Percepção das condições climáticas e o turismo em Alter do Chão, Santarém (PA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55761/abclima.v33i19.16874

Palavras-chave:

Impactos climáticos., Percepção ambiental., Turismo.

Resumo

O presente trabalho visa analisar a percepção do clima e a influência das condições climáticas no turismo em Alter do Chão/PA. Para este estudo, foram utilizados dados de precipitação de Santarém e totais fluviométricos do rio Tapajós, obtidos por meio da Agência Nacional de Águas, no período de 2000 a 2021, e as informações primárias foram obtidas por meio de questionários semiestruturados. A análise dos dados revelou que o índice fluviométrico do rio Tapajós apresenta uma variação mensal com um ciclo anual, registrando valores mínimos em novembro (196,1 mm) e máximos em maio (724,9 mm). Conforme a percepção dos entrevistados, os meses de maior fluxo turístico ocorrem durante a estação seca, uma vez que o principal atrativo da Vila é o segmento de “sol e praia”. Atualmente, a economia da Vila depende na maioria do turismo. E as principais dificuldades para o desenvolvimento do turismo em Alter do Chão são a falta de conscientização dos moradores e visitantes em relação à preservação local, bem como a ausência de saneamento básico. Vale ressaltar que, com uma alteração no ciclo anual, consequentemente haverá um impacto na sazonalidade, a qual tem seus períodos de alta e baixa temporada diretamente influenciados pela dinâmica fluviométrica e pluviométrica. Diante disso, há necessidade de uma estrutura turística organizada e sustentável para reduzir os impactos negativos ao meio ambiente, e possivelmente promover um turismo mais consciente, preservando o meio ambiente e garantir também, o desenvolvimento econômico da região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Vitória Padilha Mendes, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Discente do Bacharelado em Ciências Atmosféricas da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e integrante do grupo de pesquisa de Biometeorologia e Mudanças Climáticas, com atuação na análise dos modos de variabilidade climática sazonal para a região do Oeste do Pará e seus efeitos na saúde e coordenado pela Prof. Dr. Ana Carla Gomes. Possui experiência na área de variação climática e Biometeorologia estatística.

Glauce Vitor da Silva, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA. Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado do Pará - UEPA. Especialista em Educação Ambiental e Uso Sustentável dos Recursos Naturais pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Bacharela em Turismo pela - UFPA. Professora Efetiva, Dedicação Exclusiva, da UFOPA, atuando no ensino, pesquisa e extensão nos cursos de graduação em Administração, Gestão Ambiental e Engenharia Sanitária e Ambiental. Vice coordenadora do Grupo de Pesquisa Núcleo de Administração, Desenvolvimento e Sociedade na Amazônia - N+ADESA. Membro do grupo de Pesquisa Observatório Criminal do Tapajós - OBCRIT. Membro do Grupo de Pesquisa em Ciências Ambientais da UEPA. Docente Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais PPGCA/UEPA (Stricto Sensu), na condição de participante externo. Docente Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Sociedade da PPGCS/UFOPA (Stricto Sensu).

Ana Carla dos Santos Gomes, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Doutora em Ciências Climáticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestra em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é professora Adjunto A-II da Universidade Federal do Oeste do Pará, na área de Meteorologia Aplicada e coordena o grupo de pesquisa Ciências Atmosféricas na Amazônia. Possui experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia, atuando nas seguintes áreas: Biometeorologia (Relação Clima x Saúde Humana), Climatologia Estatística, Mudanças Climáticas, Poluição do Ar, Conforto Térmico e Modelagem Atmosférica, Estatística/Estocástica.

Sarah Suely Alves Batalha, Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará Francisco Coimbra Lobato - EETEPA Santarém.

Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA - 2019) na Área de Concentração Sociedade, Natureza e Desenvolvimento e Linha de Pesquisa Recursos Naturais, Biodiversidade e Bioprospecção na Amazônia. Possui Mestrado em Ciências Ambientais (UEPA - 2014), Especialização em Educação Social para Juventude (UEPA - 2012) e Graduação em Ciências Naturais - Química pela Universidade do Estado do Pará (UEPA - 2010). Atualmente é professora de Química Nivel I Classe A da Eetepa Santarém-PA e docente dos cursos de Farmácia, Engenharias Civil e Elétrica e Pedagogia no Centro Universitário da Amazônia (UNAMA-Santarém), ministrando aulas de Química Geral e Inorgânica, Bioquímica, Química Orgânica, Planejamento e Síntese Molecular/Biotecnologia, Química Analítica Qualitativa e Química Analítica Quantitativa. Os temas mais trabalhados em pesquisa são: Química Atmosférica e Fluxo de Compostos Orgânicos Voláteis, Ciências Ambientais e Educação Ambiental, Interdisciplinaridade, Ensino de Ciências, Educação de Jovens, Unidades de Conservação e Uso e Qualidade da Água.

