Aspectos climatológicos da precipitação no rendimento da mandioca (Manihot esculenta Crantz) nas mesorregiões do Nordeste Paraense e Metropolitana de Belém

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55761/abclima.v32i19.14620

Palavras-chave:

Chuva. Índice climático. Agricultura. Nordeste Paraense.

Resumo

A variabilidade climática tropical da precipitação é de fundamental importância para o desenvolvimento de diversas atividades econômicas, em especial, a agricultura. O Estado do Pará é um dos principais produtores da mandioca (Manihot esculenta Crantz), alimento que além de ser fonte de nutrientes, é responsável pela ocupação e manutenção do homem no campo ao gerar trabalho e renda, dada a sua forte natureza de envolver a mão de obra familiar. O estudo visou analisar a distribuição espacial e temporal da relação entre a precipitação e o rendimento da Mandioca nas mesorregiões do Nordeste Paraense e Região Metropolitana de Belém. Através de índices climáticos como IOS e MMA, dados de precipitação (CHIRPS) e ferramentas de geoprocessamento, foi possível identificar que, de forma geral, na média do período e região estudados, o rendimento médio da Mandioca apresenta tendência de aumento sendo o oposto da área plantada. A relação entre precipitação e o rendimento se apresentou de maneira complexa, onde nem sempre essa relação ocorre de forma direta. Além da quantidade de chuva, sua distribuição ao longo dos dias é de extrema importância sabendo-se que muitos dias com chuva ou sem chuva podem ser prejudiciais à cultura, devido ao apodrecimento das raízes e proliferação de ácaros.  Nesse sentido, as mudanças climáticas alteram significativamente a distribuição de precipitação, em que a maioria das relações entre as variáveis, que proporcionaram alto rendimento de mandioca, apresentaram condições anômalas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilale Ferreira Lima, Universidade Federal do Pará - UFPA

Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal do Pará e Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Pará.

Maria Isabel Vitorino, Universidade Federal do Pará – UFPA

Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado em Ciências Atmosféricas pela Universidade de São Paulo e doutorado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Atualmente é Professora Associada dos cursos de Graduação em Meteorologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará, Belém-PA. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Climatologia aplicada, Meteorologia Dinâmica e Sinótica, atuando principalmente nos seguintes temas: Climatologia de Múltiplas Escalas de Tempo, Variabilidade Climática nas Atividades Socioambientais, Extremos Meteorológicos de Tempo e Clima na Sociedade, Aplicação de Ondeletas em Meteorologia e Modelagem Estatística na Previsão de Tempo e Clima.

Jefferson Inayan de Oliveira Souto, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Pará (PPGCA, UFPA). Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado do Pará (PPGCA, UEPA). Especialista em Data Science e Big Data pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS) e Especialista em Comunicação Científica na Amazônia pelo Programa Internacional de Formação de Especialistas em Desenvolvimento de Áreas Amazônicas (FIPAM XXVIII) vinculado ao Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA, UFPA). Bacharel em Meteorologia pela Faculdade de Meteorologia da UFPA. Foi integrante do Núcleo de Pesquisa Aplicada ao Desenvolvimento Regional (NUPAD, UEPA), cuja pesquisa foi o aprimoramento de técnicas por detecção remota no mapeamento de serviços ecossistêmicos em áreas amazônicas. No âmbito da meteorologia, tem se dedicado nas seguintes temáticas: dados meteorológicos por detecção remota, interação de mecanismos climáticos, vulnerabilidade climática, dinâmica da paisagem aos eventos climáticos extremos e mudanças climáticas na Amazônia.

