Análise do comportamento das chuvas por diferentes índices climáticos, no município de Itirapina/SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55761/abclima.v30i18.14632

Palavras-chave:

Índices Climáticos. Variabilidade Pluviométrica. Precipitação. Efeito Orográfico. SIG.

Resumo

Estudos climáticos envolvendo séries históricas com dados notoriamente trabalhados acabam por contribuir com o conhecimento dos processos dinâmicos e das variações temporais e espaciais atmosféricas. Sob essa perspectiva o objetivo desse trabalho focou a análise do comportamento das chuvas na região de Itirapina/SP, aplicando três metodologias de classificação climática. Através dos métodos utilizados, verificou-se que a variabilidade pluviométrica ao longo dos 38 anos ainda se encontra nos parâmetros admitidos de normalidade, pois as porcentagens das classes normais estiveram situadas entre 63,5% e 70,7%. As classes chuvosas apresentaram uma porcentagem entre 14,9% a 17,5% e as classes secas de aproximadamente 14,3% a 19,2%. Entre as metodologias utilizadas, os métodos IAC e AP apresentaram maior similaridade na distribuição do número de ocorrência entre classes. Além disso, a espacialização da frequência entre as setes categorias, revelou que algumas regiões sofrem influência do relevo, manifestando maior ou menor periodicidade de algumas classes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno César dos Santos, Centro de Recursos Hídricos e Estudos Ambientais, Universidade de São Paulo - CRHEA/EESC/USP

Doutorando em Ciências pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (EESC/USP) ? área de concentração Engenharia Ambiental ? Núcleo de Climatologia aplicado ao Meio Ambiente. Mestre em Ciências ? área de concentração Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (EESC, 2016). Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG, 2013). Realiza pesquisas nas áreas de Climatologia Aplicada ao Meio Ambiente, Agrometeorologia, Geotecnologias e Educação. Tem experiência docente na área de educação em Geografia.

Camila Bermond Ruezzene, Centro de Recursos Hídricos e Estudos Ambientais, Universidade de São Paulo - CRHEA/EESC/USP

Pesquisadora a nível de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP/EESC); Integrante do núcleo de pesquisa Centro de Recursos Hídricos e Estudos Ambientais (CRHEA/EESC/USP) na área de Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos; Mestre em Ciências da Engenharia Ambiental USP/São Carlos (2020). Sou bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal de Rondônia UNIR (2018) e durante a graduação trabalhei no grupo de pesquisa do Programa de Grande Escala da Biosfera Atmosfera da Amazônia - LBA/RO, na área de Geociências e Ciências Ambientais, com ênfase em micrometeorologia, mais especificamente sobre: Conversão de florestas Tropicais em Sistemas Pecuários na Amazônia Ocidental e suas Implicações Climáticas e no Ciclo do Carbono.

Paulo Henrique de Souza, Instituto de Ciências da Natureza, Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Engenharia Civil - Hidraulica pela Universidade de São Paulo (1998), doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2005) e pós-doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente exerce pesquisa e ensino na Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG junto ao Instituto de Ciências da natureza nos Cursos de Geografia modalidades Bacharelado e Licenciatura. Tem experiência na área de Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, espaço, atividades antrópicas, educação, climatologia e biogeografia.

Renato Billia de Miranda, Centro de Recursos Hídricos e Estudos Ambientais, Universidade de São Paulo - CRHEA/EESC/USP

Graduado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo - USP (2008), mestre (2011) e doutor (2015) em Ciências da Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo - USP. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) durante o mestrado e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) durante o doutorado. MBA em Gestão e Tecnologias Ambientais no Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP (2017). Técnico em Eletrotécnica pelo Centro Paula Souza (2006). Atualmente é consultor acadêmico dos cursos de Engenharias, Exatas, Agrária e Computação na Kroton Educacional. Professor e orientador convidado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP). Professor voluntário em EaD do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de São Carlos (UAB/UFSCar). Tutor na modalidade EaD em disciplinas do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de São Carlos (UAB/UFSCar)

Frederico Fabio Mauad, Centro de Recursos Hídricos e Estudos Ambientais, Universidade de São Paulo - CRHEA/EESC/USP

