Avaliação dos efeitos da arborização nas variáveis de temperatura e umidade relativa do ar na cidade de Manicoré, Amazonas, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55761/abclima.v32i19.16453

Resumo

A expansão da área urbana de Manicoré-AM, devido o aumento populacional, tem impulsionado o desmatamento na região. Com isso, a redução constante de corpos arbóreos implica em alterações meteorológicas significativas, tais como o aumento da temperatura e a diminuição da umidade. Logo, o objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da arborização no comportamento da temperatura do ar e umidade relativa do ar em ambiente interno de diferentes tipos de casas na cidade de Manicoré-AM. Os dados foram coletados em Dezembro/2021, Janeiro/2022 (período chuvoso), Junho e Julho/2022 (período seco) por oito termo-higrômetros. Estes operaram mensalmente, fazendo leituras das variáveis a cada 10 minutos. A dinâmica das médias horárias da temperatura e umidade relativa do ar para os períodos chuvoso e seco, foram exibidas em gráficos de linha. Além disso, foi empregado o teste não paramétrico de Mann-Whitney (α = 0,05) para comparar a distribuição de cada variável em função das áreas arbórea e não-arbórea para cada período hidrológico. Com isso, verificou-se que, durante o período chuvoso, a temperatura no interior da casa de madeira não se difere entre as áreas. Já a umidade não se difere apenas para a casa de laje. No período seco, a casa de madeira também não apresentou diferença estatisticamente significativa na temperatura em termos das áreas. Já com relação à umidade, todas as casas apresentaram diferenças. De modo geral, nas áreas arbóreas, a mediana da temperatura, para cada tipo de casa, é sempre menor que a das áreas não-arbóreas e a umidade do ar se revela sempre maior. Assim, áreas arborizadas podem promover um ambiente mais adequado para o ser humano, pois favorecem temperaturas menos elevadas e maiores níveis de umidade, quando comparadas com áreas desprovidas de corpos arbóreos.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hilma Magalhães de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Amazonas ? UFAM (2019) e Especialista em Gestão Ambiental pela Faculdade Única de Ipatinga/Instituto Prominas (2020), integrante do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Direitos Humanos e Educação ? NEPDHE do Instituto de Educação Agricultura e Ambiente ? IEAA/UFAM, Campus Humaitá-AM. Atualmente é mestranda no programa de pós-graduação em Ciências Ambientais do Instituto de Educação Agricultura e Ambiente ? IEAA/UFAM.

Juliane Kayse Querino, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutora em Física Ambiental (2017) pelo programa de Pós-Graduação em Física Ambiental da Universidade Federal do Mato Grosso-UFMT. Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (2003), onde trabalhou com os dados de radiação solar do projeto LBA comparando o comportamento desta variável em área de pastagem. Em junho de 2006 concluiu o curso de mestrado em meteorologia, também pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, onde dissertou sobre "Caracterização do vento e estimativa do potencial eólico para a região de Tabuleiros Costeiros (Pilar - AL, Brasil)". No período de Julho de 2007 a Março de 2008, trabalhou no Escritório do LBA - INPA sob a orientação do Dr. Theotonio Pauliquevis, na realização do EUCAARI (European Integrated project on Aerosol Cloud Climate and Air Quality interactions) e do projeto Instituto do Milênio ?Integração de abordagens do ambiente, uso da terra e dinâmica social na Amazônia: as relações homem-ambiente e o desafio da sustentabilidade ? MilênioLBA2?, na componente 7, de Aerossóis e Precipitação, atuando em cooperação com o prof. Dr. Paulo Artaxo, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. No ano de 2008, ministrou as aulas das disciplinas de Laboratório de Física I e II na Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Campus Humaitá. Em 2009 foi aprovada e admitida como professora assistente no curso de engenharia ambiental na Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Campus Humaitá.

Pericles Vale Alves, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Atualmente é aluno de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Calos. Mestre em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Amazonas (2020). Possui especialização em Ensino de Física pela Universidade Cândido Mendes (2016). Graduado em Matemática e Física pela Universidade Federal do Amazonas (2013). Professor Assistente I da Universidade Federal do Amazonas no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente. Trabalha com monitoramento do índice ultravioleta na mesorregião sul do Amazonas e desenvolve também pesquisas com instrumentação de baixo custo para medir variáveis meteorológicas e divulgação científica em ensino de ciências: matemática e física.

