Terra e território na produção didática dos Tremembé: uma análise de conteúdo e discurso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/riet.v1i1.12819

Palavras-chave:

Terra. Território. Educação. Desenvolvimento. Saberes tradicionais.

Resumo

No presente artigo apresentamos um recorte de uma pesquisa de (MARTINS,2019) sobre um material didático produzido por estudantes indígenas da etnia Tremembé, que está localizada na região litorânea do nordeste Brasileiro no distrito de Almofala, no município de Itarema – Ceará.  Tal recorte foi realizado nos trabalhos de conclusão de curso do Programa de Magistério Indígena Tremembé Superior, Magistério Pé no Chão, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Ceará que culminou na publicação de 19 livros e um DVD, de autoria indígena em (FILHO et al, 2014). Foi observada a educação diferenciada, como uma ferramenta utilizada na busca pelo desenvolvimento local, com a formação de professores qualificados, responsáveis por propagar o ativismo indígena na conscientização do alunado, partimos, da ideia central de analisar os estudos realizados na produção dos trabalhos de conclusão de curso Indígena Tremembé Superior, no tocante a temática Terras e Território. Em posse desse material, utilizamos uma metodologia voltada para o Paradigma Indiciário de (GINZBURG,1989), e em seguida realizamos as análises de Conteúdo e Discurso de (BARDIN,2009) e (GREIMAS,1975) citado por (GREGOLIN,1995, p.15) e (MAZIÈRE,2017), observando a oralidade indígena e o processo de transcrição e registro da mesmas em sua produção de textos didáticos, em um processo de sobrevivência e manutenção da cultura indígena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Valério Martins, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

  • Doutor em Antropologia Instituto de Iberoamérica - Usal
  • Doutor em Educação Universidade de Burgos - Es

Ruan Rocha Mesquita, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduando em Sistemas e Mídias Digitais pela Universidade Federal do Ceará

Referências

AMANTE, M. Das fronteiras como espaço de construção e contestação identitária às questões da segurança. Etnográfica. São Paulo: Etnográfica, 2014.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70 LDA, 2009.

CANDAU, V. Direitos Humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. São Paulo: Revista Brasileira de Educação, 2008.

FILHO, J. M. F. (org.); ALVES, E.L.; FÉLIX, M.A. O lugar do Mangue na Cultura Tremembé. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará-UFC, 2014.

FILHO, J. M. F. (org.); DOS SANTOS, M.I.; MATIAS, M.M.; FÉLIX,R.J. Luta e Resistência dos Tremembé da Região da Mata pelo seu Território. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2014.

FILHO, J. M. F. (org.); DOS SANTOS, S.O.; SIQUEIRA, R.C. Aldeamento Tremembé de Almofala: o Espaço do Mangue Alto Ontem e Hoje. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2014.

FILHO, J. M. F. (org.); DOS SANTOS, M.P.; DE HOLANDA, M.A.; DE SOUSA,F.E. Fauna e Flora Tremembé da Região da Mata. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2014.

FILHO, J. M. F. (org.); GUILHERME, J.R.; FÉLIX, M.J.; JACINTO,M.L. O Lagamar na Vida dos Tremembé de Varjota e Tapera. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2014.

GILL, R. Análise de Discurso. Petrópolis: Vozes, 2002.

GINZBURG, C. Mitos, Emblemas e Sinais. São Paulo: Cia das Letras, 1990.

GREGOLIN, M. d. A Análise do Discurso: conceitos e aplicações. São Paulo: Ed. Alfa, 1995.

GREIMAS, A. Sobre o sentido: Ensaios Semióticos. Rio de Janeiro: vozes, 1975.

HALL, S. Más Allá de la Cultura. Barcelona:Gustavo i Gili, 1978.

MARTINS, D. V. A Intraculturalidade nas Comunidades Indígenas da Região Metropolitana de Fortaleza-CE, Brasil: Caminho para o Desenvolvimento e Sobreculturalidade. Salamanca: Ediciones Vitor, 2016.

MARTINS, D. V. A Contribuição Científica dos Tremembé a través da Educação Diferenciada e Intercultural com base nos Saberes Tradicionais. Universidad de Burgos, 2019.

MAZIÈRE, F. A Análise do Discurso: História e Prática. São Paulo: Parábola, 2017.

OLIVEIRA JUNIOR. G.A. Torém, Brincadeiras dos Índios Velhos. São Paulo: ANNABLUME,1998.

Downloads

Publicado

2020-12-15

Como Citar

Martins, D. V., & Mesquita, R. R. (2020). Terra e território na produção didática dos Tremembé: uma análise de conteúdo e discurso. Revista Interdisciplinar Em Educação E Territorialidade – RIET, 1(1), 34–47. https://doi.org/10.30612/riet.v1i1.12819

Edição

Seção

Dossiê 1- Territórios/Territorialidades das Populações do Campo, das Águas e das Florestas: Avanços e Desafios