https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/realizacao/issue/feed Revista on line de Extensão e Cultura - RealizAção 2024-01-30T12:25:54+00:00 Euclides Reuter de Oliveira realizacao@ufgd.edu.br Open Journal Systems <p>A <strong>Realização - Revista on-line de Extensão e Cultura</strong>, é um periódico científico da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal da Grande Dourados (PROEX/UFGD), que tem como objetivo tornar públicos as reflexões e os resultados de ações de extensão desenvolvidas em âmbito local, regional, nacional e internacional, em rede de atores e instituições sociais.</p> <p>Nossa revista publica artigos, relatos de experiências e entrevistas nas áreas temáticas da extensão: comunicação, cultura, educação, meio-ambiente, saúde, direitos humanos e justiça, tecnologia e produção e trabalho e geração de renda.</p> <p>Além do enquadramento nas ´áreas temáticas da extensão nossa revista é interdisciplinar, aceitando manuscritos que estão relacionados às áreas de Ciências Agrárias, Veterinária, Zootecnina, Ciências Sociais, Ciências Humanas, Saúde Humana e Animal, Engenharias, Ciências Biológicas e Ambientais, Ciências Exatas, etc.</p> <p> </p> <p><br /><strong>Qualis:</strong> B5 (<a title="Outros estratos" href="https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/realizacao/about/editorialPolicies#custom-2" target="_blank" rel="noopener">Outros estratos</a>)<br /><strong>Área do conhecimento:</strong> Interdisciplinar<br /><strong>Ano de fundação:</strong> 2014<br /><strong>e-ISSN:</strong> 2358-3401<br /><strong>Título abreviado:</strong> Realização <br /><strong>E-mail:</strong> <a href="mailto:%72%65%61%6c%69%7a%61%63%61%6f@%75%66%67%64.%65%64%75.%62%72">realizacao@ufgd.edu.br</a><br /><strong>Unidade:</strong> PROEX<br /><strong>Prefixo DOI:</strong> 10.30612</p> <p><a title="Indexadores" href="https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/realizacao/indexadores" target="_blank" rel="noopener"><strong>Indexadores</strong></a></p> <p> </p> https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/realizacao/article/view/17836 COMUNICANDO A CIÊNCIA: AS REDES SOCIAIS COMO CANAIS PARA COMPARTILHAR AÇÕES DE EXTENSÃO DA UFGD 2024-01-15T11:54:08+00:00 Willian Alves Pagnoncelli willianpagnoncelli@ufgd.edu.br Alzira Salete Menegat alziramenegat@ufgd.edu.br Fabiola Renata Cavalheiro Caldas fabiolacaldas@ufgd.edu.br <p><strong>Este estudo analisa o impacto do uso </strong><strong>da rede social Instagram</strong><strong> na divulgação das atividades de extensão universitária na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Brasil. Em um mundo digital em constante evolução, onde plataformas como Instagram,</strong><strong> Tiktok, X (antigo Twitter),</strong><strong> Facebook e YouTube desempenham um papel de relevância na formação da opinião pública, as universidades enfrentam o desafio de adaptar suas estratégias de comunicação para alcançar um público mais amplo e diversificado. Este paper investiga como a </strong><strong>Pró-Reitoria de Extensão e Cultura/PROEC da </strong><strong>UFGD utilizou </strong><strong>a rede social Instagram</strong><strong> para aumentar a visibilidade sobre suas ações de extensão, contribuindo para uma maior compreensão e valorização da universidade na sociedade. Adotando uma abordagem metodológica mista, o estudo analisou dados quantitativos extraídos das métricas de engajamento </strong><strong>desta plataforma on-line</strong><strong>, durante os anos 202</strong><strong>2</strong><strong> a 2023</strong><strong> e</strong><strong> realizando uma análise qualitativa de conteúdo das publicações. A análise dos dados revelou um crescimento constante no número de seguidores e um aumento significativo no engajamento do público com o conteúdo relacionado às ações de extensão universitária. O estudo conclui que as redes sociais oferecem um meio eficaz e de baixo custo para as universidades divulgarem suas atividades de extensão. A segmentação de conteúdo </strong><strong>possibilitada pelas</strong><strong> redes sociais, focando em diferentes aspectos do tripé universitário (ensino, pesquisa e extensão), emerge como uma estratégia promissora para melhorar a comunicação e fortalecer a imagem institucional. Recomenda-se um investimento contínuo em estratégias de comunicação digital e um monitoramento constante para adaptar as abordagens às mudanças nas plataformas e preferências do público.