Avaliação do potencial eólico na região de Petrolina-PE utilizando dados de reanálises do ERA5-Land durante a influência relativa dos oceanos Pacífico Tropical e Atlântico Tropical Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55761/abclima.v31i18.16041

Palavras-chave:

Vento, Atlântico Sul, Densidade de Potência Eólica, Petrolina – PE

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar o grau de regularidade e persistência do vento, e determinar a densidade de potência eólica na região de Petrolina-PE em episódios do ENOS, com e sem a influência de anomalias de TSM no Atlântico Tropical Sul. As análises foram feitas a partir de dados de reanálise horários do European Centre for Medium-Range Weather Forecasts, no período de 1980 a 2000. Os perfis do vento para as alturas de 100m e 150m e os respectivos parâmetros da distribuição de Weibull foram obtidos com o objetivo de determinar a densidade de potência eólica média. Os resultados indicam que em episódios de El Niño a ausência de anomalias positivas de TSM no Atlântico Tropical Sul pode contribuir para o aumento na intensidade do vento e produção de energia eólica, enquanto que em episódios de La Niña é a presença de anomalias negativas de TSM no Atlântico Tropical Sul que pode dar essa contribuição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gemeson Alves da Silva, Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas/Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Possuo graduação em Meteorologia (2018) e Mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) (2021). Sou Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia (PPGMet), da UFCG. Minhas áreas de interesse abarcam a Meteorologia de Meso e Grande escalas na sub-área: Sinótica-Dinâmica da Atmosfera Tropical e Climatologia. Atualmente desenvolvo trabalhos voltados para os impactos das variações do clima sob o potencial eólico.

Magaly de Fátima Correia, Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas/Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Graduada em Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba (1979), Mestrado em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (1989) e Doutorado em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professora dos cursos de Graduação em Meteorologia e do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia da Universidade Federal de Campina Grande . Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia Aeronáutica, Meteorologia Tropical, Hidrometeorologia, Interações Biosfera-Atmosfera e Meteorologia de Mesoescala, com foco em Modelagem de ecossistemas terrestres, atuando principalmente nos seguintes temas: Recursos Hídricos, Eventos extremos em bacias hidrográficas, Degradação ambiental em regiões de clima semiárido, Variabilidade Climática e Energias renováveis.

Maria Regina da Silva Aragão, Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas/Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Graduada em Meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), Mestre em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1977) e Doutora em Meteorology - University of Miami (1987). Atualmente é Professora Associada IV da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Geociências e Ciências Ambientais, com ênfase em Climatologia, Meteorologia e Modelagem Atmosférica, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas sinóticos, sistemas de mesoescala, padrões atmosféricos, variabilidade climática, eventos extremos, impacto ambiental e fontes renováveis.

Enilson Palmeira Cavalcanti, Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas/Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba (1981), mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba (1986) e doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal da Paraíba (2001). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência nas áreas de Geociências e Ciências Ambientais, com ênfase em Meteorologia e Recursos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: precipitação e evapotranspiração, modelo atmosférico BRAMS, energia eólica, vapor d'água na atmosfera e energia estática na atmosfera.

Wylliam Eduardo Alves Silva, Programa de Pós-Graduação em Biometria e Estatística Aplicada/Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Graduado em Estatística pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), foi membro do Centro Acadêmico de Estatística, participou do programa de monitoria como bolsista e voluntário em cinco disciplinas (Estatística Descritiva, Probabilidade II, Probabilidade III, Análise de Regressão e Bioestatística) e fez parte do programa de tutoria de matemática discreta como voluntário durante 1 ano. Atuou como estagiário no Procon Municipal de Campina Grande - PB durante 2 anos na área de pesquisa de preços, no qual, era responsável por diversas atividades, como: coleta de preços, análise de dados, acompanhar levantamento de dados estatístico e apresentação de relatórios para os setores competentes. Estagiou como Analista de dados Jr no Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor no programa de saúde, onde foi efetivado e atualmente é Analista de dados Jr, contribui com suas experiências na área de coleta e organização de dados, além de contribuir com análises estatísticas. Tem experiência na área de probabilidade e estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de Agrupamento com método hierárquico e não-hierárquico, r markdown, estatística espacial e Power BI. 

Referências

ANDREOLY, Rita Valéria; KAYANO, Mary Toshie. Tropical Pacific and South Atlantic Effects on Variability Over Northeast Brazil. 2006. International Journal of Climatology, V 26, issue 3, p. 1895-1912.

AZEVEDO, Danilo César Rodrigues. Métodos Heurísticos Aplicados no Ajuste de Curvas de Weibull em Energia Eólica. 126 p. Defesa de Mestrado (Mestrado em Engenharia Mecânica) — Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13024

BRAGA, Rose Angela Hilda Wanzeler; SANTOS, Eliane Barbosa; BARROS, Matheus Ferreira de. Validação de dados de vento da reanálise Era5-Land para estimativa de potencial eólico no estado do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Meteorologia, v. 27, n. 4, 142-166, 2021.

