Questões de gênero no Ensino Médio: interfaces em Sociologia, Biologia e interdisciplinaridade

Autores

  • Neilton dos Reis Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Isabela dos Reis Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Resumo

Nesta argumentação, apresentamos um ensaio teórico no campo temático da identidade, diversidade e relações de Gênero no espaço educacional, no qual destacamos as disciplinas escolares de Sociologia e de Biologia como espaços privilegiados para o fomento de discussões na área. Iniciamos com as implicações das discussões de Gênero no ambiente escolar e curricular para, então, explorar as duas disciplinas e suas questões particulares. Buscamos ainda lançar olhar à interdisciplinaridade como caminho possível a ser percorrido por professoras e professores que visam ampliar os debates para além de suas disciplinas isoladas. Com isso, propomos uma reflexão questionadora dos posicionamentos que a Sociologia e Biologia escolar – bem como toda a escola – têm assumido, de maneira a repensar currículo e práticas educativas que promovem a desigualdade e invisibilidade de gêneros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neilton dos Reis, Universidade Federal de Juiz de Fora

Estudante do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado) da Universidade Federal de Juiz de Fora, na linha de pesquisa Linguagem, conhecimento e formação de professores. Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com período sanduíche na Université Lille 1 - France. Possui Ensino Médio e Curso Técnico em Turismo e Hospitalidade pelo Colégio Técnico da Universidade Rural (2010). Pesquisa no enlace entre educação sexual, Teoria queer e gênero.

Isabela dos Reis, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Estudante de Brachael em Direito pela Universidade Federal RUral do Rio de Janeiro. Graduada em Licenciatura em Ciência Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2017-07-05

Como Citar

dos Reis, N., & dos Reis, I. (2017). Questões de gênero no Ensino Médio: interfaces em Sociologia, Biologia e interdisciplinaridade. MovimentAção, 3(4), 89–106. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/5122