Diagnóstico do processo de aquisição da merenda através do PNAE em municípios da Região Noroeste do RS

Daniela Schmitt Bobato, Cláudia Solange de Moura, Luiz Lyra Acosta Paz, Josvaldo Medeiros de Melo, Danni Maisa da Silva, Júlio Cesar Grasel Cezimbra, Karuany Dorneles da Rosa, Douglas Gabriel Wiedthauper, Marciel Redin, Divanilde Guerra, Robson Evaldo Gehlen Bohrer

Resumo


Objetivou-se realizar um diagnóstico da aquisição da merenda escolar através do PNAE em municípios da Região Noroeste do Rio Grande do Sul. Foram aplicados questionários nos órgãos de compra e controle do PNAE, em escolas municipais e estaduais. Os resultados indicam que os seguintes percentuais dos alimentos destinados à alimentação escolar foram adquiridos da agricultura familiar: 40%, na rede municipal de ensino de Santo Augusto e 30,23% na rede estadual, em 2015/1; 64,91% na rede municipal de Três Passos e 40,12% na rede estadual, em 2014; 30% na rede municipal de Redentora e 23% na rede estadual, em 2015/1. Embora ainda haja dificuldades associadas ao PNAE, o programa contribui para a valorização da agricultura familiar e possibilita a inserção deste setor em processos de comercialização de alimentos destinados à merenda escolar em âmbito local ou regional.


Palavras-chave


Alimentação escolar. Agroecologia. Políticas Públicas.

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DOI: https://doi.org/10.30612/realizacao.v7i13.11872

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