Gabriel Brito Costa, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Programa de Pós-Graduação em Biociências / Instituto de Biodiversidade e Florestas, Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA.

Arthur Wendell Duarte Silva, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Aluno de Graduação do Bacharelado em Ciências Atmosféricas da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e integrante do Grupo de Pesquisa "Ciências Atmosféricas na Amazônia" (CNPq), com experiência na linha de pesquisa: Climatologia estatística, ozônio, Dinâmica da atmosfera e Biometeorologia.

Rogério Favacho da Cruz, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Professor efetivo da graduação do Curso de Administração do Campus de Alenquer na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), mestrando em Economia Aplicada (2022) e graduado em Administração pela Universidade Federal do Pará (2004), especialista em Gestão Empresarial pelo IESPES (2016). Na Ufopa, exerceu o cargo de Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e presidente da Câmara de Assuntos Econômicos e Financeiros do Conselho Superior de Administração. Foi Coordenador Norte do Fórum dos Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad) da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Possui experiência docente e de coordenação de curso na Educação Superior/IESPES, atuou no Curso de Graduação em Logística como docente e como colaborador em pesquisas voltadas ao Empreendedorismo e Bioclima Aplicado à Logística; tem experiência em disciplinas da área da Administração Pública e Privada, tais como, Gestão das Organizações, Planejamento Estratégico e Mercadológica, dentre outras. Atua desde 2003 na elaboração e análise de projetos; além da gerência comercial com enfoque em sustentabilidade estratégica no terceiro setor. Na gestão privada, atuou na Associação Comercial e Empresarial de Santarém, Iate Clube de Santarém, Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), Grupo Agropalma e Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam). Atualmente, além de Professor do Magistério Superior, também é Conselheiro do Instituto Peabiru, pesquisador, mobilizador de recursos e consultor voluntário para organizações sem fins lucrativos.

Referências

AMELUNG, B.; VINER, D. The vulnerability to climate change of the Mediterranean as a tourist destination. Climate change and tourism: Assessment and coping strategies. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2007.

ANDRADE, J.V. Turismo: fundamentos e dimensões. São Paulo: Ática, 2000. 215 p. Disponível em: http://bds.unb.br/handle/123456789/865. Acesso em: 28 jul. 2023.

ARAUJO, I.; LIMA, A. M.; SANTOS, C. Caracterização hidrogeomorfológica das paisagens componentes da bacia hidrográfica do Rio Tapajós. Enciclopédia Biosfera, v. 11, n. 22, 2015. Disponível em: https://www.conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/1710. Acesso em: 19 jan. 2023.

BALSALOBRE-LORENTE, L. D., DRIHA, O. M., SHAHBAZ, M., SINHA, A. The effects of tourism and globalization over environmental degradation in developed countries. Environmental Science and Pollution Research, v. 27, p. 7130-7144, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s11356-019-07372-4. Acesso em: 30 jan. 2023.

BASTOS, T. X. O estado atual dos conhecimentos das condições climáticas da Amazônia brasileira. 1972.

BECKEN, S. ; WILSON, J. The impacts of weather on tourist travel. Tourism Geographies, v. 15, n. 4, p. 620-639, 2013. DOI: https://doi.org/10.1080/14616688.2012.762541. Acesso em: 25 jul. 2023.

CARVALHO, A. M. P.; GIL-PEREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011. Disponível em: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/1624. Acesso em: 23 mar. 2023.

CARVALHO, L. G. Festa do Sairé de Alter do Chão. Santarém: UFOPA, 2016. ISBN: 9788565791212. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/984. Acesso em: 08 fev. 2023.

CASTRO, D., ROBALINHO, J., BESSA, L., RAMALHO, M., AU-YONG-OLIVEIRA, M. Soluções para o impacto do turismo nas alterações climáticas. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, n. E36, p. 114-126, 2020. Disponível em: https://media.proquest.com/media/hms/PFT/1/32qgH?_s=b5B9vnWBfojRF5dx%2BdSI%2F8OdKIg%3D. Acesso em: 08 fev. 2023.

