IMPACTOS DAS MUDANÇAS NO USO E COBERTURA DA TERRA SOBRE A VARIABILIDADE DO ALBEDO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SOROCABUÇU (IBIÚNA - SP)

Autores

  • Lauro Pessoa Maia Júnior
  • Roberto Wagner Lourenço

DOI:

https://doi.org/10.5380/abclima.v27i0.72761

Palavras-chave:

Albedo da superfície, subtração entre imagens de albedo, Bacia Hidrográfica do Rio Sorocabuçu

Resumo

O comportamento energético da superfície terrestre é determinado pelo albedo dos seus variados constituintes naturais e artificiais, modulando os processos de absorção e reflexão da radiação solar. O presente trabalho analisa o impacto das alterações no uso e cobertura da terra sobre a variabilidade espacial, temporal e estatística do albedo na Bacia Hidrográfica do Rio Sorocabuçu (Ibiúna - SP). Utilizou-se o aplicativo ArcGIS Desktop 10.6 tanto na classificação das categorias de uso e cobertura, quanto no mapeamento do albedo, adotando como insumo imagens dos satélites Landsat 5 e 8, registradas nos anos de 2008 e 2018. A análise espaço-temporal dos resultados indicou que a retração da cobertura vegetal, derivada da ampliação das pastagens e áreas urbanas, implicou na expansão dos espaços representados pelos pixels de albedo mais elevado. A análise estatística evidenciou o consequente incremento no valor médio, máximo, na amplitude e no coeficiente de variação da imagem de albedo em 2018, além do aumento na dispersão e assimetria do seu histograma. A subtração entre imagens de albedo de diferentes datas demonstrou não apenas a variação espaço-temporal das mudanças no uso e cobertura da terra, mas, também, o sentido e a intensidade das alterações no comportamento energético da superfície. A tendência à progressão do desmatamento implicará em danos ao rico patrimônio ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocabuçu, com prejuízos aos recursos hídricos, à biodiversidade e ao equilíbrio climático local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

05-03-2021

Como Citar

Maia Júnior, L. P., & Lourenço, R. W. (2021). IMPACTOS DAS MUDANÇAS NO USO E COBERTURA DA TERRA SOBRE A VARIABILIDADE DO ALBEDO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SOROCABUÇU (IBIÚNA - SP). Revista Brasileira De Climatologia, 27, 443–462. https://doi.org/10.5380/abclima.v27i0.72761

Edição

Seção

Artigos