Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A Revista PsiPorã cobra nenhuma taxa relativa ao processo editorial.

Condições preliminares para Submissão de Manuscrito

1 O artigo submetido a este periódico não foi publicado e não foi simultaneamente submetido em outro meio de publicação.

2 A(O) autora efetuou cadastro no sítio da revista e respondeu completamente os dados solicitados.

3 Pelo menos um(a) das(os) autoras(es) do manuscrito deve ter o título de Doutor(a).

O processo editorial só terá início se o encaminhamento do artigo obedecer às condições preliminares explicitadas acima. Caso contrário será devolvido para adequação às normas e/ou inclusão de documentos. Não será aceita a inclusão de autoras(es) após a submissão do artigo. Por isso é importante que as(os) autoras(es) confiram e preencham corretamente os metadados da submissão no momento do envio do artigo.

Configuração e organização dos artigos

1 Os textos poderão ser redigidos em português, espanhol, francês e inglês. Todos os tipos de contribuição, à exceção de Anais, Comunicação, Ensaios, Entrevistas, Notas Breves e Resenhas, devem conter título, palavras-chave e resumo em três idiomas. Um necessariamente no idioma original, outro em português-brasileiro e o terceiro em inglês. Se o idioma de submissão for o português, o segundo resumo será em inglês e o terceiro, espanhol ou francês.

2 Os manuscritos submetidos à Revista PsiPorã devem estar de acordo com as normas de publicação da Sétima Edição do Manual de Publicação da American Psychological Association (APA). A omissão de informação no detalhamento que se segue implica que prevalece a orientação da APA. Para um guia rápido em português, consulte a Adaptação do Estilo de Normalizar de Acordo com as Normas da APA.

Utilizando linguagem neutra

Pede-se a flexão de gênero. Sendo necessário o uso de linguagem não-binária, linguagem neutra, deve-se apresentar uma explicação da grafia em nota de rodapé.

Deverão ser submetidos como Documento Original:

O documento original deve ser submetido em apenas um arquivo, contendo os seguintes itens:

1 Folha de rosto sem identificação das(os) autoras(es): Título original (máximo 15 palavras) e título compatível em inglês e espanhol.

2 Resumos em português, espanhol e inglês: Resumo estruturado indicando Introdução, Métodos, Resultados, Discussões e Conclusões, em parágrafo único com no máximo 200 palavras, com o título. “Resumo” escrito centralizado na primeira linha abaixo do cabeçalho, em negrito. Os resumos em inglês e espanhol devem ser fiéis ao resumo em português, porém não uma tradução "literal" do mesmo; ou seja, as traduções devem preservar o conteúdo do resumo, mas também adaptar-se ao estilo gramatical das línguas. Ao fim do resumo, listar no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave em português (em letras minúsculas e separadas por vírgula). Recomenda-se a utilização da Terminologia em Psicologia da Biblioteca Virtual em Saúde para a definição das palavras-chave.

A Revista PsiPorã tem como procedimento padrão, fazer a revisão final dos resumos, reservando-se o direito de corrigi-los, se necessário.

3 Corpo do Texto: Não é necessário colocar título do manuscrito nessa página. As subseções do corpo do texto não começam cada uma em uma nova página e seus títulos devem estar centralizados, em negrito, e ter a primeira letra de cada palavra em letra maiúscula (por exemplo, Resultados, Método e Discussão, em artigos empíricos). Os subtítulos das subseções devem estar apenas em itálico e ter a primeira letra de cada palavra em letra maiúscula (por exemplo, os subtítulos da subseção Método: Participantes, ou Conclusões).

4 Notas de rodapé: Evite sempre que possível. Todavia, se não houver outra possibilidade, as notas de fim devem ser indicadas por algarismos arábicos no texto e apresentadas após as Referências. O título (Notas) aparece centralizado. Recue a primeira linha de cada nota de fim em 1,25cm e numere-as conforme as respectivas indicações no texto, mantendo o espaço duplo entre as linhas.

