Análise observacional e de precipitação em uma fazenda experimental na Amazônia Oriental entre 1914 e 1981

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55761/abclima.v34i20.17366

Palavras-chave:

Climatology. Observational meteorology. El Niño. Variability.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar dados de precipitação e observações de ocorrências de trovões, raios e granizo entre 1914 e 1981 na fazenda experimental Taperinha. O estudo realizou estatística descritiva, boxplot para sazonalidade e classificação de eventos de trovões, relâmpagos e granizo. Um total de 54,41% desses eventos teve valores de precipitação anual entre 2.000 mm e 2.500 mm, seguidos de valores entre 1.500 e 2.000 mm para 29,41% dos eventos analisados, e entre 2.500 e 3.000 mm para os demais 8,82% dessas ocorrências e 7,35 % abaixo de 1500 mm de precipitação. Durante 68 anos de coleta de dados em Taperinha, a distribuição das chuvas seguiu um padrão senoidal, com os meses com maiores totais de chuva sendo março e abril, que variaram entre 300 e 433 mm com assimetria negativa. Houve 89 dias em 1914 com céu claro, 54 dias nublados e 144 dias com chuva. O ano do El-Niño de 1915 foi o menos chuvoso (1.249 mm) e 10,4% dos dias foram nublados. Em maio de 1917 houve um evento de granizo, e foram 115 dias com trovões e relâmpagos, incluindo 5 dias com ventos muito fortes. Registros de granizo em Taperinha, associados a eventos anômalos como precipitação de granizo em Juruti e Monte Alegre, também foram divulgados na mídia em 2019, demonstrando padrões de variabilidade, sazonalidade e condições adversas em análises de dados de séries temporais meteorológicas na Amazônia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Leite Reis de Sousa , Universidade Federal do Oeste do Pará – Campus Santarém

Bacharela Interdisciplinar em Ciências da Terra e Graduanda em Ciências Atmosféricas pela Universidade Federal do Oeste do PARÁ UFOPA. Atuou como bolsista-PIBIC nos projetos, Processos Físicos da Troca Gasosa na Interface Agua-ar em lagos da Amazônia e Observations to identify local wind and land cover influences on climate variables and water and heat fluxes in a mixed natural/agricultural region (Edital PVE?s - 2014 - 2º cronograma). Colaboradora do projeto de pesquisa Intitulado ?Biometeorologia Estatística Análise dos modos de variabilidade climática sazonal para a região do Oeste do Pará e seus efeitos na Saúde?, de responsabilidade do Intitulado de Engenharia e Geociências em Junho de 2017.

Lucieta Guerrreiro Martorano, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária / Santarém

Graduação em Meteorologia (UFPA/1982) e Agronomia (UFRA-antiga FCAP/1987). Mestrado em Agrometeorologia (ESALQ/USP/1998) e doutorado em Fitotecnia/Agrometeorologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2007). Foi pesquisadora da Embrapa Solos/RJ entre fevereiro de 1990 a dezembro de 2008, atuando em dois mandatos como Membro do Comitê Técnico Interno (CTI), bem como em projetos de pesquisa em âmbito nacional e internacional. Colaborou na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) de 2007 a 2008, ministrando aulas e participando em coorientações no mestrado em Geomática. Foi membro do Comitê de Organização do Congresso Brasileiro de Ciência do Solo em 2008. Em 2009 foi transferida para Belém para trabalhar como pesquisadora na Embrapa Amazônia Oriental, onde permaneceu até junho de 2016, sendo transferida para Santarém para compor a equipe de pesquisadores do NAPT Médio Amazonas. Em outubro de 2021 foi designada por portaria para assumir a função de supervisora do NAPT-MA. Entre os compromissos assumidos na Amazônia vale destacar a liderança de projetos e participação com líder de planos de ação e atividades (ROBIN/BR, PECUS/PC7; MAPCAST, AgroMet ABC, Projeto IrrigaPote, entre outros), tanto em nível nacional quanto internacional. Foi professora permanente no Curso de Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade do Estado do Pará PPGCA-UEPA em Belém. Atualmente, integra o quadro de professora permanente do Curso de Doutorado da Rede BIONORTE e PPGSND da UFOPA. Tem colaborado como co-orientadora em programas de pós-graduação na ESALQ/USP, UFAM/Manaus e UNESP/Jaboticabal. Colabora como revisora em periódicos indexados em nível nacional e internacional. É consultora "ad hoc" em projetos de pesquisa na Embrapa e CNPq e em bancas de concursos públicos. Tem participado em bancas de mestrado, doutorado, trabalhos de conclusão de curso e salão de iniciação científica. Tem participado também como palestrante em diferentes eventos científicos. Em edital da CAPES/CNPq e Ciências sem Fronteira aprovou bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, onde desenvolveu projetos em parceria em diferentes áreas do conhecimento científico. É presidente do Conselho Curador da FIAM/UFOPA e membro do conselho deliberativo da Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET). Integra a Rede ODS; Embrapa na coordenação do GT Master Sênior. Orienta alunos de iniciação científica/bolsistas PIBIC/CNPq/Embrapa e colabora na orientação de alunos em estágio obrigatório.