DEFESA CIVIL. Defesa Civil alerta para chuva forte no Pará. 2009. Disponível em: http://www.defesacivil.gov.br. Acesso em: 08 abr. 2023.

DIAS, J. A. P. A festa do Çairé e a resistência indígena: uma experiência ancestral dos Borari em Alter do Chão, Santarém, Pará. 2019. 223 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7382. Acesso em: 19 mar. 2023.

DROSOS, D.; SKORDOULIS, M. The role of environmental responsibility in tourism. Journal for International Business and Entrepreneurship Development, v. 11, n. 1, p. 30-39, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1504/JIBED.2018.090019. Acesso em: 08 set. 2023.

FERNANDES, R. S., SOUZA, V. J. D., PELISSARI, V. B., FERNANDES, S. T. Uso da percepção ambiental como instrumento de gestão em aplicações ligadas às áreas educacional, social e ambiental. Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquissa em Ambiente e Sociedade, v. 2, n. 1, p. 1-15, 2004. Disponível em> https://anppas.org.br/ii-encontro-associacao-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-ambiente-e-sociedade/#10. Acesso em: 28 abr. 2023.

FREIRE, J. L. M.; LIMA, J. R. A.; CAVALCANTI, E. P. Análise de aspectos meteorológicos sobre o Nordeste do Brasil em anos de El Niño e La Niña. Revista Brasileira de Geografia Física, v. 3, n. 1, p. 429-444, 2011. Disponível em: http://150.165.83.109/enilson/artigos/Enil_2011_n03.pdf. Acesso em: 24 Mar. 2023.

FREITAS, C. R.; SCOTT, D.; MCBOYLE, G. A second generation climate index for tourism (CIT): specification and verification. International Journal of biometeorology, v. 52, p. 399-407, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s00484-007-0134-3. Acesso em: 22 jun. 2023.

GARLET, JULIANA; CANTO-DOROW, THAIS. Percepção ambiental de alunos do ensino fundamental no município de Nova Palma, RS. Revista Monografias Ambientais, vol. 4, 773-785 p. 2011. Disponível em: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1958. Acesso em: 28 abr. 2023.

GOH, C. Exploring impact of climate on tourism demand. Annals of tourism research, v. 39, n. 4, p. 1859-1883, 2012. Disponível em:https://doi.org/10.1016/j.annals.2012.05.027. Acesso em: 27 jun. 2023.

GÓMEZ, M. M. B., ARMESTO, L. X. A., CORS, I. M., MUÑOZ, N. J. Adaptation strategies to climate change in the tourist sector: The case of coastal tourism in Spain. Tourism: An International Interdisciplinary Journal, v. 62, n. 3, p. 293-308, 2014. Disponível em: https://hrcak.srce.hr/129479. Acesso em: 26 jun. 2023.

GÖSSLING, S., PEETERS, P., CERON, J. P., DUBOIS, G., PATTERSON, T., & RICHARDSON, R. B. The eco-efficiency of tourism. Ecological Economics, v. 54, n. 4, pág. 417-434, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ecolecon.2004.10.006 Acesso em: 21 jun. 2023.

GRAY, D. E. Pesquisa no mundo real. Por Alegre: Penso, 2012.

GRIMM, I. J.; ALCÂNTARA, L.; SAMPAIO, C. A. C. O turismo no cenário das mudanças climáticas: impactos, possibilidades e desafios. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 12, p. 01-22, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.7784/rbtur.v12i3.1354. Acesso em: 23 set. 2023.

GUEDES, L. C. O ciclo de vida do destino turístico na Vila de Alter do Chão-PA: reflexões para o desenvolvimento turístico sustentável. 2010. Dissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais, Taubaté, 2010. Disponível em: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3401. Acesso em: 24 jun. 2023.

HU, Y.; RITCHIE, J. Measuring destination attractiveness: a contextual approach. Journal of Travel Research,1993, p. 25-34. Disponível em: https://doi.org/10.1177/004728759303200204. Acesso em: 17 dez. 2022.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/. Acesso em: 17 dez. 2022.

JORNAL THE GUARDIAN, 2009. Disponível em: https://www.theguardian.com/travel/2009/apr/15/beach brazil-top-10. Acesso em: 17 dez. 2022.

KNOWLES, N. L. B; SCOTT, D. Media representations of climate change risk to ski tourism: a barrier to climate action?. Current Issues in Tourism, v. 24, n. 2, p. 149-156, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13683500.2020.1722077. Acesso em: 17 dez. 2022.

