Estudo das ocorrências, similaridades e causas dos eventos extremos de precipitação em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55761/abclima.v32i19.16292

Resumo

Para melhor estudar e entender os eventos extremos de precipitação em Portugal, utilizando análises estatísticas variadas, objetivou-se neste trabalho, identificar e quantificar os eventos extremos (EE) ocorridos nas regiões de Portugal, verificando similaridades/homogeneidades entre os EE, bem como conhecer suas causas climáticas. Para isso, utilizou-se dados de dezoito localidades no período de 1900 a 2017 e as estatísticas SPI, Análise de Agrupamentos e Análises de Ondaletas. A região de Lisboa/Tejo foi a que apresentou maior porcentagem de eventos de seca e maior número de EE de chuvas. Já a região de Algarve foi a que apresentou o menor número de eventos extremos de chuva e de secas, sendo a região com maior número de eventos normais. A partir da Análise de agrupamentos foram identificadas localidades com características semelhantes, as quais formaram os Grupos 1 e 2, indicando que Portugal apresenta duas grandes áreas com EE semelhantes entre si, e distintas entre esses grupos. As causas dos EE com índices de precipitação elevada são caracterizadas pela associação de diferentes escalas temporais, como também a falta delas relaciona-se com os anos de baixos índices pluviométricos.  O Grupo 1 tem como causa climática principal para seus eventos extremos de chuva, a Oscilação Decadal do Pacífico e o Grupo 2, o Dipolo do Atlântico e ciclo de Manchas solares.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Djane Fonseca Da Silva, Programa de Pós-graduação em Meteorologia Instituto de Ciências atmosféricas (ICAT), Universidade Federal de Alagoas - UFAL)

Bacharel em METEOROLOGIA, Profª. Associado III da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Maceió, no Instituto de Ciências Atmosféricas - ICAT, curso de Meteorologia. Coordenadora do Grupo de Pesquisa do CNPq/ UFAL "Estatística aplicada à Meteorologia". Em março de 2010 concluiu Pós-doutorado no Departamento de Ciências Geográficas da UFPE-Recife, tendo tema de estudo Os Impactos climáticos e ambientais sobre disponibilidade hídrica da Bacia hidrográfica do rio São Francisco. Possui Doutorado em Recursos Naturais, na área de Gestão de Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Campina Grande (2009) tendo como área de estudo a Bacia hidrográfica do rio Mundaú (AL e PE). Possui Bacharelado em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (2003) e Mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2005), ambos na área de Meteorologia e Climatologia estatística, tendo como área de estudo o Rio São Francisco. Em 2014 cursou como formação complementar, Paleoclimatologia e Estratigrafia na UFPE. De março 2010 a julho de 2015 foi professora na UFC e de agosto de 2015 a atual, professora na UFAL. Também é Professora e Orientadora na Pós graduação em Meteorologia - PPGMET/UFAL. Tem experiência na área de Geociências, podendo atuar nas seguintes áreas: Climatologia estatística, Estatística aplicada, Impactos climáticos e antrópicos sobre bacias hidrográficas e sobre disponibilidade hídrica, Impactos climáticos sobre meio ambiente, Gestão de recursos hídricos, Recursos hídricos, Variabilidade Climática, Risco climático, Previsão Climática através de estatísticas avançadas, Índices climáticos, Previsão hídrica, Efeito de José e Noé, Índice de Anomalia de Chuva, Análises de Ondaletas, Tendências climáticas e Análise estatística aplicada.

Pedro Fernandes Souza Neto, Pós-graduação em Meteorologia, Unidade Acadêmica de Ciências atmosféricas (UACA/CTRN), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (2019). Mestre em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2022). Doutorando em Meteorologia na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) ingresso em 2022.