Marcus Vinicius Silva da Silva, Universidade Federal do Pará – UFPA

Engenheiro Cartógrafo e Agrimensor, formado pela Universidade Federal Rural da Amazônia -UFRA (2019), Mestre em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - PPGCA/UFPA (2021) e Especialista em Geoprocessamento e Análise Ambiental pelo Núcleo de Meio Ambiente - NUMA/UFPA (2022). Atualmente é Técnico em Gestão de meio ambiente na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará - SEMAS. Possui experiência em pesquisa, extensão e iniciação acadêmica com ênfase em Topografia aplicada a projetos de construções, Sensoriamento Remoto, Processamento Digital de Imagens, Sistema de Informações Geográficas, Cartografia Temática, Cartografia Náutica, Georreferenciamento de Imóveis Rurais, Regularização Fundiária, Análises Ambientais geoespaciais, Geoprocessamento, Direito Ambiental e Cadastro Ambiental Rural.

Layse Gomes Furtado, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutoranda em Ciências Ambientais (2023) pela Universidade Federal do Pará. Mestra em Ciências Ambientais (2022) pela Universidade do Estado do Pará. Graduada em Tecnologia em Geoprocessamento (2019) e Especialista em Geoprocessamento aplicado à Agroecologia e ao Uso de Recursos Naturais (2019), ambos pela Universidade Federal do Pará (UFPA), e Especialista em Geoprocessamento e Georreferenciamento (2021) em Imóveis Rurais pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Técnica em Agrimensura (2015) pelo Instituto Federal do Pará (IFPA). Atualmente é Pesquisadora DTI-B no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM). Foi estagiária no Laboratório de Agrometeorologia da Embrapa Amazônia Oriental e estagiária na Gerência de Estatística e Informação (GEIN) da Secretária de Estado de Turismo do Pará (SETUR). Atuou como Técnica em Cartografia no Laboratório de Engenharia Florestal na Amazônia Florestal LTDA. Tem experiência em Levantamento de Oferta Turística por meio dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), em Modelagem de Dados Climáticos, em Manejo Florestal e Licenciamento Ambiental e, em Modelagem Hidrológica em Bacias Hidrográficas Urbana. Voluntária no Projeto de Pesquisa "Dinâmica das Paisagens de Bacia Hidrográfica do Rio Guamá: Subsídios ao Planejamento Ambiental Integrado" que tem como objetivo compreender as relações, na escala espaçotemporal, entre os diferentes agentes produtores e transformadores das paisagens locais.

Referências

ALMEIDA, Oriana et al. Percepção do impacto de eventos extremos sobre a produção pela população do estuário amazônico. Revibec: revista ibero americana de economía ecológica, v. 27, p. 59-70, 2017. Disponível em: https://www.raco.cat/index.php/Revibec/arti cle/view/ 328399. Acesso em: 25 jan. 2021.

ALVES, Raimundo Nonato Brabo; MODESTO JÚNIOR, Moisés de Souza. Roça sem fogo e trio da produtividade da mandioca. In: ALVES, Raimundo Nonato Brabo; MODESTO JÚNIOR, Moisés de Souza. Roça sem fogo: da tradição das queimadas à agricultura sustentável na Amazônia. 1. ed. Brasília, DF: EMBRAPA, 2020.

ARAÚJO, Rosimeire Gonzales et al. A influência do evento El Niño: oscilação Sul e Atlântico Equatorial na precipitação sobre as regiões norte e nordeste da América do Sul. Acta Amazônica, Manaus, v. 43, n. 4, p. 469-480, dez. 2013. Disponível em: https://www. scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0044-59672013000400009. Acesso em: 29 set. 2020.

BEZERRA, Francisco Assis. Declínio da produção de mandioca: os impactos econômicos no município de Santa Izabel, Estado do Pará. Revista Agroecossistemas, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 17-41, out. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/agroecossistemas/article/vi ew/1480. Acesso em: 25 nov. 2020.

COHEN, Júlia Clarinda Paiva; DIAS, Maria Assunção Faus da Silva; NOBRE, Carlos Afonso. Environmental conditions associated with Amazonian squall lines: a case study. Monthly Weather Review, [S.l.], v. 123, n. 11, p. 3163-3174, nov. 1995. Disponível em: https://journals.ametsoc.org/view/jornals/mwre/123/11/15200493_1995_123_3163_ecawas_2_0_co_2.xml. Acesso em: 17 ago. 2020.