</strong></p> 2023-12-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Revista on line de Extensão e Cultura - RealizAção https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/realizacao/article/view/17834 UM PROJETO DE CULTURA NA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A DOCÊNCIA COM BEBÊS 2024-01-30T11:02:41+00:00 Danielli Bispo Alichandre dany.alich@gmail.com Giana Amaral Yamin giana@uems.br Adriana Mendonça Pizatto driih_pizatto@hotmail.com <p>Este artigo reflete sobre como uma atividade cultural, desenvolvida especificamente para bebês, contribuiu para a formação de professoras graduandas do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Dourados-MS, autoras deste texto. Cadastrada no ano de 2019 como projeto de cultura, esporte e lazer na UEMS, a experiência objetivou ampliar o repertório cultural dos bebês e promover a inclusão de crianças de menor faixa etária, historicamente inviabilizadas. Para a organização da reflexão, selecionou-se imagens do acervo do projeto de cultura “Venha brincar comigo: teatro para bebês”, alusivas a momentos das estudantes com as crianças. As imagens revelaram às pesquisadoras alguns “cenários de aprendizagens”, os quais foram analisados tendo como apoio teórico estudiosos e documentos oficiais que direcionam o atendimento para a Educação Infantil no Brasil e a formação inicial do curso de Pedagogia/Dourados. Como resultado, o texto aponta importantes contribuições da vivência para a construção do fazer docente e comprova a contribuição do diálogo estabelecido entre os projetos de cultura/extensão e o ensino e a pesquisa no âmbito das universidades.</p> 2023-12-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Revista on line de Extensão e Cultura - RealizAção https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/realizacao/article/view/17754 OS DESAFIOS DO TRATO COM AS QUESTÕES DA SEXUALIDADE POR PARTE DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL 2023-12-14T14:41:50+00:00 Míria Izabel Campos miria.iza.campos@gmail.com <p>A Educação Infantil, definida como primeira etapa da Educação Básica na Lei de Diretrizes e Bases da Educação - Lei nº 9.394, atende as crianças de 0 a 5 anos, cidadãs e cidadãos de direitos. Nessa perspectiva, compreende-se que abordar a temática da sexualidade na Educação Infantil é fundamental para a segurança das crianças. Todavia, para que tal tema seja tratado, o conhecimento científico acerca das questões da sexualidade precisa ser garantido às/aos docentes. Sendo assim, este&nbsp; artigo teve como objetivo geral analisar os desafios do trato com as questões da sexualidade por parte de docentes da Educação Infantil. Os objetivos específicos foram: investigar as concepções da sexualidade em seus aspectos conceituais, históricos e culturais; explicitar sobre os debates acerca da sexualidade no contexto da Educação Infantil; problematizar os desafios das/os docentes com as questões da sexualidade na conjuntura atual. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica e documental. Os resultados mostraram que em um mundo moderno e inovador, com várias possibilidades advindas de uma tecnologia cada vez mais presente na vida de todas e todos, falar da educação sexual infantil ainda continua um assunto muitas vezes negado e, quase sempre, julgado como inadequado pela sociedade atual. Também ficou evidenciado que a temática da sexualidade permanece ausente na formação inicial e continuada de docentes. Concluiu-se, assim, que precisa existir um movimento em busca do direito à formação na temática, para que se possa assistir a efetiva mudança no trato das questões da sexualidade, com as crianças, na Educação Infantil.