Caracterização dos consumidores de ovos no município de Dourados-MS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v9i17.16043

Palavras-chave:

avicultura, consumo de ovos, mercado avícola.

Resumo

Por se tratar de um alimento completo, de alta qualidade e preço acessível, o ovo torna-se um alimento mundialmente consumido. O conhecimento das preferências e o comportamento dos consumidores são importantes para os produtores e mercado, visando atender as exigências deste público mais seleto, portanto, objetivou-se com esta pesquisa estabelecer o perfil do consumidor de ovos de galinhas no município de Dourados - MS, e saber seus critérios e preferências na hora da compra. Para coleta dos dados foram aplicados questionários utilizando o Formulário Google Forms através de sítios de mídia social (Whasapp, Facebook, e-mail). O perfil do consumidor de ovos de galinha do município de Dourados – MS é representado em sua maioria por mulheres na faixa etária de 21 a 30 anos. O consumo de ovos de galinha no município foi expressivo, demonstrando o interesse da população em consumir este produto de grande valor nutricional para a saúde. E que a maioria da população entrevistada afirma consumir ovos de galinha pelo fato de ser saboroso e saudável, e não demonstram preferência pela coloração da casca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DE SOUSA, A. F.; PORTELA, G. L. F.; DE MOURA, R. L. Perfil Do Consumidor De Ovos De Codorna Da Cidade De Timon-Ma. Revista IESM, v. 1, n. 1, p. 1-10, 2017.

DOS SANTOS NUNES, A.; FERREIRA, B. J. M.; DE PAULA MENDES, A. M. Caracterização E Avaliação Do Perfil Consumidor De Ovos De Galinha No Município De Santa Cruz-Pe. Jornada de Iniciação Científica e Extensão, v. 1, n. 1, 2019.

FARIA, I. G.; FERREIRA, J. M.; GARCIA, S. K. Mercado consumidor de carne suína e derivados em Belo Horizonte. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v.58, n.2, p.251-256, 2006.

FRANCISCO, D. C.; NASCIMENTO, V. P.; LOGUERCIO, A. P.; CAMARGO, L. Caracterização do consumidor de carne de frango de Porto Alegre. Ciência Rural, Santa Maria, v.37, n.1, p.253-258, 2007.

FUJIKURA, W.S. A posição de São Paulo no mercado nacional de ovos de codorna e o perfil do consumidor paulistano. In: II Simpósio Internacional E I Congresso Brasileiro De Coturnicultura, 2004, Lavras. MG. Anais...Lavras, 2004.

GERALDO, A., VALENTIM, J. K., ZANELLA, J., MENDES, J. P., SILVA, A. F., GARCIA, R. G., ... & DE CARVALHO PANTOJA, J. Perfil dos produtores e consumidores de carne de frango caipira na região do Alto São Francisco–MG. RealizAção, v. 7, n. 14, p. 81-93, 2020.

MAGALHÃES, A. P. C; CURVELLO, F. A.; MORENZ, M. J.; CALIXTO, L. F.; REZENDE,

S. R. F. Qualidade de ovos comerciais de acordo com a integridade da casca, tipo de embalagem e tempo de armazenamento. Revista de Ciência da Vida, v.32, p.51-62, 2012.

MENDES, L. J.; MOURA, M. M. A.; MACIEL, M. P.; REIS, S. T.; SILVA, V. G.; SILVA, D.

B.; MOURA V. H. S.; MENESES, I. M. A.; SAID, J. L. S. Perfil do consumidor de ovos e carne de frango do município de janaúba-mg. ARS Veterinaria, v.32, n.1, p.081-087, 2016.

SALVADOR, Mirian; DALLA SANTA, Patrícia. Teores de macronutrientes e de colesterol em diferentes tipos de ovos. Boletim do Centro de Pesquisa de Processamento de Alimentos, v. 20, n. 1, 2002.

Downloads

Publicado

2022-07-30

Como Citar

Almeida, A. A. de ., Valentim, J. K., Zanella, J. ., & Mendes, J. P. (2022). Caracterização dos consumidores de ovos no município de Dourados-MS. Revista on Line De Extensão E Cultura - RealizAção, 9(17), 21–29. https://doi.org/10.30612/realizacao.v9i17.16043

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)