OS DESAFIOS DO TRATO COM AS QUESTÕES DA SEXUALIDADE POR PARTE DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i20.17754

Palavras-chave:

Formação docente, Direito das crianças, Educação sexual na infância

Resumo

A Educação Infantil, definida como primeira etapa da Educação Básica na Lei de Diretrizes e Bases da Educação - Lei nº 9.394, atende as crianças de 0 a 5 anos, cidadãs e cidadãos de direitos. Nessa perspectiva, compreende-se que abordar a temática da sexualidade na Educação Infantil é fundamental para a segurança das crianças. Todavia, para que tal tema seja tratado, o conhecimento científico acerca das questões da sexualidade precisa ser garantido às/aos docentes. Sendo assim, este  artigo teve como objetivo geral analisar os desafios do trato com as questões da sexualidade por parte de docentes da Educação Infantil. Os objetivos específicos foram: investigar as concepções da sexualidade em seus aspectos conceituais, históricos e culturais; explicitar sobre os debates acerca da sexualidade no contexto da Educação Infantil; problematizar os desafios das/os docentes com as questões da sexualidade na conjuntura atual. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica e documental. Os resultados mostraram que em um mundo moderno e inovador, com várias possibilidades advindas de uma tecnologia cada vez mais presente na vida de todas e todos, falar da educação sexual infantil ainda continua um assunto muitas vezes negado e, quase sempre, julgado como inadequado pela sociedade atual. Também ficou evidenciado que a temática da sexualidade permanece ausente na formação inicial e continuada de docentes. Concluiu-se, assim, que precisa existir um movimento em busca do direito à formação na temática, para que se possa assistir a efetiva mudança no trato das questões da sexualidade, com as crianças, na Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Míria Izabel Campos, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/1985),  Especialização em Psicologia Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS/1996), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/2010) e  Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/2018). É Professora Adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados, lotada na Faculdade de Educação (FAED), na qual ministra as seguintes disciplinas: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem (nas diversas Licenciaturas da UFGD), Métodos e Técnicas de Pesquisa, Pesquisa em Educação, Trabalho de Graduação I, Trabalho de Graduação II e Educação e Relações de Gênero. Atualmente é membro titular da Comissão Permanente de Pesquisa da FAED/UFGD. Também participa como membro suplente do Núcleo de Estudos de Diversidade de Gênero e Sexual (NEDGS) da UFGD e, ainda, como membro titular da Comissão Especial de Curso de Especialização (COESCE) e da Comissão de Autoavaliação dos Cursos de Graduação da FAED. Realiza estudos e pesquisas na temática gênero, sexualidade e educação infantil, utilizando a abordagem (auto)biográfica em suas interfaces com o campo educativo, dando ênfase nos trabalhos com  formação de professoras. É Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Processo Civilizador (GPEPC).

 

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Presidência da República. 5 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: 31 mar. 2023.

BRASIL. LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990. Dispõe sobre o Estatuto da

Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm Acesso em: 31 mar. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 31 mar. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de

Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

Brasília, DF: MEC, 2009. Disponível em: http://www.seduc.ro.gov.br/portal/legislacao/RESCNE005_2009.pdf Acesso em: 31 mar. 2023.

CAMPOS, Míria Izabel Campos. Memórias de Infância de Professoras da Educação Infantil: gênero e sexualidade. 2010, 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados/MS, 2010.

CAMPOS, Míria Izabel; SARAT, Magda. “É uma menina!”: marcas da educação feminina e relações de gênero na família. Perspectivas em Diálogo, Naviraí, v. 08, n. 17, p. 235-253, maio/ago. 2021.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: A vontade de saber. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque. 19. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2009.

FURLANI, Jimena. Educação sexual na sala de aula: relações de gênero, orientação sexual e igualdade étnico-racial numa proposta de respeito às diferenças. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

FINCO, Daniela. Relações de gênero nas brincadeiras de meninos e meninas na educação infantil. Pro-posições. Campinas: v.14, n.3 (42), set./dez. 2003.

FINCO, Daniela. Brincadeiras, invenções e transgressões de gênero na educação infantil. Revista Múltiplas Leituras. v. 3, n. 1, p. 119-134, jan. jun. 2010.

KUHLMANN, Moysés Jr. FERNANDES, Rogério. Sobre a história da infância. In: FARIA FILHO, Luciano Mendes (org.). A Infância e sua Educação: materiais, práticas e representações (Portugal e Brasil). Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

LOURENÇÃO, Juliana da Silva; CAMPOS, Míria Izabel. Gênero, Sexualidade e

Educação Infantil: formação e práticas pedagógicas de professoras. 2018. 53 f.

Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD, Dourados/MS, 2018.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

LOURO, Guacira Lopes. Educação e docência: diversidade, gênero e sexualidade.

Form. Doc. Belo Horizonte, v. 3, n. 4, p. 62-63, jan/jul. 2011.

MACEDO, Edilaine de Mello; CAMPOS, Míria Izabel. Educação Infantil, gênero e sexualidade: estudo com meninas e meninos - Indápolis/MS. Anais do 3º Congresso de Educação da Grande Dourados. Dourados/MS, 2017.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, v. 2 n. 16, p. 5-22, julho/dezembro. 1995.

SARAT, Magda; CRUZ, Gislaine Azevedo da. A criança e sua educação: história e cultura contemporânea. In: SARAT, Magda; TROQUEZ, Marta Coelho Castro; SILVA, Thaise da (orgs.) Formação docente para a educação infantil: experiências em curso. Dourados, MS: Ed. Universidade Federal da Grande Dourados, 2018.

TORRES, Janaina Dorneles; CAMPOS, Míria Izabel Campos. Gênero e sexualidade nas práticas cotidianas da Educação Infantil – Itaporã – MS. In: CORDEIRO, Maria

José de Jesus Alves; LANDA, Beatriz dos Santos; DIALLO, Cíntia Santos (orgs.) Diversidade na educação: desafios para a produção do conhecimento na formação

inicial. Dourados, MS: Editora UEMS, 2021.

XAVIER FILHA, Constantina. Educação sexual na escola: o dito e o não-dito na relação cotidiana. Campo Grande. 1998. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Mato Grosso do Sul-UFMS,: Ed. UFMS, 2000.

XAVIER FILHA, Constantina. Educação para a sexualidade e gênero na infância. In: SARAT, Magda; TROQUEZ, Marta Coelho Castro; SILVA, Thaise da (orgs.) Formação docente para a educação infantil: experiências em curso. Dourados, MS: Ed. Universidade Federal da Grande Dourados, 2018.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

Campos, M. I. (2023). OS DESAFIOS DO TRATO COM AS QUESTÕES DA SEXUALIDADE POR PARTE DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista on Line De Extensão E Cultura - RealizAção, 10(20), 45–63. https://doi.org/10.30612/realizacao.v10i20.17754

Edição

Seção

Artigos