COSTA, Julio Cezar et al. Validação dos dados de precipitação estimados pelo CHIRPS para o Brasil. Revista Brasileira de Climatologia, [S.l.], v. 24, jun. 2019. Disponível em: https:// revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/60237. Acesso em: 25 nov. 2020.

COUTINHO, Eliane de Castro; FISCH, Gilberto. Distúrbios ondulatórios de leste (DOLs) na região do Centro de Lançamento de Alcântara-MA. Revista Brasileira de Meteorologia, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 193-203, ago. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?scr ipt=sci_arttext&p id=S0102-77862007000200005. Acesso em: 17 set. 2020.

DA CUNHA, Gilberto Rocca et al. A evolução do conceito de rendimento em agricultura e as estratégias de segurança alimentar. Revista Plantio Direto, [S.l.], v. 20, n. 126, p. 8-12, 2011. Disponível em: https://www.embrapa.br/documents/1355291/17775548/Gilberto+Cunha+e+ tal_RPD+ v21%2C+n6+-+nov-dez+2011+-+O+conceito+de+rendimento.pdf/ec0ded28-5aa6-4d83-808b-a2ed1c0bb09a?version=1.0. Acesso em: 19 abr. 2021.

DANCEY, Christine; REIDY, John. Estatística sem matemática para psicologia: usando SPSS para Windows. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

DE MATTOS, Pedro Luiz. Pires et al. Mandioca: o produtor pergunta, a Embrapa responde. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica; Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, 2006.

FILGUEIRAS, Gisalda Carvalho; HOMMA, Alfredo Kingo Oyama. Aspectos socioeconômicos da cultura da mandioca na Região Norte. In: MODESTO JÚNIOR, Moisés de Souza; ALVES, Raimundo Nonato Brabo. Cultura da Mandioca: Aspectos socioeconômicos, melhoramento genético, sistema de cultivo, manejo de pragas e doenças e agroindústria. 1. ed. Brasília, DF: EMBRAPA, 2016.

FISCH, Gilberto; MARENGO, José Antonio; NOBRE, Carlos Afonso. Uma revisão geral sobre o clima da Amazônia. Acta Amazônica, [S.l.], v.28, n.2, p. 101-126, 1998. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aa/a/NVRbNSn7P5z4hjtFNmMjLjx/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 jun. 2020.

FUNK, Chris et al. The climate hazards infrared precipitation with stations: a new environmental record for monitoring extremes. Scientific data, [S.l.], v. 2, p. 1-21, 2015. Disponível em: https://www.nature.com/articles/sdata201566. Acesso em: 15 mar. 2020.

GUSMÃO, Luiz Henrique Almeida; HOMMA, Alfredo Kingo Oyama; WATRIN, Orlando dos Santos. Cartographic analysis of concentration and geography of cassava in Pará State, Brazilian Amazon. Geografia Ensino & Pesquisa, Brasília-DF, v. 20, n. 3, p. 51-62, 2016. Disponível em: https://www.cabdirect.org/cabdirect/abstract/20173041512. Acesso em: 27 mar. 2021.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Panorama. Brasília, DF: IBGE, 2000. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/panorama. Acesso em: 25 jul. 2020.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Panorama. Brasília, DF: IBGE, 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/panorama. Acesso em: 25 jul. 2020.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA. Sistema de recuperação automática (SIDRA). Brasília, DF: Pesquisa Agrícola Municipal, 2018. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/tabela/1618. Acesso em: 31 out. 2019.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA. Sistema de Recuperação Automática (SIDRA). Brasília, DF: Pesquisa Agrícola Municipal, 2019. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/tabela/1618. Acesso em: 31 out. 2019.

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS. Desmatamento nos municípios. Brasília, DF: PRODES, 2018. Disponível em: http://www.dpi.inpe.br/prodesdigital/prodesmu nicipal.php. Acesso em: 25 set. 2019.

