Notas sobre a questão sexual nos cadernos carcerários de Gramsci

Autores

  • Rodrigo Duarte Fernandes dos Passos Unesp - Universidade Estadual Paulista
  • Diana Patricia Ferreira de Santana IFPR - Instituto Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.30612/mvt.v4i07.7495

Resumo

Como fazer uma avaliação inicial sobre o tema da questão sexual nos cadernos carcerários de Antonio Gramsci? Esta é a questão central que motiva este ensaio. A questão sexual é o termo usado por Antonio Gramsci para referir-se a temáticas contemporaneamente afins ao gênero e ao feminismo. Esta é a hipótese embrionária que orienta o argumento a ser desenvolvido neste texto. Não se pretende confundir gênero e feminismo na presente reflexão, categorias distintas e complexas. Também não se pretende incorrer em anacronismo, tendo em vista a cronologia da noção de gênero ser bastante posterior às formulações gramscianas. Pretende-se discutir estes pontos em termos de suas possibilidades de ressignificação em termos históricos, coerentes com a categoria gramsciana de “tradução”. O texto percorrerá as seguintes etapas: uma definição e discussão do tema da questão sexual conforme Gramsci, um cotejo de dois momentos diferentes de sua lavra carcerária - o parágrafo 62 do caderno carcerário 1 e o parágrafo 3 do caderno carcerário 22 - sobre a categoria em pauta e alguns de seus nexos e contextos abordados sumariamente, com uma breve conclusão com o resumo dos principais argumentos e o ensejo para novas reflexões sobre o tema em tela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Duarte Fernandes dos Passos, Unesp - Universidade Estadual Paulista

Doutor em Ciência Política pela USP. . Docente do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas da Unesp, campus de Marília (SP).

Diana Patricia Ferreira de Santana, IFPR - Instituto Federal do Paraná

Doutora em Educação pela UNICAMP. Docente do Instituto Federal do Paraná, campus de Ivaiporã.

Downloads

Publicado

2017-07-13

Como Citar

Passos, R. D. F. dos, & Santana, D. P. F. de. (2017). Notas sobre a questão sexual nos cadernos carcerários de Gramsci. MovimentAção, 4(07), 75–88. https://doi.org/10.30612/mvt.v4i07.7495