Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Brasileira de Climatologia é órgão oficial da Associação Brasileira de Climatologia – ABClima, associação científica sem fins lucrativos. Tem por objetivo divulgar artigos inéditos produzidos por pesquisadores e docentes que atuam na área de Climatologia –Geografia, Meteorologia, Ecologia, Agronomia, Engenharia, Arquitetura. Além da pretensão de ser um veículo de conhecimento e informação, propõe-se a estimular a produção científica dos estudiosos da climatologia e divulgar o estado da arte deste campo do conhecimento.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos originais em conformidade com as Diretrizes para Autores são avaliados em sistema duplo-cego por dois membros do Conselho Editorial Científico e/ou  pareceristas ad hoc. Em caso de correções, o autor tem o prazo de 30 dias para enviar ao editor a versão corrigida. Artigos rejeitados são devolvidos aos autores com as suas devidas justificativas. Em caso de discordância, o autor poderá solicitar, via e-mail, novo parecer ao Conselho Editorial.

Pareceristas não podem ter conflitos de interesse para declarar. Os exemplos a seguir  caracterizam conflito de interesse:  colaboração regular com os possíveis autores em atividades de pesquisa (ex.: publicações), relação orientador/orientado(a), interesse comercial na publicação ou relações de parentesco.

O tempo médio entre submissão e publicação de artigos na Revista Brasileira de Climatologia esta em 12 meses.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

A Revista Brasileira de Climatologia (RBCLima) é uma publicação oficial da Associação Brasileira de Climatologia – ABClima, associação científica sem fins lucrativos. Têm por objetivo divulgar artigos inéditos produzidos por pesquisadores e docentes que atuam na área de Climatologia, Geografia, Meteorologia, Ecologia, Agronomia, Engenharia, Arquitetura e demais áreas correlatas. Além da pretensão de ser um veículo de conhecimento e informação, propõe-se a estimular a produção científica dos estudiosos da climatologia e divulgar o estado da arte deste campo do conhecimento. Atualmente (2012-2016), obteve conceito B1 na área de Geografia e A2 na área de Ciências Ambientais segundo Qualis CAPES. A partir do volume 21 (julho a dezembro de 2017) a RBClima será publicada no modelo Ahead Of Print (AOP), ou seja, os artigos após aprovados e diagramados serão, automaticamente, publicados. As novas submissões também deverão atender às normas com relação à necessidade de ao menos um dos autores do trabalho ser sócio da Associação Brasileira de Climatologia e estar em dia com a anuidade da ABClima.