PRECIPITAÇÃO NAS MESORREGIÕES DO ESTADO DO PARÁ: CLIMATOLOGIA, VARIABILIDADE E TENDÊNCIAS NAS ÚLTIMAS DÉCADAS (1978-2008)

Autores

  • Monik Fernandes de Albuquerque
  • Everaldo Barreiros de Souza
  • Maria do Carmo Felipe de Oliveira
  • José Augusto de Souza Júnior

DOI:

https://doi.org/10.5380/abclima.v6i0.25606

Palavras-chave:

Climatologia, Tendência, Variabilidade, RPCH, Mesorregiões do Pará,

Resumo

Este trabalho utilizou dados de precipitação do período de 1978 a 2008 dobanco de dados do projeto Rede Estadual de Previsão Climática eHidrometeorologica do Pará (RPCH), com o objetivo de estudar a Climatologia,Variabilidade e Tendência da precipitação nas seis mesorregiões do estado doPará, nas últimas décadas, considerando a escala anual, sazonal e mensal paraanalise climatologia e as médias anuais e sazonais para a análise davariabilidade e tendência da precipitação nas diferentes mesorregiões do Pará.Os resultados evidenciaram que, os maiores índices pluviométricos estãoconcentrados nas mesorregiões do Marajó, Metropolitana e Nordeste Paraense,com precipitação anual superior a 2000 mm. Por outro lado, os menores valoresanuais de precipitação, ficam reservados as mesorregiões Sudeste e Sudoestedo Pará. Observou-se claramente que o verão e o outono, seguramente,abrigam os meses mais chuvosos do estado. Em geral, a época chuvosa iniciaseem dezembro e tem duração de cinco a seis meses, sendo o mês de março oque apresenta maior índice pluviométrico. A época menos chuvosa, ondepredominam as chuvas de caráter convectivo, abrangem os demais meses doano, sendo que o período de maior estiagem ocorre entre os meses de setembroe outubro. Observando as séries temporais da anomalia de precipitaçãopadronizada anual, nota-se que a precipitação passou a apresentar anomaliasnegativas a partir da década de 90, para quase todas as mesorregiões do estado, ressaltando que apenas a mesorregião Nordeste do estado, nãoapresenta grande variação de anomalia. A análise individual sazonal pode-senotar uma inversão no padrão anual de anomalia, no trimestre de MAM, comaltos índices de anomalia de precipitação após a década de 90, para todas asmesorregiões do Pará.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

26-01-2021

Como Citar

Albuquerque, M. F. de, Souza, E. B. de, Oliveira, M. do C. F. de, & Júnior, J. A. de S. (2021). PRECIPITAÇÃO NAS MESORREGIÕES DO ESTADO DO PARÁ: CLIMATOLOGIA, VARIABILIDADE E TENDÊNCIAS NAS ÚLTIMAS DÉCADAS (1978-2008). Revista Brasileira De Climatologia, 6. https://doi.org/10.5380/abclima.v6i0.25606

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)