Educação Ambiental: Abordagem da relação homem-natureza para o Ensino Fundamental

Allan Guilherme Rodrigues de Souza, Raquel Gomes Fernandes, Rafael da Silva Vieira

Resumo


A relação homem-natureza vem se transformando ao longo dos anos, os objetivos de cada parte cada vez mais divergem a um equilibro ambiental. A educação ambiental é um instrumento de educação formal e não formal que busca dialogar com as percepções que as pessoas tem de relação ao meio em qual elas vivem e com isso promover uma consciência ambiental crítica e uma lógica preservacionista para as presentes e futuras gerações. O trabalho se propõe a discutir forma preliminar a relevância que a abordagem cultural e científica da relação homem-natureza pode ser utilizado na educação ambiental nos primeiros ciclos de ensino, em especifico no ensino fundamental.

Palavras-chave


Interdisciplinariedade. História natural. Gestão ambiental.

Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, B. P. As relações do homem e a natureza e crise sócio ambiental. Monografia (Conclusão de curso em Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico de Laboratório de Biodiagnóstico em Saúde), Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rio de Janeiro, RJ. 2007. Disponível em: . Acesso em 09/04/2015, às 12h20min.

BRASIL. Lei nº 9.975/99 - Lei da Educação Ambiental. Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=321. Acesso em 15/10/2016, às 17h00min.

CARVALHO, I. C. de M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004, 256 p.

GONÇALVES, J. C. O homem e a natureza: uma relação conflitante ao longo da História. Revista Multidisciplinar da UNIESP, nº 06 - Dez.2008 Disponível em: http://www.inbs.com.br/ead/Arquivos%20Cursos/SANeMeT/HOMEM-NATUREZA%20-%20UMA%20RELA%23U00c7%23U00c3O%20CONFLITANTE%20AO%20LONGO%20DA%20HIST%23U00d3RIA.pdf. Acesso em 03/09/2018, às 20h29min.

LIMA, G. C. Questão ambiental e educação: contribuições para o debate. Ambiente e Sociedade. [online], n.5, pp.135-153, 1999.

MARTINS, N. A educação ambiental na educação infantil. 2009. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia - Universidade Federal de São Carlos. Centro de Educação e Ciências Humanas.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa Nacional de Educação Ambiental – ProNEA. Coordenação Geral de Educação Ambiental. 3ª Ed. Brasília. 2005.

SILVA, V. A relação entre educação ambiental formal e não formal: Um estudo de caso do parque natural municipal da Taquara e as escolas do entorno. Monografia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense – 2007.

SOUZA, A. G. R; JÚNIOR, S. R. F; SANTOS, L. S. Avaliação da Educação Ambiental no município de Seropédica/RJ. Anais do V Simpósio de Gestão Ambiental e Biodiversidade, ITR/UFRRJ. Três Rios, 2016. Disponível em: https://www.itr.ufrrj.br/sigabi/wp-content/uploads/5_sigabi/Sumarizado/53.pdf. Acesso em: 03/09/2018, às 21h15min.




DOI: https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v5i9.8543



RealizAção - Revista on-line de Extensão e Cultura
ISSN 2358-3401

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.