Lucas Henrique Santos Rocha, Programa de Pós-graduação em Meteorologia Instituto de Ciências atmosféricas (ICAT), Universidade Federal de Alagoas - UFAL)

Graduado em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com pesquisas e artigos na área de climatologia e estatística aplicada à meteorologia. Oriundo da Escola Estadual Onélia Campelo. Participante no ano de 2017, no qual foi concluído o ensino médio, do Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (PAESPE) ofertado pelo CTEC - Centro de Tecnologia - UFAL.

Henrique Ravi Rocha de Carvalho Almeida, Centro de Ciências Agrárias - CECA. Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduado em Engenharia de Agrimensura pela Universidade Federal de Alagoas (2006), Mestre em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação pela Universidade Federal de Pernambuco (2008), Doutor em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco (2018), tendo como área de concentração, Geologia Sedimentar e Ambiental. Atualmente, leciona na Universidade Federal de Alagoas como Professor Adjunto. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase nos seguintes temas: Agrimensura, Gerenciamento Costeiro e Morfodinâmica Costeira. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq GEIGERCO (Grupo de Estudos Integrados ao Gerenciamento Costeiro) e representante junto à Universidade Federal de Alagoas, do software de Modelagem Costeira SMC Brasil, desenvolvido pelo Instituto de Hidráulica Ambiental (IHCantabria) da Universidade de Cantábria, Espanha.

Fabrício Daniel Silva Santos, Programa de Pós-graduação em Meteorologia Instituto de Ciências atmosféricas (ICAT), Universidade Federal de Alagoas - UFAL)

Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2003), Mestre em Meteorologia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (2006) e Doutor em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2014). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Climatologia, Previsões Climáticas Sazonais e Agrometeorologia. Integra o Grupo de Dinâmica da Atmosfera e Clima (ICAT/UFAL), com foco na pesquisa sobre a técnica de downscaling estatístico de cenários climáticos futuros visando aplicações específicas, previsões sazonais e intra-sazonais utilizando modelagem estatística/estocástica e estimativa de produtividade de culturas por meio de modelagem agrometeorológica.

Heliofábio Barros Gomes, Programa de Pós-graduação em Meteorologia Instituto de Ciências atmosféricas (ICAT), Universidade Federal de Alagoas - UFAL)

Doutor em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2009). Mestre em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (2003) e Graduado em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (2001). Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal de Alagoas, no Instituto de Ciências Atmosféricas, atuando nas disciplinas: Fundamentos de Matemática, Matemática 1 e 2 para Meteorologia, Fundamentos da Meteorologia, Álgebra Linear, Análise Ambiental e Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto na Graduação e Biometeorologia e Sensoriamento Remoto na Pós-Graduação em Meteorologia. Diretor do Instituto de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Alagoas - Gestão 2018/2022 e 2022-2026 (Atual). Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET) - Gestão 2016/2018. Atuou como professor na Unidade Acadêmica de Serra Talhada/UFRPE nas disciplinas de Meteorologia Física e Sinótica, Hidrologia Agrícola e Bioclimatologia. Atuou como professor substituto na UFAL no Curso de Engenharia de Agrimensura, como professor das disciplinas: Cálculo 1, 2, 3, 4, Álgebra Linear, Física e Estatística. Atuou na Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste (SEUNE) como professor de matemática nos cursos de Ciências Contábeis e Administração. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Impactos Climáticos, atuando principalmente nos seguintes temas: Sensoriamento Remoto Aplicado, Evapotranspiração, Bioclimatologia, Meteorologia Física, Meteorologia Sinótica e Climatologia.

Maria José da Silva Lima, Programa de Pós-graduação em Meteorologia Instituto de Ciências atmosféricas (ICAT), Universidade Federal de Alagoas - UFAL)

Atua principalmente nos seguintes temas: spi, variabilidade climática, estatística multivariada e eventos extremos.

Iara Bezerra Cavalcante, I Programa de Pós-graduação em Meteorologia Instituto de Ciências atmosféricas (ICAT), Universidade Federal de Alagoas - UFAL)

Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas(2019). Atualmente é da Universidade Federal de Alagoas.

