CONDIÇÕES TÍPICAS DE VENTO SOBRE A REGIÃO MARINHA ADJACENTE À COSTA DO ESPÍRITO SANTO

Autores

  • Kyssyanne Samihra Santos Oliveira
  • Valéria da Silva Quaresma

DOI:

https://doi.org/10.5380/abclima.v22i0.51563

Palavras-chave:

condições típicas de vento, Alta Subtropical do Atlântico Sul, Sistemas Transientes, Zona de Convergência do Atlântico Sul.

Resumo

Este estudo visa à caracterização das condições predominantes de direção e velocidade do vento sobre a região marinha adjacente à costa do Espírito Santo, bem como a construção de cenários típicos de vento para esta região sob a ação da Alta Subtropical do Atlântico Sul, dos Sistemas Transientes e da Zona de Convergência do Atlântico Sul. Os resultados mostraram que sob a atuação da Alta Subtropical do Atlântico Sul, ventos de norte (nordeste e leste) foram mais frequentes nas regiões mais próxima (distante da) da costa e no sul (norte) da área de estudo.  Sob a atuação de Sistemas Transientes, as maiores frequências foram encontradas no setor central para ventos de sul, no setor norte para ventos de sudeste, e no setor sul para ventos de sudoeste. Durante a atuação da ZCAS, ventos de sul, sudeste e sudoeste foram predominantes, enquanto ventos de norte, nordeste e leste foram dominantes nos períodos pré-ZCAS e pós-ZCAS. Os achados deste estudo irão contribuir para o melhor entendimento da interação oceano-atmosfera na região marinha adjacente à costa do Espírito Santo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-02-2021

Como Citar

Oliveira, K. S. S., & Quaresma, V. da S. (2021). CONDIÇÕES TÍPICAS DE VENTO SOBRE A REGIÃO MARINHA ADJACENTE À COSTA DO ESPÍRITO SANTO. Revista Brasileira De Climatologia, 22. https://doi.org/10.5380/abclima.v22i0.51563

Edição

Seção

Artigos