KARL, Thomas R.; NICHOLLS, Neville; GHAZI, Anver. Clivar/GCOS/WMO workshop on indices and indicators for climate extremes workshop summary. In: KARL, Thomas R.; NICHOLLS, Neville; GHAZI, Anver. Weather and climate extremes. Dordrecht: Springer, 1999.

MARENGO, José Antônio et al. Two contrasting severe seasonal extremes in tropical South America in 2012: flood in Amazonia and drought in Northeast Brazil. Journal of climate, [S.l.] v. 26, n. 22, p. 9137-9154, 2013. Disponível em: https://journals.ametsoc.org/view/jour nals/clim/26/22/j cli-d-12-00642.1.xml. Acesso em: 25 fev. 2021.

MARENGO, José Antônio. Água e mudanças climáticas. Estudos Avançados, São Paulo, v. 23, n. 63, p. 1-14, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext& pid=S0103 -40142008000200006. Acesso em: 17 set. 2020.

MARTINS, Francielle Alline et al. Integration of data in studies of genetic diversity of tomato. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília-DF, v. 46, n. 11, p. 1496-1502, nov. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100204X2011001100011& script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 15 out. 2020.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Plano nacional de adaptação à mudança do clima – Volume II: estratégias setoriais e temáticas. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente, 2016.

MODESTO JÚNIOR, Moisés de Souza; ALVES, Raimundo Nonato Brabo. Cultura da mandioca: aspectos socioeconômicos, melhoramento genético, sistemas de cultivo, manejo de pragas e doenças e agroindústria. Brasília, DF: EMBRAPA, 2016.

MOREIRA, Ayobami Badiru et al. Eventos extremos e a cidade: estudo de caso dos impactos causados por um evento climático em área urbana. Revista Brasileira de Geografia Física, [S.l.], v. 10, n. 06, p. 1730-1745, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/ rbgfe/article/view/234105. Acesso em: 15 jan. 2021.

MOURA, Maurício do Nascimento; VITORINO, Maria Isabel; ADAMI, Marcos. Análise de componentes principais da precipitação pluvial associada à produtividade de soja na Amazônia legal. Revista Brasileira de Climatologia, [S.l.], v. 22, jul. 2018. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistaabclima /article/view/55109. Acesso em: 23 dez. 2020.

OKE, Timothy Richard. The energetic basis of the urban heat island. Quarterly Journal of the Royal Meteorological Society, [S.l.], v. 108, n. 455, p. 1-24, jan. 1982. Disponível em: https://rmets. onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/qj.49710845502. Acesso em: 15 jan. 2021.

RONCHAIL, Josyane et al. Interannual rainfall variability in the Amazon basin and sea‐surface temperatures in the equatorial Pacific and the tropical Atlantic Oceans. International Journal of Climatology, [S.l.], v. 22, n. 13, p. 1663-1686, nov. 2002. Disponível em: https://rmets.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/joc.815?casa_token=epHOR_WuEloAAAAA:682FdJ_UP4Sp3qDroyQ6oTLllF3P1E9FVsFcjJ3RfzKsMxV-vjJDIEl-mhVLBFa_yiRtR h1_WIzziU. Acesso em: 20 out. 2020.

ROPELEWSKI, Chester F.; JONES, Phil D. An extension of the Tahiti–Darwin Southern Oscillation index. Monthly Weather Review, [S.l.], v. 115, p. 2161-2165, 1987. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/PJones3/publication/249620202_An_Extension_of _the_Tahiti-Darwin_Southern_Oscillation_Index/links/5c5bf4ba299bf1d14cb21781/An-Extension-of-the-Tahiti-Darwin-Southern-Oscillation-Index.pdf. Acesso em: 20 nov. 2020.

ROSADO, Renato Domiciano Silva et al. Genetic divergence between passion fruit hybrids and reciprocals based on seedling emergence and vigor. Journal of Seed Science, Londrina, v. 39, n. 4, p. 417-425, out./dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid= S2317-15372017000400417&script=sci_arttext. Acesso em: 15 out. 2020.