</p> 2023-12-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista on line de Extensão e Cultura - RealizAção https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/realizacao/article/view/17838 INFLUÊNCIAS E CONHECIMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS NO IFMS CAMPUS PONTA PORÃ 2024-01-29T12:28:09+00:00 Josianny Limeira Figueira josiannylf@gmail.com João Batista Alves de Souza joao.batista@ifms.edu.br Ana Paula Macedo Cartapatti Kaimoti ana.kaimoti@ifms.edu.br Janaína Oliveira Galvão 998858773j@gmail.com Tainá Dutra da Luz taina.luz@estudante.ifms.edu.br <p>O objetivo deste artigo é analisar a perspectiva da comunidade acadêmica e externa com relação ao Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - NEABI, bem como os efeitos das ações entre discentes e servidores, ao identificar os artifícios inerentes ao NEABI, determinando pontos que devem ser considerados para articular e desenvolver a educação das relações étnico-raciais, visando gerar conhecimentos para aplicação prática e à solução de problemas específicos por meio de temáticas étnico-raciais e o quanto às funções do NEABI são difundidas dentro do IFMS — Campus Ponta Porã além de contribuir com diversidade cultural, étnica, linguística e da socio biodiversidade afro-brasileira e indígena que são consideradas patrimônio material e imaterial da sociedade brasileira. Para o desenvolvimento do estudo realizou-se uma pesquisa bibliográfica e entrevistas com a comunidade, durante as palestras da Semana da Consciência Negra, o questionário foi constituído de questões sobre o NEABI e suas funções Como resultado após a aplicação do questionário, foram geradas informações primordiais para conscientizar as pessoas sobre crimes raciais, diminuir as diferenças e exterminar discursos de ódio presente na sociedade, além de mobilizar a comunidade acadêmica e a sociedade para atos de nobreza e conhecimento sobre o Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígenas (NEABI).</p> 2023-12-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Revista on line de Extensão e Cultura - RealizAção https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/realizacao/article/view/17764 COSTURA E ARTE SOLIDÁRIA: ESTRATÉGIA PARA DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL NA REGIÃO DA GRANDE DOURADOS-MS 2023-12-06T16:43:11+00:00 Shaline Séfara Lopes Fernandes shaline_sefara@hotmail.com Julio Cesar Pereira Lobtchenko lobtchenko_jc@hotmail.com Rita De Cassia Gonçalves Marques rita28140@gmail.com João Victor de Lima Pereira joaovictor-lp@hotmail.com Simone Ceccon simonececcon@ufgd.edu.br Zefa Valdivina Pereira zefapereira@ufgd.edu.br <p>O conhecimento tradicional das mulheres camponesas enfrenta desafios, como a influência da globalização, migração para áreas urbanas, falta de reconhecimento na educação formal e impactos de conflitos e deslocamentos populacionais. A economia solidária surge como uma alternativa promissora, proporcionando estabilidade financeira e valorizando práticas culturais. Essa participação contribui para o empoderamento econômico, inserção em espaços produtivos e crescimento pessoal e coletivo. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo relatar a experiência de um grupo de mulheres costureiras e artesãs do município de Dourados, MS, que através da economia solidária tem promovido a transformação social, econômica e ambiental de sua comunidade. O curso foi subdividido em dois módulos: (1) organização para inserção das mulheres no mercado dos negócios; (2) produção e comercialização. Durante a realização das palestras e atividades das mulheres artesãs, foi realizado um levantamento das experiencias adquiridas com as ações propostas. O projeto demonstrou que é viável gerar renda ao desenvolver a criatividade dos artesãos com base na motivação, impulsionando a crença na capacidade de criar e melhorar peças. A inclusão produtiva sustentável destaca a necessidade de integrar cadeias produtivas e de serviços para benefício mútuo. Para isso, é essencial que empresas conheçam as potencialidades locais, enquanto os artesãos devem se adaptar às exigências legais, como emissão de nota fiscal e qualidade dos produtos. O projeto também promoveu uma maior interação entre a universidade e a comunidade.