A definição de anos-padrão e a aplicação do método de Pearson: correlações entre o regime pluvial e a produção/produtividade da commodity soja no município de Maracaju/MS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55761/abclima.v31i18.15662

Resumo

Compreender a dinâmica pluvial requer empregar uma série de técnicas e métodos que contribuam em tal feito. Os modelos matemáticos, por exemplo, auxiliam e revelam características climáticas das unidades em estudo e permitem realizar correlações com aspectos ambientais, sociais e econômicos. Para tanto, alguns cuidados devem ser considerados ao trabalhar com banco de dados pluviais, como preenchimento de dados faltantes e análise de consistência da série histórica, quando ignorados poderá comprometer todo o processo de análise e projeções futuras. Concluídos tais cuidados, este artigo objetivou trabalhar com técnicas de seleção de Anos-Padrão em uma escala temporal de 1980 a 2019. Foram trabalhadas as técnicas Box Plot, a Fórmula de Sturges e a de Agrupamento Hierárquico a fim de classificar os anos considerados excepcionais úmido e seco, habitual, seco e úmido. Em um segundo momento, selecionados os anos responsáveis em representar a distribuição das chuvas, correlacionou-os com dados que retrataram a produção e a produtividade da commodity soja no município de Maracaju/MS, nessa etapa foi aplicado o método de Pearson. Ao correlacionar as variáveis em questão ficou evidenciado a forte e a moderada relação da produção e do rendimento (original), respectivamente, com o aumento de área plantada no município. Os trimestres pluviais considerados essenciais no processo produtivo, isto é, Novembro/Dezembro/Janeiro e Janeiro/Fevereiro/Março apontaram influências distintas sobre o rendimento (original), em que a primeira apontou uma relação moderada, contudo, inversamente proporcional, e a última uma correlação fraca. No que se refere ao rendimento (corrigido), apenas o trimestre Janeiro/Fevereiro/Março foi observado uma relação insignificante, os demais trimestres apresentaram correlações moderadas. Portanto, ao avaliar as correlações, em especial os anos-agrícolas, com os rendimentos (original) fica evidenciado o quão as cultivares inseridas na área em estudo estão mais resistentes ao meio, visto tal correlação expressar insignificância no rendimento (original).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorrane Barbosa Alves, Programa de Pós-Graduação em Geografia/Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Graduada em Geografia Bacharelado-Licenciatura pela Universidade Federal de Uberlândia - Campus Pontal em 2017. Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD em 2019. Atualmente, em processo de Doutoramento pela Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD. Pesquisadora associada ao Laboratório de Geografia Física da Universidade Federal da Grande Dourados. Atualmente é docente do curso de Geografia-Licenciatura da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - Campus de Jardim. Desenvolve pesquisas na área da Geografia Física, com ênfase em Climatologia, Geoestatística, Recursos Hídricos e Dinâmicas Territoriais.

Charlei Aparecido da Silva, Programa de Pós-Graduação em Geografia/Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Pós-doutoramento em Geografia (2014) pelo Departamento de Geografia da Unesp de Presidente Prudente. Doutorado em Geografia pelo Instituo de Geociências da Unicamp (2006), área de concentração Análise Ambiental e Dinâmica Territorial. Mestrado em Geociências (2001) pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro, na área de concentração Geociências e Meio Ambiente. Graduado em Geografia nas modalidades Bacharel em Geografia (1996) e Licenciado em Geografia (1997). Docente desde 1998, atuando em cursos de Geografia e Turismo. Atualmente compõe o quadro de docentes e pesquisadores do Curso de Graduação em Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados. Orientador de mestrado e doutorado do PPGG/UFGD. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFGD (2021-2023; 2011-2013). Vice-Coordenador do PPGG-UFGD (2019-2021; 2009-2011). Coordenador os Cursos de Graduação em Geografia (bacharelado e licenciatura) biênio 2017-2018. Tutor do PET-Geografia da UFGD (2015-2021). Exerceu o cargo de Diretor Tesoureiro da ANPEGE (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia - Gestões 2011/2013; 2014/2015 e 2016/2017). Membro do Conselho Fiscal da ANPEGE (2018-2019; 2020-2021). Atuou como Diretor Tesoureiro e Diretor Presidente da ABClima (Associação Brasileira de Climatologia), respectivamente nas gestões 2010/2012 e 2012/2014. Diretor Cientifico da ABClima desde 2016. Ediitor-Chefe da RBClima desde agosto de 2021.

