Memória e trajeto secular: os terena como protagonista de sua história

Autores

  • Rosalvo Ivarra Ortiz Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGAnt/UFGD)
  • Noêmia dos Santos Pereira Moura Docente da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

DOI:

https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v4i8.8123

Palavras-chave:

Protagonismo. Movimento indígena. Territórios.

Resumo

O presente artigo possui como objetivo apresentar duas situações de protagonismo Terena na luta pela terra ao longo do século XX e historiar o movimento Terena em defesa de seus direitos. A metodologia utilizada foi à história oral e a etnografia (trabalho de campo), portanto um diálogo entre a História Indígena e a Antropologia. Os resultados apresentados foram de intensa movimentação dos indígenas para recuperação de seus territórios tradicionais. As duas situações reivindicativas em destaque demonstram que essa etnia e seus “guerreiros” (autodenominação dos homens que vão para frente dos embates com os fazendeiros) estão dispostos a retomar seus territórios, ao menos esses dos quais não se apartaram, para dar continuidade ao seu jeito de ser Terena. Os Terena atuais, pelo que pudemos perceber, foi tomando consciência de seu lugar social na sociedade brasileira. A partir desse movimento foram traçando novas estratégias políticas para ocupar novos espaços sócio-políticos. A arte da dissimulação faz parte do conjunto de táticas de negociação dos Terena e é amplamente utilizada pelas lideranças. Essas costumam concordar e aceitar as propostas que lhes são feitas em espaços não-indígenas de poder. Muitas vezes se comprometem a desenvolver as atividades propostas que lhes são favoráveis. Ou seja, concordam e se propõem a executar as atividades desde que sua população o aceite. Entretanto, se o grupo de apoio na aldeia discordar dos encaminhamentos propostos, simplesmente engaveta o projeto e suas ações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosalvo Ivarra Ortiz, Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Grande Dourados (PPGAnt/UFGD)

Possui graduação em Licenciatura plena em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados- FCH/UFGD. Atualmente é acadêmico do Mestrado em Antropologia Sociocultural pela mesma instituição de ensino. É membro do grupo de pesquisa GIPEDAS - "Grupo Iberoamericano para Pesquisa e Difusão da Antropologia Sócio-Cultural" vinculado à Universidad de Salamanca- Espanha (USAL). Bolsista: FUNDECT. E- mail: rosalvortiz@hotmail.com

Noêmia dos Santos Pereira Moura, Docente da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professora Adjunta IV da UFGD, licenciada e mestre em História com ênfase em História Indígena (UFMS), doutora em Ciências Sociais/Etnologia (UNICAMP). Coordenadora Institucional PIBID/UFGD. Pesquisadora na etnia Terena.

Referências

SILVA, F. A. Mudança Cultural dos Terena. Revista do Museu Paulista, .São Paulo, nº 8, V. III, 1948.

AZANHA, G. As Terras Indígenas Terena no Mato Grosso do Sul. Revista de Estudos e Pesquisas, FUNAI, Brasília, v.2, n.1, p.61-111, jul. 2004

CERTEAU, M. A Invenção do Cotidiano: 1. Artes de fazer. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.

CUNHA, M. C. Legislação indigenista do século XIX – Uma compilação (1808-1889). São Paulo: EDUSP: Comissão Pró-Índio de São Paulo, 1992.

FERREIRA, A. C. Tutela e Resistência Indígena: Etnografia e História das Relações de Poder entre os Terena e o Estado Brasileiro. Tese de Doutorado em Antropologia Social. Museu Nacional; Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2007.

FUNAI. Relatório de 1925, apresentado para o Senhor Doutor José Bezerra Cavalcante – Director do Serviço de Proteção aos Índios. Microfilme 379, fotg. 1600-1614, DEDOC, Arquivo da FUNAI, Brasília).

HORTA BARBOSA, N. B. Memorial relativo à demarcação das Terras de Brejão. Campo Grande, 1924, 27 pp. In: Processo 1059/82, CGAF, FUNAI, Brasília.

LUCIANO, G. J. dos S. O Índio Brasileiro: O que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de Hoje. 1. ed. Brasília: MEC/SECAD MUSEU NACIONAL/UFRJ, 2006. v. 1. 232p.

MOURA, N. S. P. O Processo de Terenização do Crisitanismo na Terra Indígena TAUNAY/IPEGUE no século XX. Doutorado em Ciências Sociais, UNICAMP-SP, 2009.

SANT’ANA, G. R. A Dinâmica do associativismo Terena no espaço Urbano. Marília, SP, Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais, 2004. (não publicada).

Downloads

Publicado

2017-12-22

Como Citar

Ortiz, R. I., & Moura, N. dos S. P. (2017). Memória e trajeto secular: os terena como protagonista de sua história. Revista on Line De Extensão E Cultura - RealizAção, 4(8), 80–86. https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v4i8.8123

Edição

Seção

Artigos