Referências

ANDREOLI, Rita Valéria; KAYANO, Mary Toshie (2007) A importância relativa do Atlântico Tropical Sul e Pacífico Leste na variabilidade de precipitação do Nordeste do Brasil. Revista Brasileira de Meteorologia, v. 22, n.1, p.63-74.

ANDREOLI, Rita Valéria; KAYANO, Mary Toshie; GUEDES, Roberto Lage; OYAMA, Marcos Daisuke; ALVES, Maria Aparecida Senaubar. (2004) influência da temperatura da superfície do mar dos Oceanos Pacífico e Atlântico na variabilidade de precipitação em Fortaleza, Revista Brasileira de Meteorologia, v.19, n.3, 337-344.

ASHOK, Karumuri; BEHERA, Swadhin; RAO, Suryachandra Anguluri; WENG, Hengyi; YAMAGATA, Toshio. (2007) El Niño Modoki and its possible teleconnection. Journal of Geophysical Research, v.112, p. 1-27, DOI: 10.1029/2006JC003798

BEER, Juerg; MENDER, Werner; STELLMACHER, Rita. (2000) The role of the sun in climate forcing. Quaternary Science Reviews, v.19, p. 403-415.

BLAIN, Gabriel Constantino; KAYANO, Mary Toshie (2011) 118 anos e dados mensais do índice padronizado de precipitação: Série meteorológica de Campinas, Estado de São Paulo. Revista Brasileira de Meteorologia, v.26, n.1, 137 - 148.

BONFIM, Osmar Evandro Toledo; Da SILVA, Djane Fonseca (2017) Identificação de Áreas de precipitação Homogêneas nas Bacias Hidrográficas Aguapeí-Peixe (SP). In: Simpósio Internacional de Climatologia, 7, 2017, Petrópolis.

CHALUB, Fábio Augusto da Costa Carvalho. (2009) The Saros cycle: obtaining eclipse periodicity from Newton's laws. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 1.

CLAUZET, Gabriel.; WAINER, Ilana. (1999) Identificação da variabilidade de baixa frequência em algumas regiões da costa sudeste-nordeste do Brasil. Revista Brasileira Oceanografia, v, 47, n, 1, p, 69-78.

DA SILVA, Djane Fonseca (2009) Análise de aspectos climatológicos, agronômicos, ambientais e de seus efeitos sobre a Bacia hidrográfica do Rio Mundaú (AL e PE). Tese (Doutorado em Recursos Naturais). UFCG, Campina Grande.

DA SILVA, Djane Fonseca (2017) Aplicação de análises de Ondeletas para detecção de ciclos e extremos pluviométricos no Leste do Nordeste do Brasil. Revista Brasileira de Meteorologia, v. 32, n. 2, p. 187 – 198.

DA SILVA, Djane Fonseca; KAYANO, Mary Toshie.; SOUSA, Francisco de Assis Salviano de (2010) Uso de ferramentas estatísticas para acompanhamento climático e prevenção de riscos na Bacia Hidrográfica do rio Mundaú (Brasil). Revista Territorium (Portugal), v. 17, p. 17-26.

DA SILVA, Djane Fonseca; LIMA, Maria José da Silva; SOUZA NETO, Pedro Fernandes; GOMES, Heliofábio Barros; SILVA, Fabrício Daniel dos Santos; ALMEIDA, Henrique Ravi Rocha de Carvalho; PEREIRA, Marcos Paulo Santos; COSTA, Rafaela Lisboa. (2020) Caracterização de eventos extremos e de suas causas climáticas com base no Índice Padronizado de Precipitação Para o Leste do Nordeste. Revista Brasileira de Geografia Física, v. 13, p. 449-464.