Referências

ALEIXO, N. C. R.; SILVA NETO, J. C. A. da. Anos-padrão e tendências da precipitação pluvial na região do Médio Solimões, Amazonas, Brasil. Revista Franco-Brasileira de Geografia, Paris, n.43, 2019. Disponível em: https://journals.openedition.org/confins/25065. Acesso: 16 nov. de 2022.

ALMEIDA FILHO, L. da S.; ALEIXO, N. C. R. Anos-padrão de precipitação pluvial e temperatura do ar em Coari/AM. In: FÓRUM AMBIENTAL, 16., 2020, Tupã. Anais [...]. Tupã/SP, 2020. Disponível em https://www.eventoanap.org.br/data/inscricoes/5383/form3025191399.pdf Acesso: 16 nov. de 2022.

ALVES, L. B; SILVA. C. A. da. A homogeneização do banco de dados pluviais: um estudo de caso da estação Amambaí, Mato Grosso do Sul. In: ENEPE – ENCONTRO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 14., 2020, Dourados/MS. Anais [...]. Dourados/MS, 2020.

AMADOR, M. C. Variabilidade e Regime das Chuvas na Unidade de Planejamento e Gerenciamento Ivinhema no Período de 1980 a 2010. 2017. Dissertação (Mestrado em Geografia) –Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2017.

ANA; Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. Sistema de Informações Hidrológicas. Disponível em: http://hidroweb.ana.gov.br. Acesso em: 22 de out. 2019.

ARSEGO, D. A.; FERRAZ, S. E. T.; STRECK, N. A.; CARDOSO, A. de O.; ZANON, A. J. Indicadores climáticos e a produção de soja no Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Meteorologia, Rio de Janeiro, v. 34, n. 2, p. 191-200, 2019.

BALDO, Maria Cleide. Variabilidade pluviométrica e a dinâmica atmosférica da bacia hidrográfica do rio Ivaí-PR. 2006. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2006.

BARRIOS, N. A. Z.; HERNÁNDES, M. C. M. Aplicação de técnicas para escolha de anos-padrão, com base de estudo dinâmico das chuvas no extremo oeste Paulista. Caderno Prudentino de Geografia, Presidente Prudente, v.1, n. 14, p.119-157, 1992.

BERLATO, M. A.; FONTANA, D. C. Variabilidade interanual da precipitação pluvial e rendimento da soja no estado do Rio Grande do Sul, Revista Brasileira de Agrometeorologia, Santa Maria, v. 7, n. 1, p. 119-125, 1999.

BIER, A. A.; FERRAZ, S. E. T.; BIER, A. A.; FERRAZ, S. E. T. Comparação de

Metodologias de Preenchimento de Falhas em Dados Meteorológicos para Estações no

Sul do Brasil. Revista Brasileira de Meteorologia, Rio de Janeiro, v. 32, n. 2, p. 215–226, 2017.

BOIN, M. N. Chuvas e erosões no oeste paulista: uma análise climatológica aplicada. 2000. Tese (Doutorado em Geociências e Meio Ambiente) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2000.

CARMELLO, V. Análise da variabilidade das chuvas e sua relação com a

produtividade da soja na vertente paranaense da bacia do rio Paranapanema.

Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente1 2013.

CARMELLO, V. O complexo da soja e a variabilidade das chuvas. In: Sant’Anna Neto, J. L; Amorim, M. C. de C. T.; Silva, C.A. Clima e Gestão do Território. Jundiaí: ‎ Paco Editorial, 2016.

CARMELLO, V. Variabilidade pluviométrica e produção de soja: análise comparativa entre regiões produtoras do Brasil, Estados Unidos e Índia. 2018. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2018.

CARMONA, L. de C.; BERLATO, M. A. El Niño e La Niña e o rendimento do arroz irrigado no

Estado do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Agrometeorologia, Santa Maria, v. 10, n. 1, p. 147-152, 2002.

