A recepção de Gramsci no pensamento social boliviano

Autores

  • Allysson Lemos Gama da Silva
  • Theófilo Codeço Machado Rodrigues Professor Substituto no Departamento de Ciência Política da UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.30612/mvt.v4i07.7471

Resumo

A influência do pensamento gramsciano no Brasil é relativamente conhecida pela literatura especializada. O que pouco sabemos é que também no pensamento social boliviano essa matriz teórica foi apropriada. Entre esses intérpretes, estão importantes intelectuais como René Zavaleta Mercado, Luis Tapia e Álvaro García-Linera. Intelectuais que souberam operar a apropriação do repertório teórico de Antônio Gramsci para a compreensão das particularidades da Bolívia. O presente artigo está subdividido em 5 seções. Na primeira, apresentamos o repertório de conceitos gramscianos aqui utilizados como Estado, hegemonia e sociedade civil. Em seguida, identificamos o contexto histórico que informa o debate sobre a formação social boliviana. Na terceira seção, observamos a relação entre hegemonia e a questão nacional no país. As duas partes finais verificam as apropriações gramscianas feitas por Luis Tapia e Álvaro García-Linera para a interpretação do caso boliviano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allysson Lemos Gama da Silva

Bacharel em Ciências Sociais pela UFRJ

Mestre em Ciências Sociais pela UFRRJ (PPGCS)

Theófilo Codeço Machado Rodrigues, Professor Substituto no Departamento de Ciência Política da UFRJ

Theófilo Codeço Machado Rodrigues é Doutor em Ciências Sociais pela PUC-Rio e Mestre em Ciência Política pela UFF. Professor Substituto no Departamento de Ciência Política da UFRJ.

Downloads

Publicado

2017-07-13

Como Citar

Silva, A. L. G. da, & Rodrigues, T. C. M. (2017). A recepção de Gramsci no pensamento social boliviano. MovimentAção, 4(07), 52–74. https://doi.org/10.30612/mvt.v4i07.7471