Sobre a Revista
FOCO E ESCOPO
A Revista PsiPorã é um veículo de divulgação científica do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFGD que veicula, de fluxo contínuo, artigos inovadores e inéditos relacionados com a Psicologia e suas relações com áreas afins.
A Revista objetiva difundir conhecimento científico frente a processos comportamentais e cognitivos, bem como processos psicossociais, possibilitando o desenvolvimento da Psicologia como área de conhecimento e prática profissional.
EIXOS TEMÁTICOS
As contribuições submetidas à Revista PsiPorã devem obrigatoriamente estar inseridas em um dos eixos temáticos a seguir:
DESENVOLVIMENTO, COMPORTAMENTO E COGNIÇÃO
Nesta linha tramitam artigos vinculados a diferentes perspectivas psicológicas cujo enfoques sejam os processos de afetos, comportamento, cognição e desenvolvimento. Especificamente:
- Estudos de neurociências.
- Estudos conceituais e/ou históricos sobre ciências do comportamento e ciências da mente.
- Estudos dos processos básicos em comportamento humano e não-humano.
- Estudos com procedimentos de avaliação e intervenção em diferentes contextos.
- Estudos das múltiplas variáveis da Psicologia do Desenvolvimento Humano ao longo da vida, sejam elas afetivas, biológicas, cognitivas e/ou sociais.
PSICOSSOCIAL
Nesta linha tramitam artigos vinculados a diferentes perspectivas psicológicas que permitam uma compreensão contextualizada da construção psicossocial de novas subjetividades e novas sociabilidades na contemporaneidade, bem como do caráter dialógico e coletivo da produção do conhecimento psicológico. Especificamente:
- Estudos conceituais e/ou históricos sobre processos psicossociais.
- Estudos das dimensões subjetiva, institucional, discursiva, sociocultural e política, relacionadas às temáticas emergentes.
- Estudos da desigualdade social e de suas iniquidades.
- Estudos de relações de gênero.
- Estudos de relações familiares.
- Estudos dos modos de subjetivação, relações de trabalho e saúde.
DIÁLOGOS NAS FRONTEIRAS
Nesta linha tramitam artigos vinculados a diferentes perspectivas advindas de necessidades regionais e nacionais que permitam uma compreensão contextualizada dos processos fronteiriços, contribuindo para um diálogo transdisciplinar entre Psicologia e áreas afins. Especificamente:
- Estudos conceituais e/ou históricos sobre processos fronteiriços.
- Estudos linguísticos e literários.
- Estudos de território, ambiente e sustentabilidade.
- Estudos decoloniais.
- Estudos sobre violência e segurança.
- Estudos dos modos de desenvolvimento desse campo interdisciplinar.