interculturais. Serão bem-vindos artigos acadêmicos e/ou ensaios que analisem, reflitam ou descrevam, a partir de diversas perspectivas, os desafios, potencialidades e resistências no que concerne a inclusão social, diante das arbitrárias políticas oficiais de igualdade, empatia, identidade e de reconhecimento das diversidades em território vulneráveis. Destacamos estudos que contemplem as diferenças de corpos, cosmologias, gênero, espiritualidades, territórios, línguas e culturas no interior de comunidades indígenas.</p> <p>Serão selecionados artigos, ensaios críticos e livres que abordam a temática. Eles deverão ser enviados até 05 de fevereiro de 2024. Os textos a serem submetidos devem estar em conformidade com todas as normas da Revista Interdisciplinar Educação e Territorialidade, conforme template para artigos completos, disponibilizado no endereço eletrônico da revista.</p> 2023-11-20T11:47:44+00:00 https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/riet/announcement/view/297 PRORROGAÇÃO DE CHAMADA PARA DOSSIÊ (JUL/DEZ DE 2022) A RELAÇÃO ENTRE PESSOAS E SEUS AMBIENTES/TERRITÓRIOS EM SUAS MÚLTIPLAS DIMENSÕES 2022-10-18T21:47:26+00:00 Revista Interdisciplinar em Educação e Territorialidade – RIET <p><strong>Período de envio de trabalhos: até 15/11/22</strong></p> <p><strong>Previsão de publicação: dezembro/2022</strong></p> <p><strong> </strong><strong>Organizadores:</strong></p> <p>Dr. Roberto Lobo Munin (UFGD)</p> <p>robertomunin@ufgd.edu.br </p> <p>Dr. Joelson Moreno Brito de Moura (UFPE)</p> <p>bmoura.joelson@gmail.com</p> <p>A RIET está recebendo manuscritos para a composição de seu número 5, incluindo seções de artigos livres, resenhas, entrevistas e relatos de experiência/etnografias.</p> <p><strong>Proposta:</strong></p> <p>A interação entre as pessoas e seus ambientes/territórios tem provocado cada vez mais mudanças ambientais e impactado as sociedades humanas em suas diversas dimensões. Essa relação humano-natureza é dinâmica e complexa, sendo influenciada por diversos fatores sociais e biológicos. Nesse sentido, a etnobiologia é um campo científico que busca entender como essa relação multifacetada influencia o meio ambiente e, para isso, interage com muitas disciplinas, tanto das ciências naturais quanto das ciências humanas, utilizando diferentes abordagens e referenciais teóricos. Devido ao desafio e a importância em entender a relação pessoa-ambiente em suas múltiplas dimensões, a etnobiologia tem promovido cada vez mais a interdisciplinaridade e o diálogo com várias áreas do conhecimento.</p> <p>Dessa forma, esse dossiê tem por objetivo selecionar trabalhos que abordem as relações entre pessoas e seus ambientes/territórios de maneira ampla e holística, analisando como as pessoas entendem e modificam seus espaços ao longo do tempo. Essa relação é observada quando as pessoas utilizam e classificam os recursos naturais — como na classificação das paisagens —, transmitem conhecimentos por meio de símbolos ou quando conferem significado aos seus ambientes. Assim, são bem-vindos trabalhos que analisam a percepção ambiental das pessoas e os processos cognitivos envolvidos, bem como trabalhos relacionados a ecologia humana, conservação da natureza, agroecologia, ensino de ciências e outras disciplinas que abordem a relação pessoa-ambiente, educação ambiental, a questão ambiental na educação do campo e na educação escolar indígena, impactos socioambientais em territórios rurais, ecocrítica e suas ramificações, ecossocialismo e ecologia política.</p> <p>As Normas para elaboração de artigos para os Dossiês, e para as demais seções da revistas podem ser encontradas no site da revista: <a href="https://l.