DOS SANTOS, Sérgio Rodrigo Quadros; BRAGA, Célia Campos; SANSIGOLO, Clovis Angeli; SANTOS, Ana Paula Paes. (2017) Determinação de Regiões Homogêneas do Índice de Precipitação Normalizada (SPI) na Amazônia Oriental. Revista Brasileira de Meteorologia, v. 32, n.1, p. 111-122. DOI: 10.1590/0102-778632120160013

ECHER, Ezequiel; RIGOSO, Nivaor Rodolfo; NORDEMANN, Daniel Jean Roger; VIEIRA, Luiz Eduardo Antunes; PRESTES, Alan; FARIA, Heloisa Helena. (2003) O número de manchas solares, índice da atividade do sol. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 25, n. 2.

FRAGOSO, Marcelo Henrique Carapito Martinho. (2003) Climatologia das precipitações intensas no sul de Portugal. Tese (Doutorado em Geografia Física)-Universidade de Lisboa, Lisboa.

GERSHUNOV, Alexander; BARNETT, Tim P. (1998) Interdecadal modulation of ENSO teleconnections. Bulletin of the American Meteorological Society, v.79, p. 2715–2725.

GRIM, Alice Marlene (2003) The El Niño Impact on Summer Monsoon in Brazil: Regional Processes versus Remote Influences. Journal of Climate, v. 16, p. 263-280.

GRIM, Alice Marlene (2004) How do La Niña events disturb the summer monsoon system in Brazil? Climate Dynamics, v. 22, n.2-3, p. 123-138.

GRIM, Alice Marlene; BARROS, Vicente R; DOYLE, Moira E. (2000) Climate variability in Southern South America associated with El Niño and La Niña events. Journal of Climate, v. 13, p. 35-58.

GRIM, Alice Marlene; TEDESCHI, Renata G. (2009) ENSO and extreme rainfall events in South America. Journal of Climate, v. 22, p. 1589-1609, 2009.

GROISSMAN, Pavel Ya; KNIGHT, Richard W.; EASTERLING, David R.; KARL, Thomas R.; HEGERL, Gabriele C.; RAZUVAEV, Vyacheslav N. (2005) Trends in intense precipitation in the climate record. Journal of Climate, n.18, p.1326-50.

GUEDES, Roni Valter de Souza; LIMA, Francisco José Lopes; AMANAJÁS, Jonathan Castro; BRAGA, Célia Cunha (2010) Análise em componentes principais da precipitação pluvial no Estado do Piauí e agrupamento pelo método de Ward. Revista de Geografia, Recife, p 218-233.

GUEDES, Roni Valter de Souza; MACEDO, Maria José Herculano; SOUSA, Francisco de Assis Salviano. (2012) Análise espacial de eventos de secas com base no índice padronizado de precipitação e análise de agrupamento, Revista Brasileira de Ciências Ambientais, n23, p 55-65.

GUIMARÃES, Raphael Mendonça; ASMUS, Carmen Ildes Rodrigues Fróes; BURDOF, Alex. (2013) Characterization of population exposure to organochlorines: a cluster analysis application. Revista Brasileira de Epidemiologia, v.16, p. 231-239.

HASTENRATH, Stefan; HELLER, Leon. (1977) Dynamics of climatic hazards in northeast Brazil, Quarterly. Journal of the Royal Meteorological Society, n, 103, v, 435, p, 77-92.

KERR, Richard A. (1996) A new dawn for sun-climate links? Science, Washington, DC, v.271, n.5254, p. 1360-1361.

LINDEMANN, Douglas da Silva; FREITAS, Rose Ane Pereira de; RODRIGUES, Jackson Martins; NUNES, Mateus Dias; PINTO, Luciana Barros (2019). Oscilações decadais da temperatura do ar na América do Sul durante o período de verão austral e suas relações com o Oceano Atlântico Norte. Revista Brasileira de Geografia Física, v.06, n.06, p. 2163-2176.

