PRECIPITAÇÃO OBSERVADA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: REDES CONVENCIONAIS E DADOS DA REANÁLISE I DO NCEP/NCAR, CRU E GPCC

Autores

  • Leila Limberguer
  • Maria Elisa Siqueira Silva

DOI:

https://doi.org/10.5380/abclima.v22i0.48841

Palavras-chave:

dados observados em redes convencionais, dados interpolados para grade regular, comparação de conjuntos de dados de precipitação, Amazônia brasileira.

Resumo

O avanço das tecnologias de informação relacionado à coleta de dados meteorológicos e ao seu compartilhamento através da internet tem permitido o acesso a uma quantidade significativa de dados relativamente confiáveis para a maior parte do globo, a partir de um computador conectado à internet. Séries temporais incompletas e espacialmente mal distribuídas constituem um dos fatores que levam à reconstrução de dados de precipitação. Dados precisos de precipitação interpolados para grades espaciais regulares constituem uma variável importante para a caracterização climática. A totalidade de variáveis atmosféricas usadas comumente para a explicação da variabilidade da precipitação, obtidas através dos conjuntos de reanálises geradas por modelos numéricos, em diversos centros mundiais, é fornecida em grades espacialmente regulares. O objetivo da presente pesquisa é avaliar, através da análise de estatísticas adequadas, a precisão dos dados de precipitação mensal para a bacia amazônica brasileira organizados pelos centros de pesquisa CRU, GPCC e os obtidos da Reanálise I do NCEP/NCAR em comparação com dados observados organizados pela ANA do Brasil, para o período de 1979 a 2010. Os dados interpolados para grades regulares usados neste estudo foram todos obtidos do ESRL/NOAA. Os valores do coeficiente de correlação linear calculados, para as diversas sub-regiões consideradas na bacia amazônica, entre a precipitação diretamente observada, da ANA, e aquela gerada pelos centros CRU, GPCC e NCEP/NCAR I são altos e significativos, o que demonstra que a utilização de dados reconstruídos e dispostos em grades regulares pode ser aplicada com alta confiabilidade, permitindo a expansão dos estudos em Climatologia Geográfica para as atuais necessidades de avanço dessa disciplina. Os resultados também mostram que a precipitação do conjunto da Reanálise I do NCEP/NCAR apresenta amplitude sazonal bastante inferior à observada nos demais conjuntos de dados usados. O conjunto de dados de grade que apresentou os maiores valores de correlação linear com a precipitação diretamente observada na bacia amazônica, da ANA, foi o GPCC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-02-2021

Como Citar

Limberguer, L., & Silva, M. E. S. (2021). PRECIPITAÇÃO OBSERVADA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: REDES CONVENCIONAIS E DADOS DA REANÁLISE I DO NCEP/NCAR, CRU E GPCC. Revista Brasileira De Climatologia, 22. https://doi.org/10.5380/abclima.v22i0.48841

Edição

Seção

Artigos