O acesso ao curso de Pedagogia da UFGD: uma análise da relação entre Educação Básica e Educação Superior

Autores

  • Mary Ane Souza Faculdade de Educação (FAED)

Palavras-chave:

Acesso. Cotas. Educação Superior. Pedagogia.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar as características dos candidatos ao curso de Pedagogia da UFGD, nos anos 2009, 2010 e 2011, com vistas a explicitar possíveis alterações que se verifiquem nas características da composição socioeconômica destes sujeitos, considerando a adoção do sistema de cotas sociais na UFGD. Como procedimentos metodológicos adotaram-se a pesquisa bibliográfica e as análises estatísticas referentes ao banco de dados disponíveis no Centro de Seleção da UFGD. Diante dos dados analisados pode-se perceber que não houve variação significativa na composição socioeconômica dos candidatos ao curso de pedagogia nos anos de 2009, 2010 e 2011. Verificou-se que com o passar dos anos os candidatos passam a adquirir mais informações e poder aquisitivo, porém o perfil socioeconômico desses candidatos não apresenta alterações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mary Ane Souza, Faculdade de Educação (FAED)

Acadêmica do quinto semestre do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) - Faculdade de Educação (FAED). Participa do Grupo Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Política e Avaliação da Educação Superior - PAES. Atualmente é voluntária de iniciação cientifica da Universidade Federal da Grande Dourados. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação básica e superior, acesso e educação.

Downloads

Publicado

2014-03-19

Como Citar

Souza, M. A. (2014). O acesso ao curso de Pedagogia da UFGD: uma análise da relação entre Educação Básica e Educação Superior. Revista on Line De Extensão E Cultura - RealizAção, 1(1), 23–36. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/realizacao/article/view/2060

Edição

Seção

Artigos