INFLUÊNCIAS E CONHECIMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS NO IFMS CAMPUS PONTA PORÃ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i20.17838

Palavras-chave:

Educação, Ações Afirmativas, Negros

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a perspectiva da comunidade acadêmica e externa com relação ao Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - NEABI, bem como os efeitos das ações entre discentes e servidores, ao identificar os artifícios inerentes ao NEABI, determinando pontos que devem ser considerados para articular e desenvolver a educação das relações étnico-raciais, visando gerar conhecimentos para aplicação prática e à solução de problemas específicos por meio de temáticas étnico-raciais e o quanto às funções do NEABI são difundidas dentro do IFMS — Campus Ponta Porã além de contribuir com diversidade cultural, étnica, linguística e da socio biodiversidade afro-brasileira e indígena que são consideradas patrimônio material e imaterial da sociedade brasileira. Para o desenvolvimento do estudo realizou-se uma pesquisa bibliográfica e entrevistas com a comunidade, durante as palestras da Semana da Consciência Negra, o questionário foi constituído de questões sobre o NEABI e suas funções Como resultado após a aplicação do questionário, foram geradas informações primordiais para conscientizar as pessoas sobre crimes raciais, diminuir as diferenças e exterminar discursos de ódio presente na sociedade, além de mobilizar a comunidade acadêmica e a sociedade para atos de nobreza e conhecimento sobre o Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígenas (NEABI).

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Biografia do Autor

Josianny Limeira Figueira, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2006), Licenciatura em Letras - Português, pela Universidade Católica Dom Bosco (2019) e mestrado em Zootecnia (Ciência Animal), pela Universidade Estadual de Maringá (2009). Atualmente é direção e administração, instituto federal de do Instituto Federal de Roraima e professor ensino básico técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Ciências Agrárias, atuando principalmente nos seguintes temas: agronegócio, sustentabilidade agropecuária, criação de animais, plantio, transgênicos, bovinocultura leiteira, animais silvestres, manejo, mão-de-obra rural, patologia animal, agricultura, e agropecuária.

João Batista Alves de Souza , Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS

Possui Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2007), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2010) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2021). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS - Campus Dourados. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Educação de Jovens e Adultos (EJA-PROEJA) e Educação a Distância (EaD). Ganhador do Prêmio Capes de melhor Tese em Geografia - Edição 2022. Realiza Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade de Brasília - UnB.

Ana Paula Macedo Cartapatti Kaimoti , Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS

É professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS). Realizou estágio pós doutoral (2014-2016) no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina, como bolsista do PNPD/CAPES, na linha de pesquisa Diálogos Culturais. É doutora (2007) e mestre (2003) em Teoria da Literatura pelo programa de pós-graduação em Letras da Universidade Estadual Paulista, Unesp-Ibilce.

Janaína Oliveira Galvão, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Graduação em andamento em Agronegócio.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, IFMS, Brasil.

Tainá Dutra da Luz, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Agronegócio pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul(2022). Tem experiência na área de Administração.

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Figueira, J. L., Souza , J. B. A. de, Kaimoti , A. P. M. C., Galvão, J. O., & Luz, T. D. da. (2023). INFLUÊNCIAS E CONHECIMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS NO IFMS CAMPUS PONTA PORÃ. Revista on Line De Extensão E Cultura - RealizAção, 10(20), 64–87. https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i20.17838

Edição

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Artigos