Saúde e segurança no trabalho em unidades armazenadoras de grãos no Estado do Mato Grosso do Sul

Autores

  • Vanderleia Schoeninger Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Valdiney Cambuy Siqueira Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • André Niciporenco Neto Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Rafael Araújo Leite Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Vinicius Duarte Pinto Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Lucas Rodrigues Ferraz Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Alvaro Luis Machado Dalla Martha Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Larissa Capoana Pagnoncelli Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

DOI:

https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v6i12.10462

Palavras-chave:

Acidentes em silos. Espaços confinados. Engolfamento.

Resumo

O trabalho em unidades que recebem, processam e armazenam produtos agrícolas na forma de grãos e sementes é de alto risco para os operadores, visto que muitos destes desconhecem a gravidade dos problemas que podem vir a acontecer nestes ambientes. Dessa forma, objetivou-se com a realização deste trabalho apresentar experiencias com a realização de dois projetos de extensão universitária, que tinham como foco principal a difusão de informações e expansão da cultura de segurança em atividades de trabalho, na área de armazenagem de produtos agrícolas. O primeiro projeto foi realizado com o intuito de promover discussões acerca da saúde dos trabalhadores e orientação de segurança a operadores da Unidade Armazenadora Copasul, do munícipio de Deodápolis-MS. Para tal a equipe executora das ações de extensão produziu materiais didáticos como folders, banners, apresentações, compilado de vídeos, e todos foram usados em atividade de palestra realizada pela equipe, com alunos do curso de Engenharia Agrícola e Agronomia, da Universidade Federal da Grande Dourados. Também foi elaborado e construído pela equipe um protótipo de silo, ferramenta didática usada em simulações de acidentes como soterramento e engolgamento. No segundo projeto foi elaborado questionário estruturado para o levantamento de informações sobre o conhecimento do assunto junto aos colaboradores de unidades armazenadoras do Estado do MS. Após a aplicação dos questionários, via online, os dados obtidos foram avaliados e discutidos juntamente com a equipe e serão importantes para outras atuações e difusão do tema. A realização de ambas os projetos de extensão foram de grande valia para a equipe executora e o grupo pretende prosseguir com atividades futuras na área com vistas para a expansão da cultura de conscientização e prevenção de acidentes nos trabalhos agrícolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério do trabalho. Portaria MTE n⁰ 1.409, Norma Regulamentadora 33 segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados. http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr33.htm, acesso em 30 de junho de 2019.

FARONI L. R. D. Fatores que influenciam a qualidade dos grãos armazenados. Universidade Federal de Viçosa, p. 1-15. 1998. Disponível em: ftp.ufv.br/dea/Disciplinas/Leda/ENG370/Fatores%20influenc%20qualid%20graos.doc. Acesso em: 10 jul. 2017.

FELLET, J. As silenciosas mortes de brasileiros soterrados em armazéns de grãos. Artigo de jornal. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45213579

GASQUES; A. C. F.; SANTOS, J. D.; CASTRO, T. R.; FERREIRA, T. S. Análise do ruído ocupacional: estudo de caso em uma casa de máquinas de uma unidade armazenadora de cereais. Revista Produção Industrial & Serviços, v.5, n.2, p. 13-24, 2018.

GOUVEIA, R. G. L.; GALVANI, E. A. S.; HENRIQUE JUNIOR, M.; GOUVEIA, R. G.L. Avaliação das condições de segurança no trabalho em armazéns agrícolas na cidade de Tangará da Serra/MT-Brasil. Espacios, v.34, n. 10, p. 1-7, 2013.

Grain Handling Safety Coalition. Material de apoio para conscientização, 2019. Disponível em: https://grainsafety.org/wp-content/uploads/2016/05/Handout-GRAIN-BIN-ENTRY-HAZARDS-COLOR-Rev-9_15-PDF.pdf acesso em 25/09/2019

HERRMANN, D. R.; CARVALHO, M. J. DE; ZACHOW, K.; SCHOLZ, F.; RABBERS, D.; TSUTSUMI, C. Y.; ZONIN, W. Avaliação da resistência de cultivares de milho ao ataque de Sitophilus sp. em grãos armazenados. Revista Brasileira de Agroecologia, v. 4, n. 1, p. 4290-4293, 2009.

MILMAN, Mário José. Equipamentos para pré-processamento de grãos. Pelotas: Universitária – UFPEL, 2002. 206p.

RIEDEL, S.; FIELD, B. Summary of Grain Entrapments in the United States. 2011. Disponível em: http://extension.entm.purdue.edu/grainlab/content/pdf/2010GrainEntrapments.pdf.

SILVA, L. C. (2005); Gases tóxicos em unidades armazenadoras. Boletim Técnico do Departamento de Engenharia Rural da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, p. 1- 5.

WEBER, E. A. Excelência em beneficiamento e armazenagem de grãos. Canoas: Salles, 2005.

ZAGO, M. Análise da aplicação da NR-33 – segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados em silos de grãos. 2013. Ano de Obtenção: 2013. 66 P. Monografia de Especialização (Engenharia de Segurança do Trabalho) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2013.

Downloads

Publicado

2019-12-19

Como Citar

Schoeninger, V., Siqueira, V. C., Niciporenco Neto, A., Leite, R. A., Pinto, V. D., Ferraz, L. R., Martha, A. L. M. D., & Pagnoncelli, L. C. (2019). Saúde e segurança no trabalho em unidades armazenadoras de grãos no Estado do Mato Grosso do Sul. Revista on Line De Extensão E Cultura - RealizAção, 6(12), 05–15. https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v6i12.10462

Edição

Seção

Artigos