Caio Henrique Pagani, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Engenheiro Ambiental, graduado pela Universidade Federal do Amazonas (2015), Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Geotecnologias aplicadas em Inundações) pela Universidade Federal de Rondônia (2017), especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Única de Ipatinga (2020), especialista em Geoprocessamento e Georreferenciamento de Imóveis Rurais e Urbanos pela Universidade Cândido Mendes (2020). Além disso, é Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste (2007). Tem experiência na área de Engenharia Ambiental, com ênfase em uso de Geotecnologias, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Desenvolvimento Sustentável, Sistema de Informações Geográficas, Bacias Hidrográficas, Cadastro Ambiental Rural (CAR), Regularização Fundiária, Uso e Ocupação do Solo, Planejamento Urbano e Licenciamento Ambiental. Atualmente é Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa PPGEA-UFV (2020-2023).

Carlos Alexandre Querino, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Meteorologista, Prof. Adjunto II da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, vinculado Instituto de Educação Agricultura e Ambiente - IEAA. Possui graduação e mestrado em meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (2003) e (2006), Doutorado em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2016) e Pós-doutorado em Ciências Ambientais pela UFG. Atual como docente no programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais - PPGCA no qual realiza pesquisas no âmbito da interação biosfera-atmosfera na Amazônia e Pantanal. Tem experiência na área de Geociências (Meteorologia), com ênfase em Radiação Solar, Micrometeorologia e Climatologia.

Referências

ALVARES, C. A et al. Köppen's climate classification map for Brazil. Meteorologische Zeitschrift, v. 22, n. 6, p. 711-728, 2013.

ALVES, E. D. L; BIUDES, M. S. Padrões da temperatura do ar e da umidade relativa: estudo de caso no campus de Cuiabá da Universidade Federal de Mato Grosso. Boletim de geografia, Maringá, v. 30, n. 3, p. 5-16, 2012.

AMORIM, M. C. C. T; SANT'ANNA NETO, J. L.; DUBREUIL, V. Estrutura térmica identificada por transectos móveis e canal termal do Landsat 7 em cidade tropical. Revista de Geografia Norte Grande, n. 43, p. 65-80, 2009.

ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. NBR 15220-2. Desempenho térmico de edificações - Parte 2: Métodos de cálculo da transmitância térmica, da capacidade térmica, do atraso térmico e do fator solar de elementos e componentes de edificações. Rio de Janeiro, 2005, 34 p.

CAPUTO, C. R.; AMORIM, M. C. C. T. A formação de ilhas de calor em cidade pequena: o estudo de Osvaldo Cruz/SP/Brasil. Revista Brasileira de Climatologia, Dourados, MS, v. 29, Jul./Dez. 2021.

CARDOSO, R. S; AMORIM, M. C. C. T. Características do clima urbano em Presidente Prudente/SP a partir de dados de temperatura e umidade relativa do ar e técnicas de sensoriamento remoto. Revista Do Departamento De Geografia, v. 28, p. 39-64, 2015.

CORTEZ, M. G. Sistemas sociais de produção da castanha da Amazônia (Bertholletia excelsa Bonpl.) no município de Manicoré/Am. 2011, 142 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente) - Universidade Federal do Amazonas, 2011.

FEITOSA, S. M. R. et al. Consequências da urbanização na vegetação e na temperatura da superfície de Teresina–Piaui. Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, v. 6, n. 2, p. 58-75, 2011.

FERREIRA, N. J.; SANCHES, M.; DIAS, M. A. F. S. Composição da Zona de Convergência do Atlântico Sul em Períodos de El Niño e La Niña. Revista Brasileira de Meteorologia, v.19, n.1, 89-98, 2004.

GAN, M. A. et al. Monção na américa do sul. Chapter, v. 19, p. 297-312, 2009.

GOMES, L. D.; GOMES, J. D.; Hackenberg, A. M. Avaliação do desempenho termoenergético da madeira laminada colada (mlc) como alternativa bioclimática em cobertura residencial. R. gest. sust. ambient., Florianópolis, v. 9, n. esp, p. 345-362, fev. 2020.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Censo demográfico 2010. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/am/manicore/panorama>. Acesso em: 29 de julho de 2021.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Manual Técnico de uso da Terra. Rio de Janeiro, 2013.

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE. Disponível em: <http://www2.dgi.inpe.br/catalogo/explore>. Acesso em: 20 de setembro de 2021.

LOPES, L. C. S.; JARDIM, C. H. Variações de temperatura e umidade relativa do ar em área urbana e rural durante o segmento temporal de inverno de 2011 em Contagem e Betim (MG). Acta Geografica, p. 205-221, 2012.