CAVALCANTI, Enilson Palmeira; CHAVES FILHO, José Batista. Variabilidade da velocidade do vento a 10 metros para a região Nordeste do Brasil. Defesa de dissertação (Mestrado em meteorologia) – Universidade Federal de Campina Grande, Departamento de Ciências Atmosféricas, PB. 2020. Disponível em: http://www.dca.ufcg.edu.br/posgrad_met/dissertacoes/JoseBatistaChavesFilho_2016.pdf

CORREIA, Magaly de Fátima. Impacto das Ações Antrópicas no Clima do Submédio do Rio São Francisco: Um Estudo Numérico e Observacional. 2001. 181p. Tese (Doutorado em Meteorologia) – Universidade de São Paulo, São Paulo.

CORREIA, Magaly de Fátima; SILVA DIAS, Maria Assunção Faus da; SILVA ARAGÃO, Maria Regina. Soil occupation and atmospheric variations over Sobradinho Lake area. Part One: An observational analysis. Meteorology and Atmospheric Physics, v. 94, p. 103-113, 2006a. DOI 10.1007/s00703-005- 0173-4.

CORREIA, Magaly de Fátima et al. Soil occupation and atmospheric variations over Sobradinho Lake area. Part Two: A regional modeling study. Meteorology and Atmospheric Physics, v. 94, p. 115-128, 2006b. DOI 10.1007/s00703-005- 0174-3

EPE – Matriz Energética e Elétrica – Matriz Energética. Empresa de Pesquisa Energética. Disponível em https://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/matriz-energetica-e-eletrica. Acesso em 26 de maio de 2022.

FRACISCO, Paulo Megna et al. Geoespacialização de Cenários Pluviométricos Através de Kriageagem Utilizando Distribuição Gama, Incompleta e Teste de Kolmogorov-Smirnov. Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia COTECC 2016 Foz do Iguaçu.

FRACISCO, Paulo Megna et al. Discriminação de cenários pluviométricos do estado da Paraíba utilizando distribuição Gama Incompleta e Teste Kolmogorov-Smirnov. Revista Brasileira de Geografia Física V. 09 N. 01, 2016.

IBGE. Acervo IBGE – Mapa Físico do Brasil, 2020. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/biblioteca-catalogo.html?acervo=mapa&campo=titulo&digital=false&texto=mapa. Acesso em: 20/06/2020.

KANE, R. P. El Niño and La Niña events and rainfall in NE and South Brazil. Revista Brasileira de Geofísica, v.10, p.49-59, 1992.

LIMA, Francisco José Lopes et al. Avaliação do Potencial eólico no município de Jaguaruana, litoral Cearense. Ciência e Natura. 2011.

MUÑOZ, Sabater Joaquin., (2019): ERA5-Land monthly averaged data from 1981 to present. Copernicus Climate Change Service (C3S) Climate Data Store (CDS). (Accessed on < 20-10-2021 >), 10.24381/cds.68d2bb3

NÓBREGA, Ranyére Silva; SANTIAGO, Gabriela Ayane Chagas Felipe. Tendência de temperatura na superfície do mar nos oceanos Atlânticos e Pacifico e variabilidade de precipitação em Pernambuco. 2014 Mercator, Fortaleza, v. 13, n. 1, p. 107-118, jan./abr. 2014. ISSN 1984-2201 Universidade Federal do Ceará.

OLIVEIRA, Soetânia Santos de. Análise do potencial eólico do Estado da Paraíba utilizando modelos de mesoescala. 2013. 127 f. Tese (Doutorado em Meteorologia) – Programa de Pós-Graduação em Meteorologia, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3849

REBOITA, Michelle Simões; SANTOS Isimar. Influência de Alguns Padrões de Teleconexão na Precipitação no Norte e Nordeste do Brasil, v. 1, p. 29 2014 Revista Brasileira de Climatologia.

SANTANA, Lêda Valeria Ramos et al. Comparação dos dados da velocidade do vento no Nordeste do Brasil da ERA-40 e Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) utilizando medidas de entropia. Research, Society and Development, v.9, n. 8. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5257

SANTOS, Alexandre Torres Silva dos. Um estudo sobre a variabilidade do vento no nordeste do Brasil através de métodos estatísticos e via modelos dinâmicos de meso e micro escala. 2014. 109f. Tese (Doutorado em Ciências Climáticas) - Centro de Ciências Exatas e da Terra,

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. 2014. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/20586

SHUKLA, Jagadish; MOURA, Antonio D.; On the dynamics of droughts in Northeast Brazil: Observations, theory and numerical experiments with a general circulation model. Journal of the Atmospheric Sciences, Boston, v. 38, p. 2653-2675, 1981.

SILVA, Rafael Aguiar da; AZEVEDO, Francisco Fransualdo. O desenvolvimento do Setor Eólico no Brasil e no Mundo. Formação (online), v. 28, n. 53, p. 809-828, 2021.

Downloads

Publicado

28-11-2022

Como Citar

Alves da Silva, G., de Fátima Correia, M., Regina da Silva Aragão, M., Palmeira Cavalcanti, E., & Eduardo Alves Silva, W. (2022). Avaliação do potencial eólico na região de Petrolina-PE utilizando dados de reanálises do ERA5-Land durante a influência relativa dos oceanos Pacífico Tropical e Atlântico Tropical Sul. Revista Brasileira De Climatologia, 31(18), 776–792. https://doi.org/10.55761/abclima.v31i18.16041

Edição

Seção

Artigos