Raphael Pablo Tapajós, Universidade Federal do Oeste do Pará – Campus Santarém

Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal do Pará, Santarém (2009), mestrado (2012) e doutorado (2017) em Ciências pela Universidade Federal do Oeste do Pará, com período sanduíche na State University of New York (2016) pelo programa Pesquisador Visistante Especial (PPVE's-CAPES). Atualmente é professor Adjunto do curso de Ciências Atmosféricas na Universidade Federal do Oeste do Pará.

Roseilson Souza do Vale, Universidade Federal do Oeste do Pará – Campus Santarém

Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal do Pará (2002), mestrado (2009) e doutorado (2016) em Clima e Ambiente pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e a Universidade do Estado do Amazonas. Atua profissionalmente como professor do Instituto de Engenharia e Geociências - Curso Ciências Atmosféricas - Campus Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará. Atuando principalmente nos seguintes temas: Hidroclimatologia, Trocas de Fluxos na interface água-ar e Micrometeorologia.

Lucas Vaz Peres, Universidade Federal do Oeste do Pará – Campus Santarém

ossui Graduação em Meteorologia (2010), Mestrado (2012) e Doutorado (2016) em Meteorologia pelo Programa de Pós Graduação em Meteorologia da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, com período sandwich no Laboratório de Atmosfera e Ciclônes (LACY) da Universidade de La Réunion, Ilha de Lá Réunion, França (2015). Atualmente é professor Adjunto A-I da Universidade Federal do Oeste do Pará, na área de Meteorologia. Atua em conjunto com o Laboratório Troposfera, Estratosfera, Radiação Ultravioleta e Ozônio Atmosférico do Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais - CRS/INPE - MCTI e o Laboratório de Ciências Espaciais da Universidade Federal de Santa Maria (LACESM) no desenvolvimento do projeto "Efeitos Secundários do Buraco de Ozônio Antártico sobre o Sul do Brasil, identificando os padrões atmosféricos climatológicos, tanto da estratosfera como da troposfera, além da realização de simulações e modelagem numérica para previsão da ocorrência deste tipo de fenômeno.

David Roy Fitzjarrald, The State University of New York

Bacharel em Física, Universidade de Illinois, Urbana [1965-1969]; Altas Honras, Phi Beta Kappa. Mestre em Meteorologia, Universidade da Califórnia, Los Angeles [1972-1974]. PhD em Ciências Ambientais, University of Virginia, Charlottesville [1975-1980]. meteorologia da camada limite; sistemas eólicos locais; observações de interações floresta-atmosfera; meteorologia tropical.

José Reinaldo da Silva Cabral de Moraes, Universidade Estadual Paulista – Campus Jaboticaba

Doutor e mestre em Agronomia (Produção vegetal) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Jaboticabal. Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Entre julho de 2018 a julho de 2020, atuou como Professor Substituto do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) - Campus Naviraí. É consultor ad-hoc em projetos de pesquisa e colabora como revisor em periódicos nacionais e internacionais. Membro dos grupos de pesquisa do CNPQ: (GAS- Grupo de Estudos em Agrometeorologia), (Restauração Ambiental, Mudanças Climáticas e Valoração de Ativos Naturais), (Recursos Naturais e Tecnologias Agropecuárias) e no grupo (GESP - Grupo de Estudos em Solos e Plantas Cultivadas). Participou de projetos de pesquisas no departamento de Agrometeorologia da Embrapa Amazônia Oriental e da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agrometeorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Agrometeorológica, uso de Técnicas de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, Inteligência Artificial, Geoestatística e Agricultura de Precisão.