MARTINS, P. A. S. et al. Balanço hídrico climatológico e classificação climática de Thornthwaite e Mather (1955) para o município de Manicoré, na mesorregião sul do Amazonas. Irriga, Botucatu, v. 25, n. 3, p. 641-655, julho-setembro, 2020.

MEIRELLES, F. D. A. et al. Análise Ambiental e Socioeconômica dos municípios sob influência da rodovia BR-319. Manaus: IDESAM, 2018.

Ministério do Meio Ambiente – MMA. Tabela de municípios prioritários para ações de prevenção, monitoramento e controle do desmatamento. Disponível em: <https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/servicosambientais/controle-de-desmatamento-e-incendios-florestais/pdf/Listagemmunicpiosprioritriosparaaesdepreveno2021.pdf>. Acesso em: 21 de setembro de 2022.

MONTEIRO, F. F.; SILVEIRA, A. L. R. C. D. Uso de dados de Sensoriamento Remoto para identificação de ilhas de calor em Teresina-PI. 5º Seminário Internacional de Planejamento e Gestão Ambiental – URBENVIRON, Brasília, 2012.

MARTINS, P. A. S. et al. Variabilidade espaço-temporal de variáveis climáticas na mesorregião sul do Amazonas. Revista Ibero Americana de Ciências Ambientais, v.10, n.2, p.169-184, 2019.

NÓBREGA, R. S.; LEMOS, T. V. D. S. O microclima e o conforto térmico em ambientes abertos na cidade do recife. Revista de Geografia (Recife), v. 28, n. 1, pág. 93-109, 2011.

NOGUEIRA, C. E. C. et al. Avaliação do conforto térmico nas residências convencional e inovadora do “Projeto CASA”, Unioeste, Campus de Cascavel. Acta Scientiarum. Technology, v. 34, n. 1, p. 3-7, 2012.

PANIZZA A.C.; FONSECA, F.P. Técnicas de interpretação visual de imagens. Revista

GEOUSP – Espaço e Tempo. São Paulo, v.15, n.30, p. 30-43, 2011.

PEDREIRA JUNIOR, A. L. et al. Variabilidade horária e intensidade sazonal da precipitação no município de Humaitá–AM. Revista brasileira de Climatologia, v. 22, 2018.

R Core Team. R:A Langguage and Environment for Statisti‐cal Computing.Vienna, Austria, 2019. disponivel em: https://www.R-project.org/

RIZZI, R.; RUDORFF, B. F. T. Estimativa da área de soja no Rio Grande do Sul por meio de imagens Landsat. Revista Brasileira de Cartografia. São Paulo, v.57, n.3, p. 226-234, 2005.

ROHLEDER, L. A. S. et al. Avaliação de parâmetros ambientais em uma microrregião no sul do estado do Amazonas e suas relações com estresse térmico de bovinos leiteiros. Ciência Animal Brasileira, v. 23, 2022.

SANTOS, J. S. D. et al. Análise das Condições do Campo Térmico em Ambiente Urbano: Estudo de Caso em Campus Universitário (Analysis of Conditions of Thermal Comfort in Urban Environment: a Case Study in University Campus). Revista Brasileira de Geografia Física, v. 4, n. 2, p. 336-353, 2011.

SANTOS, F. D. O; PIMENTEL, M. R. S. Edificações e conforto térmico: a moradia como fonte de aprendizagem. Caminhos de Geografia, v. 13, n. 44, 2012.

SILVA, K. E.; PEREIRA, K. P. Alterações na cobertura vegetal dos municípios do Sul do Amazonas. Anais XII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Goiânia, Brasil. p. 1667 – 1671, 2005.

VIDOTTO, E. et al. Dinâmica do ecótono floresta-campo no sul do estado do Amazonas no Holoceno, através de estudos isotópicos e fitossociológicos. ACTA Amazônica, v. 37, p. 385–400, 2007.

VIEIRA, S. D. O. Efeitos da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) sobre as chuvas da região Sul da Amazônia Brasileira. 2013. Tese (doutorado em Meteorologia) – Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (INPA), Manaus.

Downloads

Publicado

23-01-2023

Como Citar

Magalhães de Oliveira, H., Querino, J. K., Vale Alves, P., Pagani, C. H., & Querino, C. A. (2023). Avaliação dos efeitos da arborização nas variáveis de temperatura e umidade relativa do ar na cidade de Manicoré, Amazonas, Brasil. Revista Brasileira De Climatologia, 32(19), 292–310. https://doi.org/10.55761/abclima.v32i19.16453

Edição

Seção

Artigos