Possui graduação em Engenharia Agrícola (1990), Especialização em Projeto e Construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas - Eletrobrás/UNIFEI, Mestrado em Engenharia Mecânica- Energia pela Universidade Federal de Itajubá (1995), PDEE Junto ao Instituto Superior Técnico - Lisboa 1998 e doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Livre-Docente pela Universidade de São Paulo na área de conhecimento de planejamento de sistemas hidroenergéticos (2013). Atualmente é Professor Associado da Universidade de São Paulo. Membro do Comitê Cientifíco do Simpósio da ABRH a partir de 2005 - atual e do Simpósio do ENES a partir de 2007. Coordenador de Projetos de P&D com o setor Elétrico (ANEEL), CNPq, FAPESP, FINEP, FEHIDRO e CAPES. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Hidrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudo de Assoreamento de Grandes Reservatórios, Hidrometria Aplicada, Equipamentos para Análise Quantitativa, Qualitativa e Sedimentometrica, Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos, Aporte de Sedimentos, Recursos Hídricos (Quantitativo e Qualitativo), Simulação Computacional e Usos Múltiplos da Água. Na área administrativa da Universidade de São Paulo ocupou o cargo de Diretor do Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada de 2001 a 2007, sendo reeleito para o biênio 2009 a 2011. Eleito Diretor Presidente da Fundação para O Incremento da Pesquisa e Aperfeiçoamento Industrial - FIPAI para o quadriênio 2010-2014 e reeleito para o mesmo cargo para o quadriênio 2014-2018. Eleito Diretor tesoureiro para o quadriênio 2018-2022. A FIPAI é a Fundação de Apoio a Pesquisa da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. Coordenador do curso de Especialização em Educação Ambiental do Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada a partir de 2005. Chefe do Núcleo de Hidrometria do Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada a partir de 2001. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP) eleito para o biênio 2011 a 2013, reeleito para o biênio 2013 a 2015, sendo reconduzido para o biênio 2015 a 2017 sendo eleito para o biênio 2017 a 2019 e reeleito para o biênio 2019-2021. Vice-coordenador do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) da EESC/USP/CAPES para o período 2014 a 2018. Vice-diretor do Centro de Ciências da Engenharia Aplicadas ao Meio Ambiente para o período 2014/2018, Reeleito Vice-diretor do Centro de Ciências da Engenharia Aplicadas ao Meio Ambiente para o período 2019/2021 . Indicado Diretor Pro Tempore do Centro de Recursos Hídricos e Estudos Ambientais - 2018.Membro do corpo editorial de cinco revistas. Parecerista da FAPESP, FINEP, FAPEMIG, CNPq, CAPES e revisor de oito revistas. Membro de diversos comitês, organizador e científico, de eventos e congressos.

Referências

ALATISE, M. O.; IKUMAWOVI, O. B. - Evaluation of drought from rainfall data for Lokoja. A confluence of two major rivers. Journal of Polish Agricultural Universities. ISSN 1505-0297. Vol. 10, nº 1 (2007) p. 1-8.

ALVES, E. D. L.; PRADO, M. F.; SILVA, S. T.; VIEIRA, F. L.; SILVA, G. M. - Análise climática da precipitação em Israelândia – GO e Piranhas – GO utilizando o Índice de Anomalia de Chuva (IAC). Enciclopédia Biosfera. ISSN 1809-0583. Vol. 6, nº 11 (2010) p. 1-13.

ARAÚJO, L. E.; NETO, J. M. M.; SOUSA, F. A. - Análise climática da bacia do Rio Paraíba – Índice de Anomalia de Chuva (IAC). Engenharia Ambiental Pesquisa e Tecnologia. ISSN 1678-2178. Vol. 6, nº 3 (2009) p. 508-523.

BARRETO, J. R. - Impactos pluviais em Jacareí. Revista Tamoios. ISSN: 1980-4490. Vol. 9, nº 1 (2013) p. 63-75.

DESANTIS, D. - "Não temos água": Itaipu enfrenta crise energética com seca no rio Paraná. Caderno de Economia do UOL – disponível em https://economia.uol.com.br/noticias/reuters/2021/10/20/nao-temos-agua-itaipu-enfrenta-crise-energetica-com-seca-no-rio-parana.htm, acessado em 20 de outubro de 2021.

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA, EMBRAPA. - Índices para quantificação de seca. 21ª Ed. Embrapa Arroz e Feijão: documentos 244, 2009. ISSN 1678-9644.

FARIAS, O. G.; FRANCISCO, C. N.; SENNA, M. C. A. - Avaliação de métodos de interpolação espacial aplicados à pluviosidade em região montanhosa no litoral sul do estado do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Climatologia, ano 13-vol. 21, p.172-185, jul/dez, 2017.