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fojs.ufgd.edu.br%2Findex.php%2Friet%2Fuser%3Ffbclid%3DIwAR2mUwHtCNqE36kkMeIs7TiJ2ldquzN-EsekLef7scBPD6VWspqY5bUtSHU&amp;h=AT0drp_1SZR_m9pTe7rUS9hApEfKOr5qzBVbw0yNH2VOz7SiYeT-6TzBCDZhibu92o7PCWAfcHd54vd8pvM_7ShM9TxMQYoCYhGg8YE04C9AZKfBaHQbG4Hyr_eZmoPSB_iuTdWkhz0u5Tl9s_3e&amp;__tn__=-UK-R&amp;c%5b0%5d=AT2Ke55GvtW0X7VK18-nJ8b8HZZfvLWmsudX3R12CifmMQcdvm8SfqBBwNV2RwQg331Swa6be1AjSEeCvogdjZ--k_6OZbtNORYGPA442d8F8wt3dF1A0-BQk3pOZOUEysCJtTQPc48fanrqvsSn2cPRf43zsg5h9wsIPKQ7ZB73Tg6P1eqjBqp52Zs8wQ">http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/riet/user</a></p> <p>Maiores informações: faind.riet@ufgd.edu.br</p> <p> </p> 2022-10-18T21:47:26+00:00 https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/riet/announcement/view/288 CHAMADAS ABERTAS PARA DOSSIÊS RIET- Revista Interdisciplinar em Educação e Territorialidade Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação e Territorialidade (UFGD). 2022-03-22T12:59:26+00:00 Revista Interdisciplinar em Educação e Territorialidade – RIET <p><strong>DOSSIÊ: A RELAÇÃO ENTRE PESSOAS E SEUS AMBIENTES/TERRITÓRIOS EM SUAS MÚLTIPLAS DIMENSÕES </strong></p> <p><strong>Período de envio de trabalhos: até 31/08/22</strong></p> <p><strong>Previsão de publicação: dezembro/2022</strong></p> <p><strong> </strong></p> <p><strong><u>Organizadores:</u></strong></p> <p>Dr. Roberto Lobo Munin (UFGD)</p> <p>robertomunin@ufgd.edu.br </p> <p>Dr. Joelson Moreno Brito de Moura (UFPE)</p> <p>bmoura.joelson@gmail.com</p> <p>A RIET está recebendo manuscritos para a composição de seu número 5, incluindo seções de artigos livres, resenhas, entrevistas e relatos de experiência/etnografias.</p> <p><strong><u>Proposta:</u></strong></p> <p>A interação entre as pessoas e seus ambientes/territórios tem provocado cada vez mais mudanças ambientais e impactado as sociedades humanas em suas diversas dimensões. Essa relação humano-natureza é dinâmica e complexa, sendo influenciada por diversos fatores sociais e biológicos. Nesse sentido, a etnobiologia é um campo científico que busca entender como essa relação multifacetada influencia o meio ambiente e, para isso, interage com muitas disciplinas, tanto das ciências naturais quanto das ciências humanas, utilizando diferentes abordagens e referenciais teóricos. Devido ao desafio e a importância em entender a relação pessoa-ambiente em suas múltiplas dimensões, a etnobiologia tem promovido cada vez mais a interdisciplinaridade e o diálogo com várias áreas do conhecimento.</p> <p>Dessa forma, esse dossiê tem por objetivo selecionar trabalhos que abordem as relações entre pessoas e seus ambientes/territórios de maneira ampla e holística, analisando como as pessoas entendem e modificam seus espaços ao longo do tempo. Essa relação é observada quando as pessoas utilizam e classificam os recursos naturais — como na classificação das paisagens —, transmitem conhecimentos por meio de símbolos ou quando conferem significado aos seus ambientes. Assim, são bem-vindos trabalhos que analisam a percepção ambiental das pessoas e os processos cognitivos envolvidos, bem como trabalhos relacionados a ecologia humana, conservação da natureza, agroecologia, ensino de ciências e outras disciplinas que abordem a relação pessoa-ambiente, educação ambiental, a questão ambiental na educação do campo e na educação escolar indígena, impactos socioambientais em territórios rurais, ecocrítica e suas ramificações, ecossocialismo e ecologia política.</p> <p>As Normas para elaboração de artigos para os Dossiês, e para as demais seções da revistas podem ser encontradas no site da revista: <a href="https://l.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fojs.ufgd.edu.br%2Findex.php%2Friet%2Fuser%3Ffbclid%3DIwAR2mUwHtCNqE36kkMeIs7TiJ2ldquzN-EsekLef7scBPD6VWspqY5bUtSHU&amp;h=AT0drp_1SZR_m9pTe7rUS9hApEfKOr5qzBVbw0yNH2VOz7SiYeT-6TzBCDZhibu92o7PCWAfcHd54vd8pvM_7ShM9TxMQYoCYhGg8YE04C9AZKfBaHQbG4Hyr_eZmoPSB_iuTdWkhz0u5Tl9s_3e&amp;__tn__=-UK-R&amp;c%5b0%5d=AT2Ke55GvtW0X7VK18-nJ8b8HZZfvLWmsudX3R12CifmMQcdvm8SfqBBwNV2RwQg331Swa6be1AjSEeCvogdjZ--k_6OZbtNORYGPA442d8F8wt3dF1A0-BQk3pOZOUEysCJtTQPc48fanrqvsSn2cPRf43zsg5h9wsIPKQ7ZB73Tg6P1eqjBqp52Zs8wQ">http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/riet/user</a></p> <p>Maiores informações: faind.riet@ufgd.edu.br</p> 2022-03-22T12:59:26+00:00