CHIERICE, R. A. F. Variabilidade espacial e temporal de precipitação pluviométrica na bacia hidrográfica do rio Mogi Guaçu. 2013. Tese (Doutorado em Geociência) - Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, Rio Claro, 2013.

CONAB, Companhia Nacional de Abastecimento. Séries históricas de safras. Disponível em: http://www.conab.gov.br/conteudos.php?a=1252&t=. Acesso em: 07 de jan. 2021.

CUNHA, G.R. da; DAMLAGO, G.A; ESTEFANEL, V. ENSO INFLUENCES ON WHEAT CROP IN BRAZIL INFLUÊNCIAS DO FENÔMENO ENSO SOBRE A CULTURA DE TRIGO NO BRASIL. Revista Brasileira de Agrometeorologia, Santa Maria, v. 7, n. 1, p. 127-138, 1999.

DOMINGUES, I. de A. S. Variabilidade climática e sua influência na produtividade da cultura da cana-de-açúcar (Saccharum spp) na região norte e noroeste do Paraná. 2010. Tese (Doutorado em Geografia Física) – Universidade de São Paulo, 2010.

FACCIN, A. C. T. M. Complexo soja no Mato Grosso do Sul: competitividade regional e vulnerabilidade territorial. 2017. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2017.

FACCIN, A. C. T. M. Complexo soja no Mato Grosso do Sul: competitividade regional

e vulnerabilidade territorial. Campo Grande: Life Editora, 2019.

FACCIO, V. L.; MINUZZI, R. B. Relação entre a variabilidade da chuva e a produtividade da

soja cultivada no município de Sapezal, no estado do Mato Grosso. In: SIMPÓSIO

BRASILEIRO DE AGROPECUÁRIA SUSTENTÁVEL, 8., 2016, Sinop. Anais [...]. Sinop,

FARIAS, J. R. B.; NEUMAIER, N.; NEPOMUCENO, A. L. Soja. In: MONTEIRO, J. E. B. de A. (org.). Agrometeorologia dos cultivos: o fator meteorológico na produção agrícola. v. 1. Brasília: INMET, 2009. p. 264-279.

FENDRICH, R. Chuva e produtividade da soja na fazenda experimental Gralha Azul da PUCPR. Revista Acadêmica: ciências agrárias e ambientais, Curitiba, v. 1, n. 2, p. 37-46, 2003.

FERREIRA, D. B. Análise da variabilidade climática e suas consequências para a produtividade da soja na região Sul do Brasil. 2010. Tese (Doutorado em Meteorologia) – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, São José dos Campos, 2010.

FERREIRA, D. B. Relações entre a variabilidade da precipitação e a produtividade agrícola de soja e milho nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. 2006. Dissertação (Mestrado em Meteorologia) – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, São José dos Campos, 2006.

FONTÃO, P. A. B; ZAVATTINI, J.A. Variabilidade das chuvas anuais na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e no Sistema Cantareira: classificação e frequência dos anos-padrão. Revista Brasileira de Geografia Física, Recife, v.12, n. 02, p.457-469, 2019.

GALVANI, E; LUCHIARI, A. Critérios para a classificação de anos com regime pluviométrico normal, seco e úmido. In: GALVANI, E.; LIMA, N. G. B. de. (org.). Climatologia Aplicada: resgate aos estudos de caso. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2012. 196p.

GERARDI, L. H. de O.; SILVA, B. C. N. Quantificação em Geografia. São Paulo: Difel, 1981. 161p.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/ Acesso em: 20 ago. 2020.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Produção Agrícola Municipal. Sistema IBGE de Recuperação Automática – SIDRA, s/d. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/Tabela/1612. Acesso em: 10 out. 2020.

LEVIN, J.; FOX, J. A. Estatística para ciência humanas. Tradução: Alfredo Alves de Farias. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

MANN, P. S. Introdução à estatística. Tradução Teresa Cristina Padilha de Souza. Contribuições de Christopher Jay Lacke. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015.

MARIANO, Z. de F. Precipitações pluviais e a cultura da soja em Goiás. Revista Mercator, Fortaleza, v. 9, n. 1, p. 121-134, 2010.