FONTÃO, P. A. B.; ZAVATTINI, J.A.; SHERIDAN, S. C.; ARMOND, N. B. - Gênese das chuvas em São Paulo (SP): estudo comparativo entre a 'Spatial Synoptic Classification' e a 'Análise Rítmica em Climatologia'. Revista Brasileira de Climatologia, v. 23, p. 267-288, 2018.

FREITAS, M. A. S. - Um sistema de suporte à decisão para o monitoramento de secas meteorológicas em regiões semiáridas. Revista Tecnologia. ISSN: 2318-0730. Vol. 19, nº 1 (2005) p.84-95.

GOUVEA, R. L.; CAMPOS, C. C.; MENEZES J. T.; MOREIRA, G. F. - Análise de frequência de precipitação e caracterização de anos secos e chuvosos para a bacia do Rio Itajaí. Revista Brasileira de Climatologia. ISSN 2237-8642. Vol. 22, nº 14 (2018) p. 309-323.

HOUZE, R. A. - Orographic effects on precipitating clouds. Reviews Geophysics, 50, RG1001, 2012.

KAORU, T. - Nova nuvem de poeira é registrada no interior de São Paulo neste domingo (3). disponível em https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/nova-nuvem-de-poeira-e-registrada-no-interior-de-sao-paulo-neste-domingo-3/, acessado em 20 de outubro de 2021.

MACHADO, R.; MATTOS, A. - Construção e instalação de um lisímetro com sistema de drenagem. Revista Brasileira de Agrometeorologia. ISSN 0104-1347. Vol. 9, nº 1 (2001) p. 147-151.

MCKEE, T. B.; DOESKEN, N. J.; KLEIST, J. - The relationship of drought frequency and duration to time scales. In: 8º CONFERENCE ON APPLIED CLIMATOLOGY, 1993, Anaheim. Anaheim: American Meteorological Society, 1993. p. 179 - 184.

MONTEIRO, C. A. F. Clima e excepcionalidade: conjunturas sobre o desempenho da atmosfera como fenômeno climático. 1ª ed. Florianópolis: UFSC, 1991.

MONTEIRO, C. A. F. (Org.). A construção da Climatologia Geográfica no Brasil. 1ª Edição. Campinas, SP: Editora Alínea, 2015.

MORADI, H. R.; RAJABI, M.; FARAGZADEH, M. - Investigation of meteorological drought characteristics in Fars province, Iran. Catena. doi:10.1016/j.catena.2010.08.016. Vol. 84 (2011) p.35-46.

NORONHA, G. C.; HORA, M. A. G. M.; SILVA, L. P. - Análise do Índice de Anomalia de Chuva para a Microbacia de Santa Maria/Cambiocó, RJ. Revista Brasileira de Meteorologia. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-778620140160. Vol. 31, nº 1 (2016) p. 74-81.

PINHEIRO, M. R.; QUEIROZ NETO, J. P. - Reflexão sobre a gênese da Serra Geral e da Depressão Periférica Paulista: O exemplo da região da Serra de São Pedro e do Baixo Piracicaba-SP. Revista do Instituto Geológico, São Paulo, nº35 (1), p. 47-59, 2014.

RIBEIRO, R. E. P.; ÁVILA, P. L. R.; BRITO, J. I. B.; SANTOS, E. G.; SOUSA, L. F. - Análise da tendência climática nas séries temporais de temperatura e precipitação de Tucuruí – Pará. Revista Brasileira de Geografia Física. ISSN:1984-2295. Vol. 7, nº 5 (2014) p. 798-807.

ROE, G. H. - Orographic precipitation. Annual Review of Earth and Planetary Sciences, v. 33, p. 645-671, 2005.

ROOY, M. P. V. - A rainfall anomaly index independente of time and space. Notes. Weather Bureau of South Africa. Vol.14 (1965), p.43-48.

SANCHES, R. G.; SANTOS, B. C; NEVES, G. Z. F.; SILVA, M. S. D.; SOUZA, P. H.; TECH, A. R. B. - Influência da variabilidade climática na produção canavieira na microrregião de São Carlos/SP no período de 1994 a 2014. Revista Brasileira de Climatologia. ISSN 2237-8642. Vol. 25 (2019) p. 495-514.

SANT'ANNA NETO, J. L. - História da climatologia no Brasil. 7ª Ed. Cadernos Geográficos (UFSC): Florianópolis, 2004. ISSN 1519 4639.

