Roda de conversa: relato da experiência do movimento de mulheres camponesas no enfrentamento à violência contra a mulher no Assentamento Itamarati

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v7i13.11201

Palavras-chave:

Participação coletiva. Emancipação. Luta contra à violência.

Resumo

O presente artigo relata e analisa a partir da Roda de Conversa a importância da organização coletiva das mulheres, da formação e da luta no enfrentamento à violência. A metodologia foi pautada a luz dos referenciais teóricos que abordam a violência contra a mulher, pelas questões de gênero e pelos registros das atividades realizadas no período de fevereiro de 2017 a dezembro de 2018, nas listas de presença e pelo arquivo fotográfico da Roda de Conversa. Foi levantado ainda o número de atendimentos psicológicos e jurídicos realizados nesse período pelo Centro de Atendimento à Mulher (CAM) do município de Ponta Porã, MS. Os resultados demonstraram que as ações da Roda contribuíram no enfrentamento a violência, no conhecimento das leis e nas discussões de gênero junto à comunidade, evidenciando a importância da participação coletiva, da resistência e da luta por políticas públicas de combate à violência e que promovam a igualdade gênero, especialmente no meio rural, onde há inúmeras dificuldades de acesso à rede de enfrentamento à violência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariza Madalena Dahmer, Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER/MS)

Graduada em Normal Superior pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2005-2008). Especialização em Residência Agrária: Agroecologia, Produção e Extensão Rural pela Universidade Federal da Grande Dourados -UFGD (2013 - 2015). Atua como Agente de Desenvolvimento Rural da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul - AGRAER. Com experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando na agricultura familiar nos seguintes temas: comercialização na perspectiva solidária, gestão de qualidade, organização dos produtores/produtoras, organização da produção agroecológica e organização produtiva das mulheres assentadas. Militante do Movimento de mulheres Camponesas (MMC) e da produção orgânica junto ao Núcleo de Agroecologia do P.A Itamarati.

Olga Manosso, Associação Assentamento Itamarati Gerando Vidas (AAIGV) e Movimento de Mulheres Camponesas (MMC)

Graduada em História pela Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul/RS. Irmã da Congregação São José de Chambery da Comunidade do Assentamento Itamarati, Militante do Movimento de Mulheres Camponesas(MMC) e da Educação do/no Campo, incentivadora e apoiadora da produção orgânica e agroecológica e coordenadora da Associação Assentamento Itamarati Gerando Vidas (AAIGV).

Sederli Bombarda Sobrinho, Banco Comunitário Ita, Associação Assentamento Itamarati Gerando Vidas (AAIGV) e Movimento de Mulheres Camponesas (MMC).

Graduada em Ciências Biológicas pelas Faculdades Integradas de Ponta Porã, MS - FAMAG, Pós-Graduação Educação em Ciências Ambientais, pelas Faculdades Magsul. Atua como agente de desenvolvimento solidário no Banco Comunitário Ita, na avaliação e acompanhamento do micro crédito solidário, como alternativa de fomento e incentivo da produção e consumo dos bens e serviços na comunidade. Incentivadora da produção orgânica agroecologia junto ao núcleo de agroecologia e produção orgânica no Assentamento Itamarati, membro da Associação Assentamento Itamarati Gerando Vidas (AAIGV), colaboradora na execução os Programas Institucionais da comercialização da produção local e militante no Movimento de Mulheres Camponesas (MMC).

Referências

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE MULHERES CAMPONESAS. Mulheres Camponesas: Caminhando rumo à superação da violência. Cartilha. Maio de 2008.

BRASIL. Ministério Público do Distrito Federal. Núcleo de Gênero da Coordenação dos

Núcleos de Direitos Humanos. Mulher, Valorize-se: Conscientize-se de seus direitos. [s.l]:

Núcleo de gênero da coordenação dos direitos humanos, 2012.

BOFF, L. “Comensalidade: refazer a humanidade”. Jornal A Notícia, Joinville, 19 abr. 2009.

CHAUÍ, M. “Participando do Debate sobre Mulher e Violência”. In: FRANCHETTO, B, Cavalcanti, M. L. V. C; Heilborn, M. L. (org.). Perspectivas Antropológicas da Mulher 4, São Paulo, Zahar Editores, 1984.

FUNDAÇÃO CANDIDO RONDON. Plano de Desenvolvimento de Assentamento. Projeto de Assentamento Itamarati, II. Campo Grande – MS, 2006.

FREIRE P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática pedagógica. São Paulo:Paz e Terra; 1996.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 184p.

HIRIGOYEN, M. F. A Violência no Casal: da coação psicológica à agressão física. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006

MACHADO, L. Z. Perspectivas em confronto: Relações de Gênero ou Patriarcado Contemporâneo? Série antropologia, 284. Brasileia: Instituto de Ciências Sociais/Universidade de Brasília, 2000.

MENEGAT, A. S. Mulheres de assentamentos rurais: identidades e trajetórias em construção. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL FAZENDO GÊNERO: corpo, violência e poder, 8. 2008, Florianópolis. Anais.... Florianópolis: Mulheres, 2008. Disponível em:

Acesso em: 18 de out. 2019.

MMC. Basta de violência contra as mulheres. Brasília, DF, 2012.

MMC. Feminismo Camponês e Popular. Cartilha, 2018.

MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Estado de desenvolvimento agrário (SDA). Instituto de desenvolvimento agrário, assistência técnica e Extensão rural do MS (IDATERRA). Plano de Desenvolvimento do Assentamento Itamarati: Produção. 2003.

PALUDO, C. Mulheres, resistência e luta em defesa da vida. (Org.) PALUDO, C. São Leopoldo: CEBI. 2009. 171 p.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

Dahmer, M. M., Manosso, O., & Sobrinho, S. B. (2020). Roda de conversa: relato da experiência do movimento de mulheres camponesas no enfrentamento à violência contra a mulher no Assentamento Itamarati. Revista on Line De Extensão E Cultura - RealizAção, 7(13), 81–96. https://doi.org/10.30612/realizacao.v7i13.11201

Edição

Seção

Artigos