</p> 2023-12-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Revista on line de Extensão e Cultura - RealizAção https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/realizacao/article/view/17723 A UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ENSINO DE RECICLAGEM E DESCARTES CORRETOS DE LIXO PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL 2023-12-12T19:26:54+00:00 Thais Pereira Fonseca Ferreira contato.tferreira@gmail.com Danrvney Christian Monteiro dos Santos danrvney.christian@gmail.com Mateus Vinicius Teles Lima mteles335@gmail.com Victor Gabriel de Lima Baratela victorstudy2003@gmail.com Zefa Valdivina Pereira zefapereira@ufgd.edu.br Pedro Henrique Zucão Espíndola pedro_phze2001@hotmail.com <p><span style="font-weight: 400;">Educação ambiente é um conteúdo fundamental para ser aplicado para estudantes do ensino fundamental, por ser um tema transversal, está presente dentro das habilidades das Bases Nacionais Comum Curriculares (BNCC), sendo assim os docentes das mais variadas áreas do conhecimento devem desenvolver estratégias para inserir essa temática dentro de suas disciplinas. O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências de graduandos em Ciências Biológicas que desenvolveram uma prática educativa em forma de dinâmica envolvendo o conteúdo de educação ambiental e descarte correto de lixo, onde a aprimorar as capacidades referentes à consciência ambiental dos estudantes.</span></p> 2023-12-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Revista on line de Extensão e Cultura - RealizAção https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/realizacao/article/view/17724 PROGRAMA AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA) NO MUNICÍPIO DE IGUATEMI-MS: PRODUZINDO ALIMENTOS E DESENVOLVIMENTO LOCAL 2023-11-21T13:51:35+00:00 Carlos Alberto Heling carlosheling@hotmail.com Adriana Zanirato Contini adriana.zanirato@gmail.com Alzira Salete Menegat alziramenegat@ufgd.edu.br <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">O presente artigo visa apresentar e analisar a organização e participação das entidades jurídicas do município de Iguatemi-MS, no Programa Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade doação simultânea, compreendendo o alcance desse programa, bem como de sua importância na pequena produção de alimentos. Para isso foram realizadas entrevistas com representantes das entidade fornecedoras, organizações jurídicas e Agricultores familiares e representação da entidade parceira CONAB/MS. Procuramos compreender os encaminhamentos e as relações que os grupos sociais criam com a produção e a distribuição da mesma, que no caso do PAA, conta especialmente com a rede de solidariedade, fazendo com que a produção e a facilitação no acesso a alimentos se tornem sua meta principal. Os dados nos mostram que a produção familiar faz elos entre a mesa da população brasileira, para onde vão os produtos, a qualidade dos alimentos, em sua maioria produzidos de forma orgânica e o desenvolvimento dos pequenos municípios. </span></span></p> 2023-12-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Revista on line de Extensão e Cultura - RealizAção https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/realizacao/article/view/17772 AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO: O RESGATE DAS SEMENTES CRIOULAS NO TERRITÓRIO DO LATIFÚNDIO SUL-MATOGROSSENSE 2023-12-06T16:52:41+00:00 Melissa Pereira Oliveri melissa.p.oliveri@gmail.com Jhiovanna Eduarda Braghin Ferreira jhi.braghin96@gmail.com Rosemeire Aparecida de Almeida rosemeire.almeida@ufms.br Mieceslau Kudlavicz kudlavicz@gmail.com <p>A formação territorial brasileira é marcada pela concentração de terras reflexida numa sociedade autoritária, violenta e desigual. &nbsp;O estado de Mato Grosso do Sul é exemplo dessa condição, sendo reconhecidamente latifundiário, tem como marca o interdito à reprodução do modo de vida camponês. O Brasil passou por um processo de modernização da agricultura, denominado de Revolução Verde, que implantou mudanças na base técnica da agricultura para a produção em larga escala voltada para a exportação, porém sob a ideologia de acabar com a fome no país. Esse processo de avanço da agricultura capitalista e crise alimentar é realidade no Leste do Mato Grosso do Sul, sendo necessário para sua superação o resgate da agroecologia como único caminho para a agricultura do futuro que pode ser construído via educação agroecológica na rede básica, com a retomada do diálogo sobre sementes crioulas. Deste modo, o objetivo desse trabalho é abordar as experiências educacionais agroecológicas desenvolvidas com as sementes crioulas em escolas no Leste do estado, ações que tiveram início no 7° Encontro das Mulheres Camponesas do Território Rural do Bolsão, em 2019. Os procedimentos metodológicos deste estudo articularam-se em revisões bibliográficas, análise de dados quantitativos e trabalhos de campo.