SANTOS, B. C.; SOUZA, P. H.; VECCHIA, F. A. S. - A caracterização da precipitação do ano hidrológico de 2013-2014 na região de São Carlos/SP e sua repercussão no espaço geográfico. Revista Brasileira de Climatologia. ISSN 2237-8642. Vol. 21, nº. 13 (2017) p. 135-152.

SANTOS, B. C.; SANCHES, R. C.; SOUZA, P.H. - A dinâmica atmosférica no verão 2013-2014 no município de Itirapina/SP e sua caracterização pluviométrica utilizando anos padrões. Revista Caminhos de Geografia, Uberlândia - MG v. 19, n. 68 Dez/2018 p. 1–18.

SANTOS, B. C.; SILVA, M. S. D.; HORTA, I. T. G.; TECH, A. R. B. - Análise do efeito orográfico na distribuição espacial das chuvas no município de Itirapina-SP. In. XIII Simpósio brasileiro de climatologia geográfica: A Climatologia Geográfica Brasileira: o ensino, os métodos, as técnicas e os desafios para o século XXI, 2018, Juiz de Fora-RJ. Anais...Juiz de Fora, 2018. p. 1912-1921.

SANTOS, R. S.; VIEIRA, P. D.; EVANGELISTA, D. H. R.; OLIVEIRA, L. J. C.; NONATO D. - Caracterização de extremos mensais de precipitação em Cacoal (RO). Revista Brasileira de Climatologia. ISSN 2237-8642. Vol. 22, nº 14 (2018) p. 267-280.

SILVA, J. M. O.; SILVA, E. V. - Utilização dos anos padrões para a caracterização pluviométrica na bacia hidrográfica do rio Pirangi/Ceará. Revista Geonorte. ISSN 2237-1419. Vol. 3, nº 4 (2012) p. 1358–1369.

SOUSA, F. A. S.; MACEDO, M. J. H.; GUEDES, R. V. S.; SILVA, V. P. R. - O Índice de Precipitação Padronizada (IPP) na identificação de extremos de chuva e secas na bacia do rio Paraguaçu (BA). Ambiência. ISSN 2175 – 9405. Vol. 12, nº 2 (2016) p.707-719.

SOUZA, P. H.; SANTOS, B. C.; SANCHES, R. G. - A identificação de anos secos, chuvosos e normais em Machado/MG através do estudo de uma série histórica e análise do comportamento da Precipitação. Revista Caderno de Geografia. ISSN 2318-2962. Vol. 29 (2019) p. 181-212.

SIQUEIRA, B.; NERY, J. T. - Aplicação e análise do índice padronizado de precipitação no Circuito das Águas Paulista. Revista Brasileira de Climatologia. ISSN 1980-055x. Vol. 16, n. 11 (2015) p. 93-107.

SILVESTRE, M. R.; SANT'ANNA NETO, J. L.; FLORES, E. F. - Critérios estatísticos para definir anos padrão: uma contribuição à climatologia geográfica. Revista Formação, v. 2, n. 20, 2013.

STARNECK, G. - Temporal derruba árvores sobre carros e motos, e mulher é hospitalizada. Jornal Estado de Minas Gerais - disponível em https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2021/10/04/interna_gerais,1311288/temporal-derruba-arvores-sobre-carros-e-motos-e-mulher-e-hospitalizada.shtml, acessado em 20 de outubro de 2021

TAVARES, A. C. - Critérios de escolha de anos padrões para análise rítmica. Geografia, v. 1, n. 1, p. 79-87, 1976.

TUCCI, C. E. M. - Hidrologia – ciência e aplicação. Editora da Universidade/UFRS, ABRH, Porto Alegre, 2001.

ULIANA, E. M.; MENDES, M. A. S. A.; ALMEIDA, F. T.; REIS, E. F.; XAVIER, A. C.; SILVA, J. G. F. - Índice de precipitação padronizado: estudo de caso para a região noroeste do Estado do Espírito Santo, Brasil. Nativa. ISSN: 2318-7670. Vol. 5, nº 5 (2017) p.330-336.

Downloads

Publicado

16-02-2022

Como Citar

Santos, B. C. dos, Ruezzene, C. B., Souza, P. H. de, Miranda, R. B. de, & Mauad, F. F. (2022). Análise do comportamento das chuvas por diferentes índices climáticos, no município de Itirapina/SP. Revista Brasileira De Climatologia, 30(18), 47–68. https://doi.org/10.55761/abclima.v30i18.14632

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)