Avaliação de riscos ergonômicos durante o trabalho odontológico: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v4i7.7256Palavras-chave:
Postura. Riscos ergonômicos. Saúde ocupacional. Segurança do trabalho.Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar a percepção e o discurso sobre ergonomia, bem como os principais problemas de postura durante o atendimento odontológico de um cirurgião dentista. Para análise da percepção e discurso do cirurgião-dentista foi utilizado o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP), juntamente com a análise do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC); para levantamento da ocorrência de desconforto/dor utilizou-se o diagrama de Corlett e observações e registro fotográfico da condição de trabalho do profissional durante o atendimento. No entanto, foi verificado que o profissional reconhece os riscos ergonômicos e as medidas preventivas e mitigadoras, porém o mesmo não as coloca em prática efetivamente. Além disso, foi verificado que o cirurgião-dentista já apresenta infortúnios, principalmente na região cervical, ombros e pernas, e pescoço e punho esquerdos. As observações das imagens indicaram que o profissional, muitas vezes, se esquece dos princípios ergonômicos e acaba adotando posturas inadequadas e de risco para sua saúde. Com isso, constatou-se que a utilização de ferramentas variadas também permitiu fazer uma análise criteriosa do atendimento odontológico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
18/07/2017
Como Citar
Tonello, L. C. G., & Carvalho, E. M. de. (2017). Avaliação de riscos ergonômicos durante o trabalho odontológico: um estudo de caso. RealizAção, 4(7), 120–144. https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v4i7.7256
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista aceitam as normas de publicação, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica, desde que a publicação não tenha fins comerciais.