LOUREIRO, Renata Silva de; SARAIVA, Jaci Maria; SARAIVA, Ivan; SENNA, Renato Cruz; FREDÓ, Amne Sampaio. (2014) Estudo dos Eventos Extremos de Precipitação Ocorridos em 2009 no Estado do Pará. Revista Brasileira de Meteorologia, v.29. n. esp. p. 83-94.

MACEDO, Maria José Herculano; GUEDES, Roni Valter Souza; SOUSA, Francisco Assis Salviano; DANTAS, Fabiane Regina Cunha (2010) Análise do Índice Padronizado de Precipitação para o estado da Paraíba, Brasil. Revista Ambi-Água, Taubaté, v. 5, n. 1, p. 204-214.

MANTUA, Nathan J.; HARE, Steven R.; ZHANG, Yuan; WALLACE, John M.; FRANCIS, Robert C. (1997) Pacific Interdecadal Climate Oscillation with Impacts on Salmon Production, Bulletin of the American Meteorological Society, v. 78, p. 1069-1079.

MARENGO, José Antônio Orsini. (2016) Mudanças climáticas, Condições Meteorológicas Extremas e Eventos Climáticos no Brasil. Disponível em:<http://www.fbds.org.br/cop15/FBDS_MudancasClimaticas.pdf>. Acesso em: 31-08-2017.

MCKEE, Thomas B.; DOESKEN, Nolan J.; KLEIST, John. (1993) The relationship of drought frequency and duration of time scales. In: conference on applied climatology. Preprints: American Meteorological Society, p. 179-186.

MOLION, Luís Carlos Baldicero. Aquecimento global, El Niños, manchas solares, vulcões e Oscilação Decadal do Pacífico. Revista Climanálise, Cachoeira Paulista, v. 3, n. 1, p. 1-5, 2005.

MOREIRA, Elsa E.; MARTINS, Diogo S.; PEREIRA, Luis Santos. (2015). Assessing drought cycles in SPI time series using a Fourier analysis. Nat. Hazards Earth Syst. Sci. 15, 571-585.

OLIVEIRA, Marcos José de; CARNEIRO, Celso Dal Ré; VECCHIA, Francisco Arthur da Silva; BAPTISTA, Gustavo Macedo de Mello. (2017) Ciclos climáticos e causas naturais das mudanças do clima. Terra e Didática, v.13, n.3, p.149-184.

PELLEGRINO, Giampaolo Queiroz; OTAVIAN, Adriano Franzoni; EVANGELISTA, Silvio Roberto Medeiros; ASSAD, Eduardo Delgado; PINTO, Hilton Silveira. (2007) Mapeamento automático do índice da precipitação normalizada (SPI) no Agritempo. In: Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 15, 2007, Aracajú, SBA: Embrapa Tabuleiros Costeiros.

PEREIRA, Susana; ZÊZERE, José Luís; QUARESMA, I., SANTOS, P. P.; SANTOS, M. (2016). Mortality Patterns of Hydro-Geomorphologic Disasters. Risk Analysis, 36(6), 1188-1210. doi:10.1111/risa.12516

PRADO, Luciana Figueiredo. (2010) Oscilação interdecadal do Pacífico e seus impactos no regime de precipitação no Estado de São Paulo. Dissertação (Mestre em Ciências)-Universidade de São Paulo, São Paulo.

ROCKWOOD, Anthony A.; MADDOX, Robert A. (1998) Mesoscale and synoptic scale interactions leading to intense convection: The case of 7 June 1982. Weather and Forecasting, v. 3, p. 51-68.

SANTOS, João Filipe; PULIDO-CALVO, Inmaculada; PORTELA, Maria Manuela. (2010). Spatial and temporal variability of droughts in Portugal. Water Resources Research, 46(3), n/a-n/a. doi:10.1029/2009WR008071

SANTOS, Mónica; FONSECA, André; FRAGOSO, Marcelo; SANTOS, João. (2019) Evolução recente e futura de índices de extremos de precipitação em Portugal Continental. In ÁGUA E TERRITÓRIO: UM TRIBUTO A CATARINA RAMOS. Centro de Estudos Geográficos, IGOT, Universidade de Lisboa. ISBN 978-972-636-279-1. DOI doi: 10.33787/CEG20190005.