SANTOS, Marcos Ronielly da Silva et al. Investigação da distribuição espaço-temporal da chuva, na mesorregião metropolitana de Belém-Pará: contribuições da técnica de sensoriamento remoto. Caminhos da Geografia, Uberlândia, v. 18, n. 62, p. 49-58, jun. 2017. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view /35069. Acesso em: 10 jul. 2020.

SANTOS, Marcos Ronielly; VITORINO, Maria Isabel; PIMENTEL, Marcia Aparecida da Silva. Vulnerability and climate change: socio-environmental analysis in a mesoregion of Amazonia. Revista Ambiente & Água, Taubaté, v. 12, n. 5, p. 842-854, set./out. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1980993X2017000500842&script=sci _arttext. Acesso em: 20 jan. 2020.

SILVA, Lindenberg Lucena da et al. Influence of precipitations on agricultural productivity in Paraíba State. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande, v. 13, n. 4, p. 454-461, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415436 62009000400013&scri pt=sc i_arttext. Acesso em: 23 jan. 2020.

SODRÉ, Giordani Rafael et al. Estudo observacional da convecção de mesoescala em diferentes superfícies no estado do Pará. Revista Brasileira de Geografia Física, [S.l], v. 8, n.5, p. 1281-1293, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/rbgfe/article/view/ 232958. Acesso em: 15 ago. 2020.

SOUZA, Paulo Fernando de Souza et al. Impactos dos anos climáticos extremos no rendimento da lavoura temporária de Mandioca na região rural da metrópole de Belém-Pará. Revista Brasileira de Climatologia, [S.l.], v. 21, jul./dez. 2017. Disponível em: https://revis tas.ufpr.br/revistaabclima/article /view/51459. Acesso em: 10 jun. 2020.

SPIEGEL, Murray Ralph. Estatística. São Paulo: McGraw-HILL, 1972.

STURGES, Herbert Arthur. The choice of a class interval. Journal of the American Statistical Association, [S.l.], v. 21, n. 153, p. 65-66, mar. 1926. Disponível em: https://www .jstor.org/stable/2965501?seq= 1#metadata_info_tab_contents. Acesso em: 15 jan. 2021.

TREMACOLDI, Célia Regina. Manejo das principais doenças da cultura da mandioca no estado do Pará. In: MODESTO JÚNIOR, Moisés de Souza; ALVES, Raimundo Nonato Brabo. Cultura da mandioca: aspectos socioeconômicos, melhoramento genético, sistemas de cultivo, manejo de pragas e doenças e agroindústria. 1. ed. Brasília, DF: EMBRAPA, 2016.

TROUP, A. J. The southern oscillation. Quarterly Journal of the Royal Meteorological Society, [S.l.], v. 102, p. 490-506, 1965. Disponível em: https://rmets.onlinelibrary.wiley.com /doi/abs/10.1002/qj.49709139009. Acesso em: 20 nov. 2020.

ZENG, Ning et al. Causes and impacts of the 2005 Amazon drought. Environmental Research Letters, [S.l.], v. 3, n. 1, p. 1-9, jan. 2008. Disponível em: https://iopscience.iop. org/article/10.1088/1748-9326/3/1/014002/meta. Acesso em: 11 set. 2020.

Downloads

Publicado

24-05-2023

Como Citar

Lima, I. F., Maria Isabel Vitorino, Jefferson Inayan de Oliveira Souto, Marcus Vinicius Silva da Silva, & Layse Gomes Furtado. (2023). Aspectos climatológicos da precipitação no rendimento da mandioca (Manihot esculenta Crantz) nas mesorregiões do Nordeste Paraense e Metropolitana de Belém. Revista Brasileira De Climatologia, 32(19), 658–683. https://doi.org/10.55761/abclima.v32i19.14620

Edição

Seção

Artigos