KOZAK, N.; UYSAL, M.; BIRKAN, . An analysis of cities based on tourism supply and climatic conditions in Turkey. Tourism Geographies, 2008, 10(1),81-97. Disponível em: https://doi.org/10.1080/14616680701825230. Acesso em: 15 jan. 2023.

LI, P.; STUART, E.A.; ALLISON, D.BLI, Peng; STUART, Elizabeth A.; ALLISON, David B. Multiple imputation a flexible tool for handing missing data. Jama, v.314, n.8, p.1966-1967, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1001/jama.2015.15281. Acesso em: 15 jan. 2023.

MAKANSE, Y.; ALMEIDA, M. V. Turismo e Voluntariado: um estudo sobre a experiência solidária no âmbito do turismo. RITUR-Revista Iberoamericana de Turismo, v. 4, n. 1, p. 35-51, 2014. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/ojs2-somente-consulta/index.php/ritur/article/view/1191/946. Acesso em: 18 jun. 2023.

MALHEIROS, B. T. Metodologia da pesquisa em educação. 1. ed. LTC editora, 2011.

MANZINI, M. C.; MACHADO FILHO, C. D.; CRIADO, P. R. Informed consent: impact on court decisions. Revista Bioética, v. 28, p. 517-521, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-80422020283415. Acesso em: 24 jun. 2023.

MARENGO, J. A. Mudanças climáticas e eventos extremos no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), Lloyd's, 2009. Disponível em: https://globaltrends.thedialogue.org/publication/mudancas-climaticas-e-eventos-extremos-no-brasil/. Acesso em: 24 mai. 2023.

MARENGO, J. A., NOBRE, C. A., TOMASELLA, J., CARDOSO, M. F., & OYAMA, M. D. Hydro-climatic and ecological behaviour of the drought of Amazonia in 2005. Philosophical Transactions of the Royal Society B: Biological Sciences, v. 363, n. 1498, p. 1773-1778, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1098/rstb.2007.0015. Acesso em: 24 jun. 2023.

MATZARAKIS, A. Transfer of climate data for tourism applications-the climate-tourism/transfer-information-scheme. Sustain Environ Res, v. 24, n. 4, p. 273-280, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/267328143_Transfer_of_climate_data_for_tourism_applications_-_The_Climate-TourismTransfer-Information-Scheme. Acesso em: 13 jun. 2023.

MENDONÇA, F.; DANNI-OLIVEIRA, I. M. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. 1. ed., São Paulo: Oficina de Texto, 2007.

OLIVEIRA, K. A.; CORONA, H. M. P. A percepção ambiental como ferramenta de propostas educativas e de políticas ambientais. Revista Científica ANAP Brasil, v. 1, n. 1, 2011. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap_brasil/article/view/4. Acesso em: 24 nov. 2022.

OLIVEIRA, R. N. A variabilidade da chuva na Amazônia Central: El Niño e La Niña. 2019. 117 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7159. Acesso em: 21 dez. 2023.

OMT, ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE TURISMO. Introdução ao Turismo. 1. ed., Roca, São Paulo. 2001.

PEREIRA, H. R.; REBOITA, M. S.; AMBRIZZI, Tércio. Características da atmosfera na primavera austral durante o El Niño de 2015/2016. Revista Brasileira de Meteorologia, v. 32, p. 293-310, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-77863220011. Acesso em: 15 mai. 2023.

PERRY, A. The Mediterranean: how can the world’s most popular and successful tourist destination adapt to a changing climate?. Tourism, recreation and climate change, v. 22, p. 86, 2005.

PINHO, R. M. L; GRANZIERA, M. L. M. Efeitos das Mudanças Climáticas na Zona Costeira: O Caso de Santos. Leopoldianum, v. 45, n. 125, p. 12-12, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.58422/releo2019.e889. Acesso em: 13 mai. 2023.

RENTE, A. S. G. Áreas de proteção ambiental como inspiração para o desenvolvimento sustentável com liberdade: o caso da criação da APA – Alter do Chão/PA. Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2006. Disponível em: https://institucional.ufrrj.br/portalcpda/files/2018/08/2006.Disserta%C2%BA%C3%BAo.andrea_rente.pdf. Acesso em: 25 mai. 2023.

SAMPAIO, C. A. C.; GRIMM, I. J. Variabilidade climática e turismo: O papel do turismo comunitário para mitigação dos impactos. X Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, 2013. Disponível em: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/10/[24]x_anptur_2013.pdf. Acesso em: 25 jun 2023.

