ASSOCIAÇÃO ENTRE OS EVENTOS DE ENOS E A DISTRIBUIÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DA PRECIPITAÇÃO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CAPIM (MA-PA)

Autores

  • Gustavo Francesco de Morais Dias
  • Dênis José Cardoso Gomes
  • Edivaldo Adonso Oliveira Serrão
  • Aline Maria Meiguins de Lima
  • Sarah Brasil de Araújo de Miranda
  • João de Athaydes Silva Júnior
  • Adriano Marlisom Leão de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.5380/abclima.v26i0.59320

Palavras-chave:

Precipitação, Bacia hidrográfica, ENOS.

Resumo

A bacia hidrográfica do rio Capim está localizada no nordeste do estado do Pará, compondo o eixo de maior circulação econômica estadual direcionado ao longo da rodovia Belém-Brasília. O estudo da variabilidade espaço-temporal da precipitação relacionadas á eventos climáticos são muito importantes para determinar a sua influência no ciclo hidrológico, na agricultura, geração de energia, além da caracterização do regime hídrico da bacia hidrográfica, tornando-se fundamental para o gerenciamento dos recursos hídricos na mesma. O presente trabalho tem como objetivo analisar a distribuição espacial e temporal da precipitação na bacia hidrográfica do rio Capim, no período de 1983 a 2014, definindo-se as regiões de maior e menor potencial hídrico. Utilizou-se os dados de reanálise de precipitação do GPCC, devido à baixa densidade de pluviômetros na região. Para validação dos dados foram feitos cálculos estatísticos (R, R², N-S, IC e U) entre os dados do GPCC e da ANA. As anomalias pluviométricas foram obtidas através do cálculo do desvio padrão. Os resultados apontam que por meio da espacialização da precipitação foram observados maiores valores para a região do baixo-médio Capim e menores valores para o alto Capim. Além da identificação de uma estação chuvosa com início em dezembro e término em maio que estão associadas a padrões climáticos do acoplamento oceano-atmosfera.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-03-2021

Como Citar

Dias, G. F. de M., Gomes, D. J. C., Serrão, E. A. O., Lima, A. M. M. de, Miranda, S. B. de A. de, Silva Júnior, J. de A., & Sousa, A. M. L. de. (2021). ASSOCIAÇÃO ENTRE OS EVENTOS DE ENOS E A DISTRIBUIÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DA PRECIPITAÇÃO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CAPIM (MA-PA). Revista Brasileira De Climatologia, 26. https://doi.org/10.5380/abclima.v26i0.59320

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.