SCAFETTA, Nicola. (2010) Empirical evidence for a celestial origin of the climate oscillation and its implications. Journal of atmospheric and solar-terrestrial physiscs. 72 (13): 951-970.

SCAFETTA, Nicola. (2012) Multi-scale harmonic model for solar and climate cyclical variation throughout the Holocene based on Jupiter-saturn tidal frequencies plus the 11-year solar dynamo cycle. Journal of Atmospheric and solar-terrestrial physics. 80: 296-311.

SOUZA, Everaldo Barreiros de; BRABO ALVES, José Maria.; NOBRE, Paulo (1998) Anomalias de precipitação nos setores Norte e Leste do Nordeste brasileiro em associação aos eventos do padrão de Dipolo observados na Bacia do Atlântico Tropical. Revista Brasileira de Meteorologia, v. 13, n. 2, p. 45-55.

TADESSE, Tsegaye; WILHITE, Donald A.; MICHAEL, J. Hayes; HARMS, Sherri K.; GODDARD, Steve. (2005) Discovering Associations between Climatic and Oceanic Parameters to Monitor Drought in Nebraska Using Data Mining Techniques, Journal of Climate, Boston, v.18, p.1541-1550.

TEDESCHI, Richard G. (2013) As influências de tipos diferentes de ENOS na precipitação e nos seus eventos extremos sobre a América do Sul. 2013, 224f. Tese (Doutorado em Meteorologia), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. São José dos Campos.

TORRENCE, Christopher; COMPO, Gilbert P. (1998) A Practical Guide to Wavelet Analysis, Bulletin of American Meteorological Society, 79, 61-78.

ULIANA, Eduardo Morgan; Dos REIS, Edvaldo Fialho; De SOUZA, Adilson Pacheco; SILVA, José Geraldo Ferreira; XAVIER, Alexandre Cândido. (2015) Utilização do Índice de Precipitação Padronizado para a Região Norte do Estado do Espírito Santo. Revista Irriga, Botucatu, v. 20, n. 3, p. 414-428.

UNAL, Yurdanur; KINDAP, Tayfun; KARACA, Mehmet. (2003) Redefining the climate zones of Turkey using cluster analysis. International Journal of Climatology, v. 23, p. 1045–1055.

WENG, Hengyi; LAU, K-M. (1994) Wavelets, period doubling, and time-frequency localization with application to organization of convection over the Tropical Western Pacific. Journal of the Atmospheric Sciences, v.51, n.17, p.2523-2541.

WILMOTT, Cort J.; MATSUURA, Kenji. (2001) Terrestrial Air Temperature and Precipitation: Monthly and Annual Time Series (1950 - 1999), http://climate.geog.udel.edu/~climate/html_pages/README.ghcn_ts2.html.

ZHAI, Jianqing; Su, Buda; KRYSANOVA, Valentina; TOBIAS, Vetter; GAO, Chao; JIANG, Tong. (2010) Spatial variation and trends in PDSI and SPI indices and their relation to streamflow in ten large regions of China, Journal of Climate, v.23, n.3, p. 649- 663.

Downloads

Publicado

02-03-2023

Como Citar

Da Silva, D. F., Souza Neto, P. F., Santos Rocha, L. H., Almeida, H. R. R. de C., Santos, F. D. S., Gomes, H. B., Lima, M. J. da S., & Cavalcante, I. B. (2023). Estudo das ocorrências, similaridades e causas dos eventos extremos de precipitação em Portugal. Revista Brasileira De Climatologia, 32(19), 415–440. https://doi.org/10.55761/abclima.v32i19.16292

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)