O ENSINO DE CLIMATOLOGIA A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO – PERSPECTIVAS E PROPOSTAS ALINHADAS À CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA

Autores

  • Guilherme Leite Torres
  • Rafael Vinicius de São José
  • Larissa Vieira Zezzo
  • Jéssica Patrícia de Oliveira
  • Priscila Pereira Coltri

DOI:

https://doi.org/10.5380/abclima.v27i0.74829

Palavras-chave:

Geografia Escolar, Livro Didático, Ensino-Aprendizagem

Resumo

O estudo da Climatologia é de fundamental relevância, uma vez que o clima e suas variações interferem no ritmo de diferentes atividades na sociedade e na segurança do próprio homem. Na Educação Básica, o seu estudo está inserido, sobretudo, nas aulas de Geografia. No entanto, nos últimos anos, pesquisas acadêmicas vêm se preocupando com a abordagem da Climatologia nos livros didáticos de Geografia, em razão de erros conceituais, superficialidade no conteúdo apresentado e falta de conexão entre eles. Assim, o presente estudo objetivou avaliar os conteúdos da temática clima nos livros de Geografia que compõe a coleção “Expedições Geográficas”. A partir das análises, propôs-se abordagens mais adequadas e novas interpretações para que o conteúdo possa ser melhor trabalhado pelo aluno, auxiliando o professor em sala de aula. O método consistiu em: (i) escolha do livro didático, (ii) caracterização geral e revisão crítica, (iii) levantamento dos conteúdos relacionados à Climatologia a partir de uma análise quantitativa alinhando-se a Climatologia Geográfica e aos objetivos da Geografia Escolar, (iv) análise qualitativa, além de proposição de alternativas para aprimoramento dos conteúdos e maior interação do clima com os componentes do espaço geográfico. Os resultados demonstraram que os assuntos de natureza climática são abordados de maneira demasiadamente resumida, carecendo de uma melhor conexão com a climatologia geográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

05-03-2021

Como Citar

Torres, G. L., São José, R. V. de, Zezzo, L. V., Oliveira, J. P. de, & Coltri, P. P. (2021). O ENSINO DE CLIMATOLOGIA A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO – PERSPECTIVAS E PROPOSTAS ALINHADAS À CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA. Revista Brasileira De Climatologia, 27, 539–565. https://doi.org/10.5380/abclima.v27i0.74829

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)