5 Tabelas: Devem ser elaboradas em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF. No caso de apresentações gráficas de tabelas, use preferencialmente colunas, evitando outras formas de apresentação como pizza etc. Cada tabela começa em uma página separada. A palavra Tabela é alinhada à esquerda na primeira linha abaixo do cabeçalho e seguida do número correspondente à tabela, ambos em negrito. Dê um espaço duplo e digite o título da tabela à esquerda, em itálico e sem ponto final, sendo as primeiras letras das palavras em maiúsculo. Defina abreviações usadas nas tabelas, ainda que já tenham sido definidas no texto, em outra tabela ou em alguma figura. As abreviações podem ser definidas na própria tabela, entre parênteses, na ocasião de seu primeiro uso; ou como legenda, abaixo da tabela. Consultar o Manual da APA 7ª edição para abreviações que não precisam ser definidas.

6 Figuras: Devem ser inseridas no corpo do texto, no local em que devem aparecer. A figura deve estar em boa qualidade, com a extensão bmp ou jpg e resolução de 300dpi. A palavra Figura é alinhada à esquerda na primeira linha abaixo do cabeçalho e seguida do número correspondente à figura, ambos em negrito. Dê um espaço duplo e digite o título da figura à esquerda, em itálico e sem ponto final, sendo as primeiras letras das palavras em maiúsculo. Defina abreviações usadas nas figuras, ainda que já tenham sido definidas no texto, em alguma tabela ou em outra figura. As abreviações podem ser definidas na própria figura, entre parênteses, na ocasião de seu primeiro uso; ou como legenda, abaixo da tabela. Consultar o Manual da APA 7ª edição para abreviações que não precisam ser definidas.

7 Anexos: Evite. Somente devem ser incluídos se contiverem informações consideradas indispensáveis. Os Anexos devem ser indicados no texto e apresentados no final do manuscrito, identificados pelas letras do alfabeto em maiúsculas (A, B, C, e assim por diante), se forem mais de um. Os Anexos devem ser apresentados cada um em uma nova página, intituladas com a palavra “Anexo” seguida das respectivas letras correspondentes (apenas quando há mais de um anexo, pois basta a palavra “Anexo” quando há apenas um), em negrito. Cada anexo deve ser mencionado ao menos uma vez no corpo do texto, com a primeira letra maiúscula e seguido da letra que o identifique (também maiúscula).

Deverão ser submetidos como Documento Suplementar:

1 Folha de rosto identificada: Título original (máximo 15 palavras); Título compatível em inglês e espanhol; Nome e afiliação institucional; breve descrição sobre as atividades atuais das(os) autoras(es) e sua formação;  Apresentar a exata contribuição de cada autor na produção do manuscrito; Endereço completo de uma das(os) autoras(es) para correspondência com as(os) Editoras(es) (incluir CEP, fone e e-mail, Orcid); Agradecimentos e Informações complementares, quando for o caso, como, por exemplo, fomento de pesquisa ou bolsa de estudo.

2 Comprovação de Aprovação do Comitê de Ética: quando se tratar de pesquisas com Seres Humanos e/ou Animais, as(os) autoras(es) deverão encaminhar cópia do parecer aprovado. No caso de Pesquisas com Humanos, é exigida cópia do parecer gerado na Plataforma Brasil.

Avaliação

A primeira avaliação é feita pelo Conselho Editorial da Revista PsiPorã verificando se o trabalho seguiu os itens elencados nas Diretrizes para autoras(es) e Tipos de Contribuição. Se aprovado nesta etapa, o manuscrito será encaminhado a, pelo menos, duas(ois) consultoras(es) ad hoc.

As(Os) consultoras(es) ad hoc são escolhidas(os) pelo Conselho Editorial, embora as(os) autoras(es) possam sugerir possíveis consultoras(es) – pesquisadoras(es) qualificadas(os) afiliadas(os) a instituições, que não as das(os) autoras(es) na carta de encaminhamento.

Caso o texto seja rejeitado, as(os) autoras(es) serão encorajadas(os) a nova submissão, depois de cuidadosa revisão, considerando os pareceres recebidos.