</p> 2023-12-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Revista on line de Extensão e Cultura - RealizAção https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/realizacao/article/view/17719 SISTEMA SILVIPASTORIL EM ÁREAS DE PEQUENOS AGRICULTORES RURAIS NO MATO GROSSO DO SUL 2023-11-20T12:46:19+00:00 Gabriela Duarte Oliveira Leite duarte.gaby2010@hotmail.com Janaina Tayna Silva janaina_tayna@hotmail.com Euclides Reuter de Oliveira euclidesoliveira@ufgd.edu.br Anderson Souza de Almeida andersonsecaf@yahoo.com Jordana Faustino da Silva Jorfs@outlook.com Andrea Maria Araújo Gabriel andreagabriel@ufg.edu.br Eduardo Lucas Terra Peixoto eduardopeixoto@ufgd.edu.br Mábio Silvan José da Silva mabiosilva@ufgd.edu.br Nathalie Ferreira Neves Paludo nathalie.fn@hotmail.com Amanda Maria Silva Alencar amandaalencar604@gmail.com Thamires Wolff Gonçalves gzootecnia2019@gmail.com Brasilino Moreira Lima brasilino.lima@gmail.com Elaine Barbosa Muniz ebmuniz@yahoo.com.br <p>A utilização do Sistemas Silvipastoril associado à lavoura e pecuária, cria um ambiente sustentável, melhorando as características socioeconômicas e ambientais, melhorando o sistema produtivo e a qualidade de vida da família rural. As espécies arbóreas do sistema silvipastoril trazem a diversificação das fontes de renda, assegurando, ao mesmo tempo, as funções ambientais que permitem a manutenção da fertilidade e o incremento nas características produtivas do solo, melhorando as características físico-químicas do solo, além de fornecer sombra aos animais, melhorando o bem-estar e consequentemente o desempenho dos mesmos. A ação de extensão vem sendo desenvolvida no lote 47, no assentamento Cabeceira do Rio Iguatemi, localizado no município de Paranhos – Mato Grosso do Sul, onde foi montado uma unidade demonstrativa aliado ao desenvolvimento de diversas atividades de cunho social envolvendo os produtores e a comunidade acadêmica e outras ações de manejo como plantio dos componentes arbóreos e produção de hortifrutis orgânicos. A manutenção da área é realizada mensalmente, conforme as orientações do técnico responsável, e dos professores da Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD. Com o desenvolvimento das atividades, houve melhoria notável na produção animal/vegetal na propriedade com a implantação integrada dos sistemas, além de uma melhoria na qualidade vida dos envolvidos. É possível observar um grande interesse de novos assentados de maximização da utilização da terra de forma racional.</p> 2023-12-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Revista on line de Extensão e Cultura - RealizAção https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/realizacao/article/view/17732 EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA ALIADA COM A CRIAÇÃO DE ABELHAS NATIVAS COMO ATIVIDADE PROMOTORA DE RENDA PARA PEQUENOS PRODUTORES E SUA IMPORTÂNCIA AMBIENTAL 2023-11-22T19:17:54+00:00 Wagner da Paz Andrade agro_wagner27@hotmail.com Rosilane Teixeira Alves rosilanealves1707@gmail.com Janaina Tayna Silva janaina_tayna@hotmail.com Euclides Reuter de Oliveira euclidesoliveira@ufgd.edu.br Eduardo Lucas Terra Peixoto eduardopeixoto@ufgd.edu.br Andrea Maria Araújo Gabriel andreagabriel@ufg.edu.br Nathalie Ferreira Neves Paludo nathalie.fn@hotmail.com Amanda Maria Silva Alencar amandaalencar604@gmail.com Brasilino Moreira Lima brasilino.lima@gmail.com Thamires Wolff Gonçalves gzootecnia2019@gmail.com Carla Renata Reis de Assis carladosreis502@gmail.com José Fernando Gonçalves de Medeiros medeirosjose318@gmail.com <p>Objetivou-se por meio deste trabalho, a integração da comunidade acadêmica, com produtores rurais do Mato Grosso do Sul, por meio do desenvolvimento de uma unidade demonstrativa de criação sustentável de abelhas-sem-ferrão, com a finalidade de preservação das espécies nativas, é