MARIANO, Z. de F.; SANTOS, M. J. Z. dos; SCOPEL, I. A importância das Chuvas para a produtividade da Soja na Microrregião do Sudoeste de Goiás (GO). In: GERARDI, L. H. de O.; CARVALHO, P. F. de. (org.) Geografia: ações e reflexões, Rio Claro: AGETEO, 2006, p. 383-398.

MARIANO, Zilda de Fátima. A importância da variável climática na produtividade da soja no sudoeste de Goiás. 2005. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2005.

MICROSOFT. Windows Office Excel 2016. Microsoft Corporation, 2016

MORETTIN, P. A.; BUSSAB, W. de O. Estatística básica. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. 557p.

NEVES, Gustavo Zen de Figueiredo. Distribuição geográfica das chuvas no Estado de Goiás e Distrito Federal: dinâmica e aplicações nos estudos rítmicos. 2018. Tese (Doutorado em Ciências - Engenharia Ambiental) - Universidade de São Paulo, São Carlos, 2018.

OLIVEIRA, T. A. et al. Variabilidade pluviométrica no município de Juiz de Fora - MG no período de 1910-2018: investigação a partir da técnica do box plot. Revista Brasileira de Climatologia, Dourados, v.26, p.457-478, 2020.

SCHNEIDER, H.; SILVA, C. A. O uso do modelo box-plot na identificação de anos-padrão secos, chuvosos e habituais na Microrregião de Dourados, Mato Grosso do Sul. Revista do Departamento de Geografia, São Paulo, v. 27, p. 131-146, 2014.

SCHNEIDER, Heverton. A geografia do clima na microrregião de Dourados/MS: regime e excepcionalidades pluviais no período de 1980 a 2012. 2014. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2014.

SILVA, B. C. N. Métodos quantitativos aplicados em Geografia: uma introdução. Geografia, Rio Claro, v. 6, n. 3, p.33-73, 1978.

SILVA, C. B. da S. et al. Dinâmica atmosférica e análise geoestatística do clima da área de interação paisagística “Raia Divisória” SP/PR/MS: uma proposta de tipologia climática. Revista Brasileira de Climatologia, Curitiba, v.2, p. 53-70, 2006.

SILVESTRE, M. R. Técnicas estatísticas utilizadas em climatologia geográfica: diagnóstico e propostas. 2016. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2016.

SILVESTRE, M. R.; SANT’ ANNA NETO, J.L.; FLORES, E. F. Critérios estatísticos para definir Anos Padrão: uma contribuição à climatologia geográfica. Revista Formação, Presidente Prudente, v.2, n.20, p.23-53, 2013.

SOUZA, T. S. de; NASCIMENTO, P. dos S. Análise da variabilidade espacial e temporal da precipitação pluviométrica na região hidrográfica do Recôncavo Sul (BA). Revista Brasileira de Climatologia, Dourados, v.27, n.16, 2020.

TAVARES, A. C. Critérios de escolha de anos padrões para análise rítmica. Geografia, Rio Claro, v. 1, n. 1, p. 79- 87, 1976.

ZANDONADI, L. As chuvas na bacia do Paraná: aspectos temporais, espaciais e rítmicos. 2009. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2009.

ZAVATTINI, J. A. As chuvas e as massas de ar no estado de Mato Grosso do Sul:

estudos geográficos com vista à regionalização climática. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.

ZAVATTINI, J. A. Dinâmica Climática no Mato Grosso do Sul. Geografia, Rio Claro, v. 17, n. 2, p. 65-91, 1992.

ZAVATTINI, J. A.; BOIN, M. N. Climatologia Geográfica: Teoria e Prática De Pesquisa. Campinas: Alínea, 2013. 150p.

Downloads

Publicado

16-12-2022

Como Citar

Alves, L. B., & Silva, C. A. da. (2022). A definição de anos-padrão e a aplicação do método de Pearson: correlações entre o regime pluvial e a produção/produtividade da commodity soja no município de Maracaju/MS. Revista Brasileira De Climatologia, 31(18), 827–856. https://doi.org/10.55761/abclima.v31i18.15662

Edição

Seção

Artigos