Rodrigo da Silva, Universidade Federal do Oeste do Pará – Campus Santarém

Possui Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1997), Mestrado (2000) e Doutorado (2006) em Física também pela UFSM. Seu doutoramento foi realizado em cooperação com a State University of New York (SUNY) dentro do Programa LBA. Em 2005 mudou-se para Amazônia para realizar a coordenação técnica-cientifica dos sítios experimentais do Programa LBA e coordenar o Setor de Treinamento e Educação do LBA em Santarém. Em 2006 tornou-se Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Santarém, PA. Fez parte da equipe que elaborou e implementou o Curso de Graduação de Física Ambiental Licenciatura Plena. Em 2007 fez parte da comissão que elaborou a proposta do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Amazônia (PPG-RNA), aprovado pela CAPES em 2008. Em 2008 fez parte da comissão que elaborou o projeto de criação da Universidade Federal do Oeste do Pará. De 2009 a 2011 assumiu a Coordenação Regional do Programa LBA em Santarém. De 2010 a 2015 foi membro do Comitê Cientifico Internacional do Programa LBA. De 2010 a 2011 foi Diretor de Pós-Graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Em 2011 foi eleito Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciência para o quinquênio 2011-2015. Em 2011 fez parte da comissão que elaborou o projeto do Programa de Pós-Graduação Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPG-SND)? Curso de Doutorado, aprovado pela CAPES em 2012. Foi Coordenador Adjunto do PPG-SND até 2015. Em 2012 e 2014 foi Coordenador do Programa de Graduação em Ciências da Terra (PCdT) da UFOPA. Desenvolve pesquisa em parceria com grupos nacionais da: UFSM, UFPA, MPEG, INPA, INPE, UEA, USP/CENA/ESALQ, UNICAMP e EMBRAPA; e com grupos estrangeiros da: State University of New York (S.U.N.Y.); University of Arizona (UA); Harvard University, University of Washington e University of Cambridge. Sua experiência é na área de Geociências e Física, com ênfase em Micrometeorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: - Física do Clima na Amazônia e sua relação com as mudanças no uso da terra e as mudanças climáticas globais. Seus estudos estão concentrados na região da confluência dos Rios Tapajós, Arapiuns e Amazonas e na região de influencia da BR-163 (FLONA do Tapajós).

Antônio Marcos Delfino de Andrade, Universidade Federal do Oeste do Pará – Campus Santarém

Possui graduação em METEOROLOGIA pela Universidade Federal de Alagoas (2008), Mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (2011) e Doutorado Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2016). Atuou como bolsista FDB/INPA do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, nos Experimentos de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia - LBA. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Micrometeorologia. Atualmente é professor substituto do curso de Ciências Atmosféricas (CA), pertencente ao Instituto de Engenharia de Geociências (IEG) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Referências

ALMEIDA, C. Torres et al. Spatiotemporal rainfall and temperature trends throughout the Brazilian Legal Amazon, 1973–2013. International Journal of Climatology, v.37, p. 2013–2026, 2017.

AMBRIZZI, Tércio; FERRAZ, Simone E. An objective criterion for determining the south atlantic convergence zone. Front. Environ. Sci., v.3, p.23, 2015.

ARAÚJO, Alessandro Carioca et al. Comparative measurements of carbon dioxide fluxes from two nearby towers in a central Amazonian rainforest: the Manaus LBA site. Journal of Geophysical Research-Atmospheres, v. 107, p. 8090, 2002.

ARRAUT, Josefina Moraes et al. Aerial Rivers and lakes: looking at large-scale moisture transport and its relation to Amazonia and to subtropical rainfall in South America. Journal of Climate, v. 25, p. 543 – 556, 2012.

ARRAUT, Josefina Moraes; SATYAMURTY, Prakki. Precipitation and water vapor transport in the southern hemisphere with emphasis on the South. Journal of Applied Meteorology and Climatology, v. 48, p. 1902 – 1912, 2009.

BRASILIENSE, Camila Silva et al. Synoptic analysis of an intense rainfall event in Paraíba do Sul river basin in southeast Brazil. Meteorol. Appl., v. 25, p. 66–77, 2018.

CAVALCANTI, Iracema Fonseca de Albuquerque et al. On the opposite relation between extreme precipitation over west Amazon and southeastern Brazil: observations and model simulations. Int. J. Climatol., 37: 3606-3618. https://doi.org/10.1002/joc.4942 2016.

COUTINHO, Eliane de Castro et al. Climatic variability of precipitation in the Brazilian Amazon basin between 1982 and 2012. Revista Brasileira de Climatologia, Ano 14 – Vol. 22, ISSN: 2237 – 8642, 2018.

CORRÊA, Irene Cristina Pereira; SOUZA, Everaldo Barreiros. Regional Climate Simulations in the Amazon during the rainy season, using REGCM3. Journal of Environmental Analysis and Progress, v. 03, N. 04, p. 386-395, 2018.