auxiliando no desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos. Este trabalho de extensão está sendo realizado, mediante parceria com professores e alunos da Universidade Federal da Grande Dourados, com Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia e Produção Orgânica, em Mato Grosso do Sul e do Núcleo de construção Participativa do Conhecimento em Agroecologia e Produção Orgânica da UFGD, com produtores rurais e diversos grupos de assentados. O Trabalho vem sendo realizado desde o ano de 2022, com produção de iscas, captura e criação de abelhas-sem-ferrão. A criação de espécies de abelhas nativas são fundamentais para garantir a conservação destas espécies, além de influenciar a conservação ambiental, que ainda pode ser fonte extra de renda para os produtores, beneficiando indiretamente outras culturas na propriedade. Esta ação vem permitindo que se tenha maior oferta de sítios para multiplicação de abelhas-sem-ferrão, contribuindo diretamente para conservação da biodiversidade local e equilíbrio ecológico, além de promover uma melhor qualidade de vida para pequenos produtores rurais.</p> 2023-12-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Revista on line de Extensão e Cultura - RealizAção https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/realizacao/article/view/17809 EXTENSÃO RURAL NA PRODUÇÃO DE MEL ORGÂNICO E GERAÇÃO DE RENDA PARA MULHERES NO ASSENTAMENTO RURAL AREIAS – NIOAQUE-MS 2023-12-16T19:42:11+00:00 Heloiza Cristina Holgado - Silva heloiza@uems.br Eduardo Lucas Terra Peixoto eduardopeixoto@ufgd.edu.br Euclides Reuter de Oliveira euclidesoliveira@ufgd.edu.br Andréa Maria de Araújo Gabriel andreagabriel@ufgd.edu.br Carla Renata Reis de Assis carladosreis520@gmail.com Gabrielly Sanches Machado gabrielly.sanches035@academico.ufgd.edu.br Cristiano Almeida da Conceição cris87almeida@gmail.com <p>A apicultura tem sido promovida como uma alternativa para melhorar a renda de famílias rurais e como um meio de melhorar a situação desfavorável enfrentada pelas mulheres em áreas rurais. Este artigo discute a importância da atividade de extensão rural no fortalecimento e empoderamento das mulheres na atividade apícola no assentamento Areias em Nioaque-MS, Brasil. O assentamento Areias, localizado no município de Nioaque, abriga um apiário de abelhas melíferas <em>Apis mellifera</em>. O projeto, iniciado em 1º de janeiro de 2023 e em andamento, é financiado pelo PROEC/UFGD. Diversas atividades, incluindo cursos, reuniões participativas e discussões teóricas, foram realizadas para planejamento e desenvolvimento. As famílias recebem orientação do coordenador do projeto e conselhos de vários profissionais de campo em cada etapa da atividade apícola. Embora haja uma redução no número de participantes nas atividades apícolas, é crucial enfatizar que as famílias que permaneceram na atividade o fizeram devido à persistência e determinação das mulheres em manter essa prática. Durante as visitas às famílias participantes do projeto, observou-se que as mulheres mostraram maior envolvimento nas atividades apícolas, demonstrando um interesse significativo em sua expansão ficando a cargo da gestão e cuidado das colmeias. Entre as famílias que perseveram na apicultura, verificou-se que são mantidas 36 colmeias, resultando em uma produção anual de aproximadamente 940 kg de mel. Essa produção proporciona uma renda adicional média anual de R$ 4.700,00 por família. Conclui-se que a atividade de extensão realizada conseguiu impulsionar a geração de renda para as famílias envolvidas na apicultura, e as mulheres desempenharam um papel significativo na continuidade das atividades apícolas. No entanto, existem obstáculos para que a atividade atinja seu pleno potencial produtivo e econômico, e para que as mulheres se envolvam na apicultura como atividade principal.</p> 2023-12-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Revista on line de Extensão e Cultura - RealizAção https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/realizacao/article/view/17970 EDITORIAL 2024-01-30T12:25:54+00:00 Alzira Salete Menegat alziramenegat@ufgd.edu.br 2023-12-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Revista on line de Extensão e Cultura - RealizAção