Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO

A Revista PsiPorã é um veículo de difusão científica do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFGD que veicula, de fluxo contínuo, artigos inovadores e inéditos relacionados com a Psicologia e suas relações com áreas afins.

A Revista objetiva difundir conhecimento científico frente a processos comportamentais e cognitivos, bem como processos psicossociais, possibilitando o desenvolvimento da Psicologia como área de conhecimento e prática profissional.

EIXOS TEMÁTICOS

As contribuições submetidas à Revista PsiPorã devem obrigatoriamente estar inseridas em um dos eixos temáticos a seguir:

DESENVOLVIMENTO, COMPORTAMENTO E COGNIÇÃO

Neste eixo tramitam artigos vinculados a diferentes perspectivas psicológicas cujo enfoques sejam os processos de afetos, comportamento, cognição e desenvolvimento. Especificamente:

  1. Estudos de neurociências.
  2. Estudos conceituais e/ou históricos sobre ciências do comportamento e ciências da mente.
  3. Estudos dos processos básicos em comportamento humano e não-humano.
  4. Estudos com procedimentos de avaliação e intervenção em diferentes contextos.
  5. Estudos das múltiplas variáveis da Psicologia do Desenvolvimento Humano ao longo da vida, sejam elas afetivas, biológicas, cognitivas e/ou sociais.

PSICOSSOCIAL

Neste eixo tramitam artigos vinculados a diferentes perspectivas psicológicas que permitam uma compreensão contextualizada da construção psicossocial de novas subjetividades e novas sociabilidades na contemporaneidade, bem como do caráter dialógico e coletivo da produção do conhecimento psicológico. Especificamente:

  1. Estudos conceituais e/ou históricos sobre processos psicossociais.
  2. Estudos das dimensões subjetiva, institucional, discursiva, sociocultural e política, relacionadas às temáticas emergentes.
  3. Estudos da desigualdade social e de suas iniquidades.
  4. Estudos de relações de gênero.
  5. Estudos de relações familiares.
  6. Estudos dos modos de subjetivação, relações de trabalho e saúde.

DIÁLOGOS NAS FRONTEIRAS

Neste eixo tramitam artigos vinculados a diferentes perspectivas advindas de necessidades regionais e nacionais que permitam uma compreensão contextualizada dos processos fronteiriços, contribuindo para um diálogo transdisciplinar entre Psicologia e áreas afins. Especificamente:

  1. Estudos conceituais e/ou históricos sobre processos fronteiriços.
  2. Estudos linguísticos e literários.
  3. Estudos de território, ambiente e sustentabilidade.
  4. Estudos decoloniais.
  5. Estudos sobre violência e segurança.
  6. Estudos dos modos de desenvolvimento desse campo interdisciplinar.