Educação ambiental: recursos naturais em transformação, solo e meio ambiente

Viviane Mallmann, Roberta Fernanda Ribeiro Aragão, Valdeci José Pestana, Edineia Messias Martins Bartieres, Lucas Wagner Ribeiro Aragão

Resumo


Perante realidades como a escassez de recursos naturais e contaminação do meio ambiente, surge a necessidade de difundir a educação ambiental. Uma das alternativas, seria inseri-la no currículo em vários níveis educacionais, porá que aos poucos os alunos aprendam sobre a conservação dos recursos naturais e passem a compreender os processos bioquímicos básicos. Com o objetivo de mostrar a produção de substratos e a compostagem como alternativa para o destino de lixos orgânicos e seu potencial na produção de alimento e outras espécies vegetais, este artigo vem mostrar um pouco sobre o projeto da disciplina de Ciências da Natureza, que foi desenvolvido com cinco turmas de oitavos e nonos anos, da Escola Estadual Catarina de Abreu, no ano de 2016, projeto este que possibilitou discutir, a partir do referencial curricular, temas como a agricultura e seus mecanismos, seus impactos positivos e negativos na sociedade, compostos químicos degradáveis, agroecologia, composição do solo e seus atributos para a vida na terra.

Palavras-chave


Recursos naturais. Agroecologia. Vida.

Texto completo:

PDF

Referências


CALDART, R.S. Por uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In: KOLLING, E.J.; CERIOLI, P.R;

CALDART, R.S. (org.). Articulação Nacional Por uma Educação do Campo. Brasília-DF, n.4, 2002.

CASCO R.J.M,; HERRERO R.M. Compostaje. Ed. Mundi-Prensa. Barcelona, Madrid, 2008.

CUNHA, J.E.; ROCHA, A.S.; TIZ, G.J.; MARTINS, V.M. Práticas pedagógicas para o ensino sobre solos: aplicação a preservação ambiental. Terrae Didatica, v. 9, n. 2, p. 74-81, 2013.

FERREIRA, A.D. Influência da borra de café no crescimento e nas propriedades químicas e biológicas de plantas de alface (Lactuca sativa L.). Dissertação apresentada à Escola Superior Agrária de Bragança para obtenção do Grau de Mestre em Qualidade e Segurança Alimentar. Bragança, 2011.

FERREIRA, M.M.A.S.; SOUZA G.S.; SANTOS A.R. Rúcula em diferentes substratos cultivadas sob malhas coloridas. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.10, n.18; p. 2014.

HATUM, I.S.; ZECCHINI, M.V.; FUSHIMI, M.; NUNES, J.O.R. Trilhando Pelos Solos–Aprendizagem e Conservação do Solo. Disponível em: . Acesso em: 01 mar. 2018.

KONDER, L. O que é dialética. São Paulo: Editora Brasiliense, 2017.

KRAUSE, M.R.; LO MONACO, P.A.V.; HADDADE, I.R.; MENEGHELLI, L.A.M.; SOUZA, T.D. Aproveitamento de resíduos agrícolas na composição de substratos para produção de mudas de tomateiro. Horticultura Brasileira, v. 35. p. 305-310, 2017.

MACHADO, I.F.A organização do trabalho pedagógico em uma escola do MST e a perspectiva da formação ominilateral. Tese de Doutorado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Brasil, 2003.

MUSSATTO S.I.; MACHADO E.M.S.; MARTINS S.; TEIXEIRA J.A. Production, Composition, and Application of Coffee and Its Industrial Residues. Food and Bioprocess Technology, V. 4, p. 661-672, 2011.

SEARA FILHO, G. Apontamentos de introdução à educação ambiental. Revista Ambiental, ano 1, v. 1, p. 40-44, 1987.




DOI: https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v5i9.8544



RealizAção - Revista on-line de Extensão e Cultura
ISSN 2358-3401

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.