ANÁLISE DA PRECIPITAÇÃO ATRAVÉS DO USO DE TÉCNICAS MULTIFRACTAL EM PERÍODOS CHUVOSOS E SECOS NO MÉDIO E BAIXO CURSO DAS BACIAS DOS RIOS TIETÊ E PARANAPANEMA (SP)

Autores

  • Anderson Luis Hebling Christofoletti
  • Pedro Augusto Breda Fontão
  • Thiago Salomão de Azevedo
  • Diego Correa Maia
  • Melchior Carlos do Nascimento
  • Otávio Reis Megda

DOI:

https://doi.org/10.5380/abclima.v24i0.57491

Palavras-chave:

Precipitação, Geometria Multifractal, Climatologia, Fractal, Períodos Chuvosos e Secos

Resumo

A presente pesquisa analisa a aplicação das técnicas de origem multifractal para semestres chuvosos e secos em anos-padrão, considerados respectivamente chuvoso, habitual e seco, na região do médio e baixo curso da bacia do rio Tietê e no setor paulista da bacia do rio Paranapanema. Seguindo esta premissa, na área das bacias hidrográficas em questão, foi realizada uma análise espacial das chuvas por meio da construção de mapas de distribuição dos valores de dimensão fractal das precipitações, para os limiares de 0,1, 10, 20 e 40 milímetros. A dimensão multifractal mostrou-se compatível com o índice de participação obtido em outros estudos, podendo gerar indicadores numérico coerentes com o ritmo pluviométrico e a dinâmica das chuvas nestas áreas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-03-2021

Como Citar

Christofoletti, A. L. H., Fontão, P. A. B., Azevedo, T. S. de, Maia, D. C., Nascimento, M. C. do, & Megda, O. R. (2021). ANÁLISE DA PRECIPITAÇÃO ATRAVÉS DO USO DE TÉCNICAS MULTIFRACTAL EM PERÍODOS CHUVOSOS E SECOS NO MÉDIO E BAIXO CURSO DAS BACIAS DOS RIOS TIETÊ E PARANAPANEMA (SP). Revista Brasileira De Climatologia, 24. https://doi.org/10.5380/abclima.v24i0.57491

Edição

Seção

Artigos