Crises (como) metodo(lógicas) na antropologia:

reflexões sobre e a partir da cisgeneridade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/nty.v10i15.16246

Palavras-chave:

Antropologia, Crises metodológicas, cisgeneridade

Resumo

A ciência é permeada por dificuldades e crises, seja nas pesquisas de campo ou nas reflexões teórico-metodológicas, que, ao invés de indicarem impossibilidades, alimentam as teorias científicas. Enquanto disciplina, a antropologia convive há tanto tempo com crises, em especial de autoridade, objeto e representação, que alguns autores consideram que exatamente por estar em uma perpétua crise, esta constitui-se como crítica e indisciplinada. Com a ideia de que crises e dificuldades podem gerar impulsionamentos metodológicos e reflexivos, na primeira parte do artigo discutem-se estratégias de escrita de três etnografias clássicas e três mais recentes; na segunda, analiso um seminário organizado e ministrado por travestis e transexuais, no qual demarcaram-se tensionamentos entre estas e pesquisadoras e pesquisadores cis. Ao final, considera-se que mesmo não havendo receitas prontas de como manejar crises metodológicas, produções antropológicas e transativistas podem contribuir para que tais crises gerem impulsionamentos reflexivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAGAGLI, Beatriz Pagliarini. 2013. “Máquinas discursivas, ciborgues e transfeminismo”. GÊNERO, Niterói, 14(1): 11-27.

BATESON, Gregory. 2006 Naven: um esboço dos problemas sugeridos por um retrato compósito, realizado a partir de três perspectivas, da cultura de uma tribo da Nova Guiné. 2ª ed. São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo.

CARDOSO DE OLIVEIRA, R. 2000. “O trabalho do antropólogo: olhar, ouvir, escrever”. In: __________. O trabalho do antropólogo. 2ª ed. Brasília, Paralelo 15; São Paulo, Editora UNESP.

DUMARESQ, Leila. 2016. “Ensaio (travesti) sobre a escuta (cisgênera)”. Periódicus, 1(5): 121-131.

EVANS-PRITCHARD, E. E. 2007. Os nuer: uma descrição do modo de subsistência e das instituições políticas de um povo niloto. São Paulo, Perspectiva.

FAVERO, Sofia. 2020. “Por uma ética pajubariana: a potência epistemológica das travestis intelectuais”. Equatorial, 7(12): 1-22.

FERNANDES DE SOUZA, Emilly Mel; ASSUNÇÃO DA SILVA, Leilane. 2017. “A epistemologia do barraco: uma breve história do movimento LGBTI em geral”. Inter-Legere, 1(21): 106-121.

LATOUR, Bruno; WOOLGAR, Steve. 1997. A vida de laboratório: A produção dos fatos científicos. Rio de Janeiro, Relume Dumará.

MALINOWSKI, Bronislaw. 1976. Argonautas do pacífico ocidental: um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquipélagos da Nova Guiné Melanésia. São Paulo, Abril Cultural (Coleção Os Pensadores).

MARCUS, George E. 2004. “O intercâmbio entre arte e antropologia: como a pesquisa de campo em artes cênicas pode informar a reinvenção da pesquisa de campo em antropologia”. Revista de Antropologia, São Paulo, USP, 47(1): 133-158.

MELLO, Anahí Guedes de. 2019. Olhar, (não) ouvir, escrever: uma autoetnografia ciborgue. Tese de doutorado em Antropologia Social, Universidade Federal de Santa Catarina.

NTARANGWI, Mwenda. 2010. Reversed gaze: an african ethnography of american anthropology. Urbana, Chicago, Springfield, University of Illinois Press.

PELÚCIO, Larissa. 2011. “Marcadores sociais da diferença nas experiências travestis de enfrentamento à aids”. Saúde Soc, São Paulo 20(1): 76-85.

SÁEZ, Oscar Calavia. 2013. Esse obscuro objeto da pesquisa: um manual de método, técnicas e teses em antropologia. Ilha de Santa Catarina, Edição do Autor.

SALES, Adriana; SIMPSON, Keila. 2018. “Cartografias travestis: perspectivas metodológicas de guerrilha nos diálogos com o movimento social organizado”. Revista Brasileira de Estudos da Homocultura, 1: 25-46.

VERGUEIRO, Viviane. 2015. Por inflexões decoloniais de corpos e identidades de gênero inconformes: uma análise autoetnográfica da cisgeneridade como normatividade. Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Bahia, Salvador.

Downloads

Publicado

2022-08-25

Como Citar

Mesquita, D. . (2022). Crises (como) metodo(lógicas) na antropologia:: reflexões sobre e a partir da cisgeneridade. Revista Ñanduty, 10(15), 32–52. https://doi.org/10.30612/nty.v10i15.16246