O ensino de Sociologia nos termos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: uma crítica ontológica

Autores

  • Isadora Barreto Paiva Universidade Estadual do Ceará
  • Susana Vasconcelos Jimenez Universidade Federal do Ceará

Resumo

O presente artigo partiu de um estudo monográfico que traz uma análise introdutória, fundamentada na crítica ontológica, do ensino da Sociologia no nível médio em escolas públicas brasileiras. Especificamente aqui, nos detivemos em expor o objeto em questão a partir de uma análise das determinações e dos encaminhamentos dados pelos documentos oficiais que abordam questões atinentes ao ensino de Sociologia, quais sejam: os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) e as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). Percebemos, a partir da referida análise, que os paradigmas vigentes para o ensino de Sociologia nas escolas públicas brasileiras vem causando a perda de seu caráter de fazer com que os alunos se apoderem de uma perspectiva crítica. Verificamos, então, que tal ensino vem passando por um processo de obedecer, cada vez mais, à lógica capitalista de negação do conhecimento, a partir de mecanismos de alienação dos estudantes das escolas públicas, potenciais trabalhadores da classe operária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isadora Barreto Paiva, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Mestra pela Linha Marxismo, Educação e Luta de Classes do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará – UFC. Pesquisadora-colaboradora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário – IMO/UECE.

Susana Vasconcelos Jimenez, Universidade Federal do Ceará

Pós-doutora em Educação pela UNICAMP. Professora aposentada da Universidade Estadual do Ceará/UECE. Professora Colaboradora da Linha Marxismo, Educação e Luta de Classes do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará – UFC. Diretora Emérita do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário – IMO/UECE.

Downloads

Publicado

2017-07-05

Como Citar

Paiva, I. B., & Jimenez, S. V. (2017). O ensino de Sociologia nos termos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: uma crítica ontológica. MovimentAção, 3(4), 55–69. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/movimentacao/article/view/5117