DE SOUZA, Everaldo Barreiros et al. Seasonality of precipitation over the Brazilian Legal Amazon: current climate and future projections using the REGCM4 model. Brazilian. Journal of Climatology, v.18. 2016.

FISCH, Gilberto; VENDRAME, Iria; HANAOKA, Paulo Cesar de Melo. Variabilidade Espacial da Chuva durante o experimento LBA/TRMM 1999 na Amazônia. Acta Amazônica, v. 37, p. 585-592, 2007.

FRANCA, Rafael Rodrigues; MENDONÇA, Francisco de Assis. Rainfall in the southern Amazon: variability and extra-regional teleconnections. Franco-Brazilian Geography Magazine – Número 29, Confins, 2016.

SALAZAR-GÁSCON, Ruth Estefania; FERREIRA, Cassia de Castro Martins. Influence of ENOS and AMO between 2003 - 2014 on climate and fire regimes in Gran Sabana, Canaima National Park, Venezuelan Guyana. Brazilian Journal of Climatology, ISSN: 2237 - 8642 - Electronics. 2018.

HOFFMANN, Emerson Luis et al. Rainfall Variability in the Southeast of Pará, Brazil. Brazilian Journal of Physical Geography, v.11, N. 04, p. 1251-1263, 2018.

INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA. Normais Climatológicas do Brasil-INMET. [Brasília, DF]. Disponível em: http://www.inmet.gov.br/normais. Acesso em 12 março, 2019.

LIMBERGER, Leila; SILVA, Maria Elisa Siqueira. Precipitation in the Amazon basin and its association with surface temperature variability in the Pacific and Atlantic oceans: a review. Geousp - Space and Time (Online), v. 20, n. 3, p. 657-675, 2016.

LOUA, René Tato et al. Study on Temporal Variations of Surface Temperature and Rainfall at Conakry Airport, Guinea: 1960–2016. Climate, v. 7, p. 93, 2019.

MARENGO, José Antônio et al. The Drought of Amazonia in 2005. American Meteorological Society. v. 21, n. 3, p. 495 – 516, 2008.

MARENGO, Jose Antônio et al. Future change of climate in South America in the late twenty-first century: intercomparison of scenarios from three regional climate models. Climate Dynamics, v. 35, p. 1073-1097, 2010.

MARTORANO, Lucieta Guerreiro; NECHET, Dimitri.; PEREIRA, Lauro Charlet. Tipologia climática do Estado do Pará: adaptação do método de Köppen. Boletim de Geografia Teorética, v. 23, n. 45-46, p. 307-312, 1993.

MARTORANO, Lucieta Guerreiro et al. Climate conditions in the eastern amazon: Rainfall variability in Belém and indicative of soil water deficit. African Journal of Agricultural Research, v. 12, p. 1801-1810, 2017.

MANTUA, Nathan J. et al. Pacific interdecadal climate oscillation with impacts on salmon production. Bulletin of the American Meteorological Society, v. 78, p. 1069–1079, 1997.

MANTUA, Nathan J.; HARE, Steven R. The Pacific Decadal Oscillation. Journal of Oceanography, v. 58, p. 35–44, 2002.

MORAES, José Reinaldo Silva Cabral et al. Performance of the ECMWF in air temperature and precipitation estimates in the Brazilian Amazon. Theoretical and Applied Climatology, p. 141 - 803-816, 2020.

NEWMAN, Matthew et al. The Pacific Decadal Oscillation, Revisited. Journal of Climate, v. 29, n. 12, p. 4399 – 4427. 2016.

NOAA, Multivariate ENSO index, version 2 (MEI. V2). NOAA Physical Sciences Laboratory (PSL). [Colorado, USA]. Available in: https://psl.noaa.gov/enso/mei. Acesso em 15 Julho de 2020.

NECHET, Dimitri. Thunderstorm Days in the Amazon. Proceedings of the 8° Brazilian Meteorological Congress, Belo Horizonte, v. 1, p. 180 - 183, 1994.

NECHET, Dimitri. Variabilidade diurna de precipitação em Santarém-PA. Boletim de Geografia Teorética, v. 23, N. 45 - 46, p. 144 – 149. 1993.

NECHET, Dimitri. Dias de Trovoadas na Amazônia. In: Congresso Brasileiro de Meteorologia, 1994. Anais [...]. Belo Horizonte, v1, pag. 180-183, 1994.

PAPAVERO, Nelson; OVERAL, William L. Taperinha: History of natural history research carried out on a farm in the Santarém region, in Pará, in the XIX and XX centuries. Paraense Museum Emílio Goeldi, p. 460, 2001.