Os manuscritos recomendados para publicação com restrições só serão publicados mediante alterações de acordo com as sugestões dos pareceristas. As sugestões de modificação do trabalho visam melhorar a clareza ou precisão do texto. Uma versão reformulada do texto deve ser apresentada para apreciação com as parcelas modificadas em destaque (em azul). Além disso, solicita-se a(os) autoras(es) uma carta ao Conselho Editorial, por meio eletrônico, descrevendo as alterações atendidas e justificando as não realizadas. A decisão final sobre a publicação de um artigo submetido à Revista PsiPorã cabe ao Conselho Editorial.

Pequenas modificações no manuscrito poderão ser feitas pelo Conselho Editorial da Revista PsiPorã. Quando o Conselho considerar necessárias modificações substanciais, a(o) autora será notificada(o) e encarregada(o) de fazê-las, devolvendo o trabalho reformulado no prazo estipulado.

Todo original será submetido ao processo de opinião por pares (especialistas), preferencialmente duplo cego (peer review double blind). Em todo processo de avaliação será garantido o anonimato. Os casos omissos serão resolvidos pela Equipe Editorial.

 

Diretrizes para organização do artigo

1 Configuração: Tamanho A4 (21 x 29,7cm).

2 Fonte: Times New Roman, tamanho 12, ao longo de todo o texto, incluindo referências, notas de rodapé, tabelas etc.

3 Margens: 2,5 cm em todos os lados (superior, inferior, esquerda e direita).

4 Espaçamento: espaço duplo ao longo de todo o manuscrito, incluindo Folha de Rosto, Resumo, Corpo do Texto, Referências, Anexos etc.

5 Alinhamento: esquerda

6 Recuo da primeira linha do parágrafo: tab = 1,25cm

7 Numeração das páginas: no canto direito na altura da primeira linha de cada página. A folha de rosto sem identificação é a página número 1.

8 Endereços da Internet: Todos os endereços "URL" (links para a internet) no texto deverão estar ativos.

9 Ordem dos elementos do arquivo: Folha de rosto sem identificação, Resumo e Abstract, Corpo do Texto, Referências, Notas de Rodapé, Tabelas, Figuras e Anexos. Inicie cada um deles em uma nova página.

10 As palavras Figura, Tabela, Anexo que aparecerem no texto devem ser escritas com a primeira letra em maiúscula e acompanhadas do número (Figuras e Tabelas) ou letra (Anexos) ao qual se referem.

11 O uso de expressões como "a Tabela acima" ou "a Figura abaixo" deve ser evitado porque no processo de editoração a localização das mesmas pode ser alterada. As normas não incluem a denominação de Quadros ou Gráficos, apenas Tabelas e Figuras.

12 Sobre o uso de Sublinhados, Itálicos e Negritos: Use itálico para palavras ou expressões que constituam "estrangeirismos", como self, lócus etc. e sublinhado para outras palavras que deseje grifar. Reserve negritos para os títulos.

13 Indique sempre (as)os autoras(es) e as datas de publicação de todos os estudos mencionados no corpo do texto. Todos os nomes de autoras(es) cujos trabalhos forem citadas(os) devem ser seguidos da data de publicação. Na seção de Referências só descreva as(os) autoras(es) citadas(os) no corpo do texto.

Artigos

Política padrão de seção

Relatos de Experiências

Artigos que descrevem estratégias de intervenção com foco no detalhamento dos procedimentos realizados, resultados obtidos e implicações para a prática profissional e de extensão. O manuscrito deve conter até 15 páginas incluindo resumos, figuras, tabelas e referências.

Resenhas

Apresentação do conteúdo de uma obra fundamentalmente acompanhada de uma avaliação crítica, orientando a(o) leitora quanto às suas características e usos potenciais. A resenha deve ter no máximo 6 páginas incluindo todos os seus elementos. A obra resenha deve ter, no máximo, 3 anos de publicação. Não há resumos ou palavras-chave.

Entrevistas

Depoimentos de pessoas cujas histórias de vida ou realizações profissionais sejam relevantes para as áreas de abrangência da revista de até três páginas. Não há resumos ou palavras-chave.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.