A Ínteri Jr. e o movimento Empresa Júnior como instrumentos do ecossistema empreendedor do Mato Grosso do Sul

Autores

  • Hermes Moreira Jr. Universidade Federal da Grande Dourados
  • Elis Poli Chiachio Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Renata Ruiz Simas Universidade Federal da Grande Dourados.

DOI:

https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v4i8.7664

Palavras-chave:

Empreendedorismo. Ecossistema. Empreendedor. Movimento empresa júnior.

Resumo

O presente artigo se propõe a discutir como as empresas júniores são relevantes no debate sobre ecossistemas empreendedores. Como foco teremos a Ínteri Jr., Empresa Júnior do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Através da apresentação de sua trajetória institucional e de consultorias prestadas, abordaremos o funcionamento do Ecossistema Empreendedor do Mato Grosso do Sul. O movimento empresa júnior no estado começou de fato em 2012, com a caracterização da Ínteri Jr. como sendo a primeira empresa júnior na região a atuar em rede. Após sua fundação, outros universitários de outros cursos foram inspirados e novas empresas júniores começaram a surgir dentro dessa mesma perspectiva, o que levou à fundação da Federação de Empresas Júniores do Mato Grosso do Sul. Nesse contexto será apresentado que, a economia tradicional da região não deve ser tomada como fator limitante das possibilidades de desenvolvimento econômico e as empresas júniores do estado vieram justamente para potencializar este desenvolvimento de forma acessível e de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hermes Moreira Jr., Universidade Federal da Grande Dourados

Professor da Faculdade de Direito e Relações Internacionais na Universidade Federal da Grande Dourados (FADIR-UFGD). Doutor em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). É orientado da Ínteri Jr.

Elis Poli Chiachio, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Foi membro da Diretoria da Federação de Empresas Juniores do estado de Mato Grosso do Sul (FEJEMS)

Renata Ruiz Simas, Universidade Federal da Grande Dourados.

Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Grande Dourados (FADIR/UFGD). Foi membro da Confederação Brasileira de Empresas Júniores/Brasil Júnior

Referências

BRAGA MARTES. Ana Cristina. Weber e Schumpeter: a ação econômica do empreendedor. Revista de Economia Política. vol.30 no.2 São Paulo, 2010.

BRASIL JUNIOR. Censo & Identidade 2016. São Paulo: Confederação Brasileira das Empresas Júniores, 2017. Disponível em: http://brasiljunior.rds.land/censo-identidade-relatorio-2016. Acesso em 06 de setembro de 2017.

CAVALCANTI, Glauco; TOLOTTI, Márcia. Empreendedorismo, decolando para o futuro: as lições do voo livre aplicadas ao mundo corporativo. Rio de Janeiro: SEBRAE, 2012.

DELA COLETA, José Augusto. A escala de lócus de controle interno-externo de Rotter: um estudo exploratório. Arquivos Brasileiros de Psicologia, ISOP/FGV, v.31, n.4, 1979.

ENDEAVOR BRASIL. O que é Empreendedorismo? Disponível em: <https://endeavor.org.br/tudo-sobre/empreendedorismo/> Acesso em 20 nov.2017.

ISENBERG. Daniel. The Entrepreneurship Ecosystem Strategy as a New Paradigm for Economic Policy: Principles for Cultivating Entrepreneurship. May 11, 2011.

MARTINELLI, Joacir. Locus de controle. Disponível em: < http://www.duomoeducacao.com.br/Lideranca/locus-de-controle.html>. Acesso em 20 nov. 2017.

PINCHOT III, Gifford. Intrapreneuring: why you don't have to leave the corporation to become an entrepreneur. New York, Harper & Row, 1985.

SCHUMPETER, Joseph. Capitalismo, Socialismo e Democracia. Rio de Janeiro: Editora Fundo de Cultura, 1961.

UFGD. Plano de Desenvolvimento Institucional 2013-2017. Pró-Reitoria de Avaliação e Planejamento de Universidade Federal da Grande Dourados, 2014. Disponível em: http://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/ADMINISTRACAO-UFGD/PDI%20UFGD%202013_2017.pdf. Acesso em: 06 de setembro de 2017.

Downloads

Publicado

2017-12-22

Como Citar

Moreira Jr., H., Chiachio, E. P., & Simas, R. R. (2017). A Ínteri Jr. e o movimento Empresa Júnior como instrumentos do ecossistema empreendedor do Mato Grosso do Sul. Revista on Line De Extensão E Cultura - RealizAção, 4(8), 98–112. https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v4i8.7664

Edição

Seção

Artigos