PEDREIRA JUNIOR, Altemar Lopes et al. Influence of El Niño and La Niña phenomena on seasonality of the relative frequency of rainfall in southern Amazonas mesoregion. Brazilian Journal of Water Resources. ISSN 2318-0331 RBRH, Porto Alegre, v. 25, e. 24, 2020.

PEREIRA, Vagna Costa et al. Influence of El Niño and La Niña Events on Rainfall Precipitation of Mossoró-RN. Knowing Scientific Center - Goiânia, v. 7, N. 12. 2011.

ROCHA, Vinícius Machado et al. Precipitation Recycling in the Amazon Basin: The Role of Moisture Transport and Surface Evapotranspiration. Rev. Bras. meteorology. v.32, N. 3. 2017.

SILVEIRA, Luiz Gustavo Texeira et al. Precipitation and Deforestation Recycling in the Amazon: A Numerical Modeling Study. Rev. Bras. meteorology. v. 32. N. 3. 2017.

SANTOS, Gedinara Paiva et al. Thermal discomfort during the dry season in a city with a tropical rainy climate in the Amazon. Ibero-American Journal of Environmental Sciences, v. 9, N. 6, p. 169 - 179, 2018.

SERRA, A. Climatologia: Trovoadas e Névoa Seca. Boletim Geográfico, Rio de Janeiro, v. 35, n. 255, Out/Nov, p. 142-163, 1977.

SOUSA, Jeane Moreira et al. Evaluation of the WRF Model's Ability to Represent Rainfall in the Amazon Using Different Scales. Revista Brasileira de Meteorologia. v.34, N .2, 2019.

SATYAMURTY, Prakki; NOBRE, Antônio Carlos; DIAS, Pedro Leite Silva. South America. Meteorological Monographs. Boston, M. A.: American Meteorological Society, v. 27, p. 119–139, 1998.

SATYAMURTY, Prakki; ROSA, Marcelo Barbio. Synoptic climatology of tropical and subtropical South America and adjoining seas as inferred from geostationary operational environmental satellite imagery. Int. J. Climatol. v. 40, p. 378 – 399, 2019.

SERRA, Adalberto. Climatology: Thunderstorms and Dry Fog. Geographic Bulletin, Rio de Janeiro, v. 35, n. 255, p. 142-163, 1977.

SILVA, Cassia Camila Silva da et al. Prediction of rays through thermodynamic indices of the atmosphere, in the region of Belém do Pará. Brazilian Journal of Physical Geography, v. 11, N. 04, p. 1186-1201, 2018.

SOUZA, Everaldo B.; AMBRIZZI, Tércio. Pentad precipitation climatology over Brazil and the associated atmospheric mechanisms. Climanálise - Boletim de Monitoramento e Análise Climática, v. 1, 2003.

TRENBERTH, Keven E.; SHEA, Denis J. Atlantic hurricanes and natural variability in 2005. Geophysical Research Letters, v. 33, N. 12, L12704, 2006.

WANZELER, Romero Tiago Sobrinho; MOTA, Maria Aurora Santos; NOGUEIRA, Daniela Santos. Temporal Variability of Precipitation and Available Convective Potential Energy (CAPE) in the Eastern Amazon During the Rain Project. Geosciences Institute Yearbook- UFRJ. ISSN 0101-9759 e-ISSN 1982-3908 – v. 41 – 2, p. 305 - 317, 2018.

WILKS, Daniel; Statistical Methods in the Atmospheric Sciences, v. 10, 3 Ed, p. 704. Academic Press, 2011.

WOLTER, Klaus; TIMLIN, Michael. El Niño/Southern Oscillation behaviour since 1871 as diagnosed in an extended multivariate ENSO index (MEI.ext). Intl. J. Climatology, v. 31, p. 14., 2011.

XIE, Yangyang et al. Period analysis of hydrologic series through moving-window correlation analysis method. Journal of Hydrometeorology, v. 538, p. 278 – 292, 2016.

Downloads

Publicado

01-03-2024

Como Citar

Sousa , E. L. R. de, Martorano, L. G., Tapajós, R. P., Vale, R. S. do, Peres, L. V., Fitzjarrald, D. R., Moraes, J. R. da S. C. de, Silva, R. da, & Andrade, A. M. D. de. (2024). Análise observacional e de precipitação em uma fazenda experimental na Amazônia Oriental entre 1914 e 1981. Revista Brasileira De Climatologia, 34(20), 461–481. https://doi.org/10.55761/abclima.v34i20.17366

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)