História da Escola SEI - Serviço de Educação Integral em Dourados–MS: A voz da comunidade escolar

Autores

  • Luana Tainah Alexandre Braz Universidade Federal Da Grande Dourados https://orcid.org/0000-0002-8619-4779
  • Suzana Santos Pires Universidade Federal da Grande Dourados
  • Magda Sarat Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.30612/realizacao.v8i16.15134

Palavras-chave:

História da Instituição. Educação. Memória. História Oral.

Resumo

O presente artigo propõe compreender a instituição escolar como um espaço capaz de proporcionar múltiplas experiências, e também refletir sobre o modo como a estrutura da escola está relacionada ao desenvolvimento social, político e pessoal dos indivíduos em sociedade. Assim, consideramos a história e a memória de uma instituição escolar, desde sua infraestrutura até os espaços educativos mais subjetivos, e as relações estabelecidas com seus participadores. Para tanto, elegemos a Escola Serviço de Educação Integral - SEI, fundada em 1980 e até o presente continua atuante na História da Educação do município de Dourados e região. Metodologicamente realizamos leituras de referências desta temática, coleta e análise documental nos arquivos da escola, tal como o uso da técnica de entrevistas por meio da história oral, com indivíduos que atuaram/atua ou estabelecem algum tipo de relação com a trajetória da instituição, no intuito de mapear a trajetória da referida escola como lugar físico, social e também compreender, o que ela representa para o campo da educação nestes quase 40 anos de formação. Compreendemos que o conceito de instituição, a partir do cotidiano da Escola SEI e dos relatos obtidos, abarca uma escola responsável e preocupada com uma formação de qualidade para as gerações e vem construindo um legado histórico, familiar e social pois na percepção da escola o que educa não é só o lado instrucional, mas também o progresso pessoal e social de cada indivíduo que por ali passa.

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Biografia do Autor

Luana Tainah Alexandre Braz, Universidade Federal Da Grande Dourados

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Grande Dourados. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduaçãos em Educação. E, integrante do Grupo de Pesquisa Educação e Processo Civilizador.

Suzana Santos Pires, Universidade Federal da Grande Dourados

Discente do Curso de Pedagogia da UFGD.

Magda Sarat, Universidade Federal da Grande Dourados

Docente da Universidade Federal da Grande Dourados

 

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Publicado

2021-12-16

Como Citar

Alexandre Braz, L. T., Pires, S. S., & Sarat, M. (2021). História da Escola SEI - Serviço de Educação Integral em Dourados–MS: A voz da comunidade escolar . Revista on Line De Extensão E Cultura - RealizAção, 8(16), 111–131. https://doi.org/10.30612/realizacao.v8i16.15134

Edição

Seção

Artigos