SANTOS, C.; ARAUJO, I. B.; WANZELER, R. T.; SERRÃO, E. A. O.; FARIAS, M. H. C. S.; LIMA, A. M. M. Regionalização hidroclimatológica da bacia hidrográfica do rio Tapajós. Revista Geográfica Acadêmica, v. 9, n. 1, p. 32-51, 2015. Disponível em:https://revista.ufrr.br/rga/article/view/2929. Acesso em: 23 abr. 2023.

SCOTT, D. Sustainable tourism and the grand challenge of climate change. Sustainability, v. 13, n. 4, p. 1966, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su13041966. Acesso em: 10 jan. 2023.

SCOTT, D., GÖSSLING, S., & HALL, C. M. International tourism and climate change. Wiley Interdisciplinary Reviews: Climate Change, v. 3, n. 3, p. 213 - 232, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1002/wcc.165. Acesso em: 15 dez. 2022.

SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Regional Santarém. Plano estratégico de desenvolvimento turístico comunitário de Alter do Chão e Caranazal. Santarém, 2003.

SETUR. Secretaria Municipal de Estado de Turismo do Pará. Inventário da Oferta e Infraestrutura Turística de Santarém. 2018. Disponível em: http://www.setur.pa.gov.br/sites/default/files/iot_santarem_18_12_18-ilovepdf-compressed_0.pdf. Acesso em: 15 jul. 2023.

SILVA, G. V.; GUIMARÃES, J. L. C. A importância do turismo para o desenvolvimento economico local: um estudo em Alter do Chão (Caribe Amazônico), Santarém, Pará, Brasil. TURYDES: Revista sobre Turismo y Desarrollo local, v. 12, n. 27, p. 23, 2019. Disponível em: https://econpapers.repec.org/RePEc:erv:turdes:y:2019:i:27:16. Acesso em: 10 abr. 2023.

SILVA, S. M. S. Turismo, sustentabilidade e capital social em uma vila amazônica: o caso de Alter do Chão (Santarém, Pará, Brasil). Orientadora: Luciana Gonçalves de Carvalho. 2018. 302 f. Tese (Doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento) - Programa de Pós-graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/62. Acesso em: 25 jun. 2023.

SILVA, S. M. S.;CARVALHO, L. C. ; DE LIMA FIGUEIREDO, S. J. Sistema de turismo de uma vila amazônica: o caso de Alter do Chão (Santarém, Pará, Brasil)(Edição 518). Papers do NAEA, v. 1, n. 3, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18542/papersnaea.v1i3.10456. Acesso em: 18 mar. 2023.

SIMPSON, M. C., Gössling, S., Scott, D. Report on the International Policy and Market Response to Global Warming and the Challenges and Opportunities that Climate Change Issues Present for the Caribbean Tourism Sector. Caribbean Regional Sustainable Tourism Development Programme, Caribbean Tourism Organization. 2008. Disponível em: https://lup.lub.lu.se/search/publication/1241702. Acesso em: 25 jun. 2023.

SOUSA, R. M. C. A sustentabilidade do destino turístico Porto Santo. 2006. Dissertação (Mestrado em Gestão Estratégica e Desenvolvimento do Turismo) - Universidade da Madeira, Portugal, 2006. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.13/169. Acesso em: 18 dez. 2022.

SOUZA, L. M. A educação ambiental e a questão do turismo sustentável: o caso Alter do Chão – Pará, Brasil. Orientador: Maria Mirtes Cortinhas dos Santos. 2020. 87f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida) - Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/568. Acesso em: 15 jul. 2023.

YÁZIGI, E. A. Saudades do futuro: por uma teoria do planejamento territorial do turismo. São Paulo: Plêiade, 2009.

ZACARIAS, D. A. Turismo em áreas balneares: uma análise da interação entre residentes e visitantes na Praia do Tofo, Moçambique. Revista de Gestão Costeira Integrada-Journal of Integrated Coastal Zone Management, v. 15, n. 2, p. 179-191, 2015. Disponível em: Acesso em: https://www.redalyc.org/pdf/3883/388341159004.pdf. 15 jul. 2023.

Downloads

Publicado

04-12-2023

Como Citar

Padilha Mendes, A. V., da Silva, G. V., dos Santos Gomes, A. C., Alves Batalha, S. S., Brito Costa, G., Duarte Silva, A. W., & Favacho da Cruz, R. (2023). Percepção das condições climáticas e o turismo em Alter do Chão, Santarém (PA). Revista Brasileira De Climatologia, 33(19), 534–557. https://doi.org/10.55761/abclima.v33i19.16874

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)