Relato de experiêcia: roda de tereré para adolescentes na Unidade Básica de Saúde (UBS) - Vila Vieira

Lavínia dos Santos Chagas, Rayssa Kelly de Souza Chaves, Thais Nunes Mendonça, Nicole Guedes Maia, Laryssa Yanel Escobar Cañete, Ana Paula Dossi de Guimarães e Queiroz

Resumo


A atenção primária à saúde tem como estratégia prioritária a Saúde da Família, que busca promover a qualidade de vida da população brasileira e intervir em fatores determinantes da saúde. Considera-se esta como um todo e não somente a ausência de doenças. Com o objetivo de contribuir para o maior alcance possível da população adscrita e dessa forma, obter melhores resultados, a disciplina Atenção à Saúde da Comunidade, permitiu o aporte dos acadêmicos do 2º ano do curso de medicina da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), para a realização de visitas domiciliares na região de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) pré-determinada e concluir com uma intervenção. Este relato discorre sobre a intervenção executada na UBS Vila Vieira da cidade de Dourados – MS, que se consistiu em uma roda de conversa direcionada para jovens da região com a intenção de abordar temas do cotidiano dessa faixa etária, como saúde mental, sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis. Tal ação teve como foco principal sanar as dúvidas concernentes às temáticas citadas, a fim de informar e contribuir para a promoção de saúde dessa faixa etária.


Palavras-chave


Saúde da comunidade. Atenção primária à Saúde. Adolescentes. Educação Médica.

Texto completo:

PDF

Referências


AYRES, J.R.C.M. et al. Caminhos da integralidade: adolescentes e jovens na Atenção Primária à Saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 16, n. 40, p. 67-82, 2012.

COSTA, M.C.O.; BIGRAS, M. Mecanismos pessoais e coletivos de proteção e promoção da qualidade de vida para a infância e adolescência. Ciência & Saúde Coletiva, v. 12, p. 1101-1109, 2007.

DOS SANTOS, C.C; RESSEL, L.B. O adolescente no serviço de saúde. Adolescência e Saúde, v. 10, n. 1, p. 53-55, 2013.

FERRARI, R.A.P; THOMSON, Z.; MELCHIOR, R. Adolescência: ações e percepção dos médicos e enfermeiros do Programa Saúde da Família. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 12, p. 387-400, 2008.

FERRARI, R.A.P; THOMSON, Z.; MELCHIOR, R. Atenção à saúde dos adolescentes: percepção dos médicos e enfermeiros das equipes da saúde da família. Cadernos de saúde pública, v. 22, p. 2491-2495, 2006.

RUZANY, M.H. Atenção à saúde do adolescente: mudança de paradigma. Saúde do Adolescente, 2008.




DOI: https://doi.org/10.30612/realizacao.v7i14.11263

URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/

RealizAção - Revista on-line de Extensão e Cultura
ISSN 2358-3401

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.