Entre livros e o roçado: trajetórias educacionais no assentamento João Canuto–PA

Autores

  • Andrey Minin Martin Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) https://orcid.org/0000-0001-7714-1264
  • Geiziane A. Silva Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

DOI:

https://doi.org/10.30612/mvt.v6i11.10759

Palavras-chave:

Educação do/no campo. Assentamento João Canuto. Escola Dom José Gomes.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as práticas educacionais do/no campo a partir das experiências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom José Gomes, localizada no assentamento João Canuto, no município de Xinguara/PA. A partir de um pesquisa qualitativa, foram realizados estudos de campo e entrevistas com sujeitos que vivenciaram tais trajetórias, e ainda vivenciam no processo de construção da educação no campo, tais como as professoras da escola deste assentamento e seus moradores. Conjuntamente foram analisados os arquivos escolares e seus materiais didáticos, da coleção Novo Girassol: Saberes e Fazeres do Campo 5º ano (PNLD 2016/2018) conjuntamente ao aparato legislativo sobre educação e educação no campo. Através da metodologia da história oral e diálogo com um mote de autores buscamos entender como novas práticas educativas foram gestadas neste processo de luta, pautadas na emancipação dos sujeitos, reafirmação de suas identidades e na valorização de saberes centrais para fixação do homem no campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrey Minin Martin, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

Doutor em História-Unesp. Professor adjunto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-Unifesspa.

Geiziane A. Silva, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

Graduada em História pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Educação do Campo: Diferenças rompendo paradigmas. Caderno SECAD. 2. Brasília: SECAD, 2007.

CALAZANS, Maria Julieta Costa. Para compreender a educação do Estado no meio rural - traços de uma trajetória. In: Jacques Therrien e Maria Nobre Damasceno (coords.). Educação e Escola no campo. Campinas: Papirus, 1993.

CALDART, R., S. Por uma Educação do Campo: Traços de uma identidade em construção. In: ARROYO, M.G.; MOLINA, M. C. (org.). Por uma Educação do Campo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

CALDART, R.S. Sobre educação do campo. In: FERNANDES, B.M.; OLIVEIRA, C. J.; SANTOS, C. A.; DUARTE, C. S.; MICHELOTTI, F.; MOLINA, M.C.; CALDART, R.S. Educação do campo: campo - políticas públicas - educação. Brasília: Incra; MDA, 2008. DUART, Clarice Seixas. A Constitucionalidade do Direito à Educação dos Povos do Campo Educação do Campo: campo- políticas públicas – educação In: FERNANDES, Bernardo Mançano et al. Brasília: Incra; MDA, 2008.

FERNANDES, B. M. A formação do MST no Brasil. Rio de Janeiro: Petrópolis, 2000.

FERNANDES, B. M. Diretrizes de uma Caminhada. In: ARROYO, M.G, CALDART, R.S., MOLINA, M.C (orgs.) Por uma Educação do Campo. Petrópolis, RJ: Vozes,2004. p. 133 – 146.

HAGE, Salomão. Movimento de educação do campo na Amazônia paraense: ações e reflexões que articulam protagonismo, precarização e regulação. 37ª Reunião Nacional da ANPEd – 04 a 08 de outubro de 2015, UFSC – Florianópolis.

LEITE, Sergio Celani. “Urbanização do processo escolar rural. Educação e Filosofia,10,285-298, ju/ dez.1996.

MOLINA, Mônica Castagna (org.). Educação do Campo e Pesquisa. Brasil. Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006.

MUNARIM, Antônio. Trajetória do movimento nacional de educação do campo no Brasil. In: Revista do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, Vol. 33, n. 1, p. 57- 72. Jan./Abr. 2008.

PASSADOR, C. S. Um estudo do projeto escola campo – casas familiar rural (1990-2002) do Estado do Paraná: a pedagogia da alternância como referencial de permanência. Tese apresentada ao Curso de PósGraduação em Educação da Universidade de São Paulo. 2003.

PEREIRA, Airton dos Reis. A luta pela terra sul e sudeste no do Pará: migrações violência no campo. Tese (doutorado em história). Programa de Pós-graduação em História. Recife (PE). Universidade Federal de Pernambuco, 2013.

PERIPOLLI, Odimar João; ZOIA, Alceu. O Fechamento das Escolas do Campo: O anúncio do fim das comunidades rurais/camponesas. Disponível em http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/educacao/article/viewFile/435/273.Acess o em: Julho de 2018.

Downloads

Publicado

2019-12-15

Como Citar

Martin, A. M., & Silva, G. A. (2019). Entre livros e o roçado: trajetórias educacionais no assentamento João Canuto–PA. MovimentAção, 6(11), 65–82. https://doi.org/10.30612/mvt.v6i11.10759

Edição

Seção

Dossiê: Questão Agrária: Diálogos Multidisciplinares